fbpx

Escolha do sal proteinado para recria

A recria é uma fase que precisa de um rápido processo de engorda para ter bons resultados. Como todo produtor sabe, o sal tem um papel fundamental na manutenção e aumento de peso de bovinos. Mas você sabe escolher o sal proteinado para recria?

Na dica de hoje, a Boi Saúde vai te ajudar na escolha do sal proteinado para recria. Portanto, te convidamos para acompanhar o conteúdo até o final.

Contudo, lembre-se: tendo qualquer dúvida sobre o assunto, basta deixar o seu comentário. Será um prazer te responder. Caso tenha experiência sobre o assunto, compartilhe com a gente. Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!

Então, vamos começar?

 

Diferenças entre sal mineral e sal proteinado

 

Antes de começar, você sabe a diferença entre sal mineral e sal proteinado, amigo produtor?

O sal proteinado nada mais é que um suplemento enriquecido com proteínas, que além desse macronutriente, oferece minerais complementares para manter ou repor a deficiência no organismo do animal como: cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e E, entre outros. A deficiência mineral causa um quadro de sintomas gerais no gado. Isso afeta diretamente o dia a dia do animal. Portanto, o uso do sal proteinado como alimentação na seca reforça nutrientes perdidos em períodos de temperaturas baixas para que o rebanho não tenha perda de peso e nutrientes necessários para uma boa saúde.

Já o sal mineral é um elemento complementar na alimentação, já que supre as necessidades nutricionais não encontradas na ração e na pastagem. A composição é feita a partir da mistura de diversos ingredientes.

Para saber qual o tipo ideal para sua propriedade, é preciso conhecer as deficiências do solo. Dessa forma, poderá garantir uma suplementação balanceada e equilibrada para seu gado. Por exemplo, se o fósforo e o cálcio não tiverem quantidade adequada no seu pasto, o sal mineral escolhido precisa ter grande concentração desses elementos. Inclusive, esses dois citados, são fundamentais para garantir uma boa reprodução às matrizes.

 

sal proteinado para recria
Escolha do sal para recria. – Foto: Iepec

Sal proteinado para recria

 

Geralmente, o sal proteinado faz parte da rotina de criação da recria. O produtor precisa observar se o peso dos animais está em crescimento de acordo com a média que é de 400 gramas/dia/animal. Caso o sal proteinado não esteja com o resultado satisfatório, você pode testar com o sal mineral, por exemplo.

Mas o produtor precisa ter consciência de que um grupo de fatores é responsável pelo sucesso da manutenção e engorda da recria. Ou seja, alimentação adequada, que inclui ração, suplementos, sal, pasto e água, precisa ser de primeira qualidade e feita com manejo correto.

Agora, continue ampliando seus aprendizados sobre recria, acesse a dica: Os melhores cuidados na recria.

Por fim, para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Vídeos atualizados e de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito. Clique aqui e desfrute de todo o conteúdo agora mesmo: Boi Saúde no YouTube.

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio.
Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

4 pensou em “Escolha do sal proteinado para recria”

  1. Antonio Libânio disse:

    Bom dia, o sal proteinado pode ser servido misturado a ração?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Antônio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

      1. MARCOS SOARES FONSECA disse:

        Também queria muito saber , se posso servi o sal proteinado e a ração ?, Ou so o sal proteinado ja resolve

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Marcos, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*