O que fazer quando bezerro não consegue se levantar

Os bezerros nascem com baixa imunidade e precisam de cuidados especiais nas primeiras horas de vida. Alguns podem apresentar dificuldades logo após o parto ou já com semanas de vida. E o que será possível fazer quando o bezerro não consegue se levantar?

Alguns motivos podem ser os responsáveis pela falta de locomoção dos bezerros.

Quando o animal não levanta, deixa de ir até a matriz para se alimentar. Com isso, o quadro de desnutrição pode acontecer.

Com isso, a Boi Saúde alerta que o bezerro deve ter acesso direto ao colostro, que é o leite consumido nos primeiros dias de vida e que traz nutrientes para que defesa de possíveis doenças.

Por ser um líquido tão importante, evite ao máximo o desperdício: Colostro na pecuária não deve ser desperdiçado.

 

O que fazer quando bezerro não consegue se levantar
O que fazer quando bezerro não consegue se levantar – Foto: Fazendas Ribeirão

Bezerro não consegue se levantar? Confira as dicas: 

 

A imunidade e a desnutrição são fatores que devem ser estudados em primeiro lugar.

Quando o bezerro apresenta diarreia, a fraqueza é um dos principais sintomas.

A diarreia é comum nos primeiros dias de vida. Mas deve ser monitorada. Para saber como tratá-la, acesse: Diarreia em bezerros deve ser eliminada: saiba como. 

Além da diarreia, tem outras doenças que podem impedir que impedir que esse jovem bovino se levante. Elas não são 100% responsáveis, mas pode atuar como sintoma devido a fraqueza.

A pneumonia é uma delas. Os bezerros entre 6 e 8 semanas de idade são os mais acometidos pela doença respiratória. Além da diarreia, a fraqueza é um sintoma presente.

É um tema tão impactante, que oferecemos uma dica apenas sobre ele: Pneumonia em bezerros: como tratar e prevenir

Outra doença bem conhecida na pecuária é a tristezinha parasitária. Ela incapacita o animal de forma por meio de parasitas, como o carrapato.

Os sintomas são graves e se não tratada a tempo, o produtor pode até perder o animal. Para saber mais, acesse: Tristeza parasitária bovina: saiba como evitá-la

Assim que um bezerro da sua propriedade apresenta algum sinal de anormalidade, sofrimento e fraqueza, a primeira atitute é buscar auxílio com o médico veterinário de confiança.

Não tome qualquer atitude ou ofereça medicamentos sem a orientação de profissional especializado.

 

Prevenção 

 

A prevenção dessas doenças começa pela higiene do local onde os bezerros permanecem.

Lixo, acúmulo de moscas e demais insetos, pó, umidade são alguns dos focos de contaminação de bactérias, vírus e parasitas.

Não importa a sua pecuária, corte ou leite, sistema adotado, pasto, confinamento ou semi-confinamento, a higiene faz parte de um bom manejo e de boas práticas de bem-estar animal.

E o principal: nunca descuide da alimentação e nutrição do seu gado, desde o primeiros meses de vida.

Ao oferecer uma ração balanceada que atenda todas as demandas nutricionais para que o bezerro cresça e se desenvolva conforme o esperado. Se tem dúvidas, confira: Receita de ração para bezerros

Por isso, não hesite em oferecer a suplementação logo na fase da desmama.

Desde o sal mineral, sal proteinado e até a virginiamicina pode ser oferecidos. Basta respeitar a dosagem.

Para saber como proceder, acesse: Suplementação para bezerros em todas as fases.

 

Complemente o conteúdo: 

 

 
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor!

Confira o canal da Boi Saúde no Youtube

 
banner banner
 

🔴 Bezerro não consegue se levantar: como tratar?

Primeiro deve descobrir a causa do bezerro estar fraco, porém o mais importante se algum animal estiver doente na propriedade, isole-o dos demais para evitar uma possível contaminação até o diagnóstico efetivo ser feito pelo veterinário e o tratamento ser realizado com sucesso.

🔴 O que fazer em casos de diarreia?

Aplicar um soro de hidratação para a reposição de alguns nutrientes perdidos. Faça uma mistura com: 1 litro de água; 4 colheres de sopa de açúcar; meia colher de sopa de sal de cozinha; 1 colher de café de bicarbonato de sódio.

🔴 Quais são os principais sintomas de pneumonia nos bezerros?

Febre entre 40 e 41 graus, que pode ser medida com termômetro; Pelo arrepiado; Chanfro quente ou seco; Corrimento nasal; Tosse; Respiração acelerada.

🔴 Como prevenir o bezerro fraco?

Assegure que o local onde os bezerros ficam esteja sem umidade e com luz solar ao longo do dia. No ambiente seco, a proliferação de fungos, vírus e bactérias é mais difícil. O excesso de lama, barro e esterco, que prejudicam o casco do animal, pois amolece essa parte da pata.

 


banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*