Escolha do sal para recria

 

A recria é uma fase que precisa de um rápido processo de engorda para ter bons resultados. Como todo produtor sabe, o sal tem um papel fundamental na manutenção e aumento de peso de bovinos. Mas você sabe escolher o sal para recria?

Antes de responder a pergunta, você sabe a diferença entre sal mineral e sal proteinado, amigo produtor?

O sal proteinado nada mais é que um suplemento enriquecido com proteínas, que além desse macronutriente, oferece minerais complementares para manter ou repor a deficiência no organismo do animal como: cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e E, entre outros. A deficiência mineral causa um quadro de sintomas gerais no gado. Isso afeta diretamente o dia a dia do animal. Portanto, o uso do sal proteinado como alimentação na seca reforça nutrientes perdidos em períodos de temperaturas baixas para que o rebanho não tenha perda de peso e nutrientes necessários para uma boa saúde.

Já o sal mineral é um elemento complementar na alimentação, já que supre as necessidades nutricionais não encontradas na ração e na pastagem. A composição é feita a partir da mistura de diversos ingredientes. Para saber qual o ideal para sua propriedade, é preciso conhecer as deficiências do solo. Dessa forma, poderá garantir uma suplementação balanceada e equilibrada para seu gado. Por exemplo, se o fósforo e o cálcio não tiverem quantidade adequada no seu pasto, o sal mineral escolhido precisa ter grande concentração desses elementos. Inclusive, esses dois citados, são fundamentais para garantir uma boa reprodução às matrizes.

 

salpararecria - Escolha do sal para recria

 

Sal para recria

 

Geralmente, o sal proteinado faz parte da rotina de criação da recria. O produtor precisa observar se o peso dos animais está em crescimento de acordo com a média que é de 400 gramas/dia/animal. Caso o sal proteinado não esteja com o resultado satisfatório, você pode testar com o sal mineral.

Mas o produtor precisa ter consciência de que um grupo de fatores é responsável pelo sucesso da manutenção e engorda da recria. Alimentação adequada, que inclui ração, suplementos, sal, pasto e água, precisa ser de primeira qualidade de feita com manejo correto.

 

Para ampliar seus conhecimentos sobre recria, acesse a dica: Os melhores cuidados na recria.

Foto: Iepec

 

Receba em seu E-mail:
Ração para recria, obtenha mais rápido as primeiras 7 arrobas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami