Os bezerros nascem com baixa imunidade e precisam de cuidados especiais nas primeiras horas de vida. Alguns podem apresentar dificuldades logo após o parto ou já com semanas de vida. E o que será possível fazer quando o bezerro não consegue se levantar?
Alguns motivos podem ser os responsáveis pela falta de locomoção dos bezerros.
Quando o animal não levanta, deixa de ir até a matriz para se alimentar. Com isso, o quadro de desnutrição pode acontecer.
Com isso, a Boi Saúde alerta que o bezerro deve ter acesso direto ao colostro, que é o leite consumido nos primeiros dias de vida e que traz nutrientes para que defesa de possíveis doenças.
Por ser um líquido tão importante, evite ao máximo o desperdício: Colostro na pecuária não deve ser desperdiçado.

Bezerro não consegue se levantar? Confira as dicas:
A imunidade e a desnutrição são fatores que devem ser estudados em primeiro lugar.
Quando o bezerro apresenta diarreia, a fraqueza é um dos principais sintomas.
A diarreia é comum nos primeiros dias de vida. Mas deve ser monitorada. Para saber como tratá-la, acesse: Diarreia em bezerros deve ser eliminada: saiba como.
Além da diarreia, tem outras doenças que podem impedir que impedir que esse jovem bovino se levante. Elas não são 100% responsáveis, mas pode atuar como sintoma devido a fraqueza.
A pneumonia é uma delas. Os bezerros entre 6 e 8 semanas de idade são os mais acometidos pela doença respiratória. Além da diarreia, a fraqueza é um sintoma presente.
É um tema tão impactante, que oferecemos uma dica apenas sobre ele: Pneumonia em bezerros: como tratar e prevenir
Outra doença bem conhecida na pecuária é a tristezinha parasitária. Ela incapacita o animal de forma por meio de parasitas, como o carrapato.
Os sintomas são graves e se não tratada a tempo, o produtor pode até perder o animal. Para saber mais, acesse: Tristeza parasitária bovina: saiba como evitá-la
Assim que um bezerro da sua propriedade apresenta algum sinal de anormalidade, sofrimento e fraqueza, a primeira atitute é buscar auxílio com o médico veterinário de confiança.
Não tome qualquer atitude ou ofereça medicamentos sem a orientação de profissional especializado.
Prevenção
A prevenção dessas doenças começa pela higiene do local onde os bezerros permanecem.
Lixo, acúmulo de moscas e demais insetos, pó, umidade são alguns dos focos de contaminação de bactérias, vírus e parasitas.
Não importa a sua pecuária, corte ou leite, sistema adotado, pasto, confinamento ou semi-confinamento, a higiene faz parte de um bom manejo e de boas práticas de bem-estar animal.
E o principal: nunca descuide da alimentação e nutrição do seu gado, desde o primeiros meses de vida.
Ao oferecer uma ração balanceada que atenda todas as demandas nutricionais para que o bezerro cresça e se desenvolva conforme o esperado. Se tem dúvidas, confira: Receita de ração para bezerros
Por isso, não hesite em oferecer a suplementação logo na fase da desmama.
Desde o sal mineral, sal proteinado e até a virginiamicina pode ser oferecidos. Basta respeitar a dosagem.
Para saber como proceder, acesse: Suplementação para bezerros em todas as fases.
Complemente o conteúdo:
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor!
Confira o canal da Boi Saúde no Youtube


🔴 Bezerro não consegue se levantar: como tratar?
Primeiro deve descobrir a causa do bezerro estar fraco, porém o mais importante se algum animal estiver doente na propriedade, isole-o dos demais para evitar uma possível contaminação até o diagnóstico efetivo ser feito pelo veterinário e o tratamento ser realizado com sucesso.
🔴 O que fazer em casos de diarreia?
Aplicar um soro de hidratação para a reposição de alguns nutrientes perdidos. Faça uma mistura com: 1 litro de água; 4 colheres de sopa de açúcar; meia colher de sopa de sal de cozinha; 1 colher de café de bicarbonato de sódio.
🔴 Quais são os principais sintomas de pneumonia nos bezerros?
Febre entre 40 e 41 graus, que pode ser medida com termômetro; Pelo arrepiado; Chanfro quente ou seco; Corrimento nasal; Tosse; Respiração acelerada.
🔴 Como prevenir o bezerro fraco?
Assegure que o local onde os bezerros ficam esteja sem umidade e com luz solar ao longo do dia. No ambiente seco, a proliferação de fungos, vírus e bactérias é mais difícil. O excesso de lama, barro e esterco, que prejudicam o casco do animal, pois amolece essa parte da pata.