fbpx

Propriedades rurais pequenas: como aumentar o lucro?

 
banner banner
 

Mais que criar gado, as propriedades rurais pequenas podem aumentar o lucro com outras atividades dentro da extensão de terras.

Existem várias oportunidades que ajudam na renda extra e que cabem na organização do manejo e da lida do rebanho.

Não é porque a propriedade rural é pequena que ela não tem aptidão para ser rentável e ter um lucro acima do esperado. Afinal, muitos pecuaristas começaram pequenos e abraçaram oportunidades que a terra proporciona, além da criação de gado.

E você também tem chances de chegar longe, bater metas e se tornar uma propriedade de referência. Começando hoje, amanhã colherá muitos resultados.

Confira as dicas que preparamos para que você melhore seu lucro e possa aumentar sua produção.

 

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

Como aumentar o lucro de propriedades rurais pequenas

 

1 – Analise o potencial de toda área

Além de criar gado, qual outra cultura será possível aderir? Cana, milho, silagem. Mais que a produção para uso próprio, você pode também comercializar, alcançando um bom lucro.

Outras culturas que podem gerar bons negócios e não demandam áreas extensas são abelhas, com produção de mel e subprodutos, além de feno, com produção barata, sem muito trabalho e com boa demanda de mercado.

Ou seja, tudo o que você puder explorar de forma saudável, sempre respeitando o meio ambiente, a fauna e a flora locais para não causar desequilíbrio, é muito interessante avaliar e estudar as possibilidades.

Leia: Plantação de feno na propriedade é boa alternativa?
 

2 – Invista em confinamento

Até mesmo propriedades rurais pequenas têm condições de produzir bovinos nesse método. Basta ter a estrutura adequada e foco no manejo que esse tipo de produção exige.

Muitos pecuaristas não aderem ao confinamento por ter o pensamento de que apenas grandes rebanhos têm bons resultados. Mas nesse caso, o número de cabeças é o que menos importa. A estrutura como baías e cochos, bebedouros e estratégia nutricional é fundamental para o sucesso desse tipo de pecuária.

Tem interesse nesse assunto? Então, saiba mais no conteúdo completo:

 

propriedades rurais
A produção de silagem é fonte de renda para propriedades rurais. – Foto: Campo Fácil

3 – Produza ração para venda

Quem tem animais, precisa alimentá-los. E mais que comprar ração, o pecuarista tem a capacidade de fazer produção própria.

Ao conhecer muito bem toda a extensão da propriedade e checando que há condições de instalar um galpão de armazenamento, produza não apenas para consumo próprio, mas também para venda.

Esse galpão não precisa ser grande, apenas com espaço suficiente para armazenar o estoque do que será produzido. A partir da venda, você terá uma rotatividade, principalmente no período da seca e para produtores que atuam com confinamento, o ano todo.

 


banner banner
 

4 – Turismo rural em propriedades rurais

Verifique se a região tem atrativos para turismo rural. Oferecer aquele café da manhã colonial que só o campo oferece, visita guiada aos animais, explicar como funciona a criação de bovinos ou produção de leite é outro caminho alternativo e que atrai muitos turistas, principalmente aqueles que vivem em grandes cidades.

Caso a sua região seja daquelas consideradas ponto turísticos, não deixe de ler:

 

 

5 – Faça relacionamento

Para vender os produtos extras, além do gado em si e o leite, o relacionamento com as entidades comerciais locais é muito interessante.

Mesmo com o advento da internet, a indicação ainda é a principal fonte de conhecimento e autoridade de um produto/serviço.

Com isso, aproveite para trocar experiências, oferecer e expor tudo o que é produzido, explicar a qualidade e o processo de produção e o diferencial dos seus produtos.

Pesquise cooperativas, entidades comerciais, feiras de exposição, entre outros pontos de integração, troca e até cursos de aprimoramento.

Lembre-se daquele famoso ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Então, ser visto é fundamental na nossa área.

Mais conteúdos sobre como aumentar sua produção e o sucesso da sua propriedade, você encontra nos nossos vídeos. Assista gratuitamente: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×