Braquiária: entenda tudo sobre

A braquiária é a principal pastagem do Brasil. De origem africana, tem boa adaptabilidade no cerrado e no clima tropical.

Com raízes que alcançam até quatro metros de profundidade, tem capacidade de reciclar os nutrientes do solo.

 

 

Entretanto, é um gênero de pastagem que tem mais de 100 espécies com utilização em 80% do solo no Brasil. Com boa adesão no mercado, está na pecuária há mais de 30 anos.

 

Características da braquiária 

De todas as forrageiras, a braquiária é a menos exigente quando o assunto é fertilidade. Pois se adapta facilmente em solos diferentes, sendo mais tolerante à seca do que as outras espécies.

Além disso, tem formação rápida e não precisa de manejo constante. E a técnica de feno-em-pé pode ser utilizada. É um capim pouco atrativo para formigas cortadeiras.

Porém, pode ocasionar alguns problemas na saúde dos bovinos que a consome. Entre eles, a fotossensibilização.

A requeima é uma doença que caracteriza a sensibilidade do animal aos raios solares, ocasionando queimaduras, a partir de fotossenbilização pela ingestão de plantas.

De todos os animais, os bezerros são os que mais sofrem com a requeima, principalmente na fase do desmame, mas bovinos de todas as idades estão sujeitos à doença.

 

entenda sobre braquiaria - Braquiária: entenda tudo sobre
Braquiária: entenda tudo sobre. – Foto: Embrapa

Na nutrição

 

Como existem diversos tipos de braquiária, a mais indicada para o gado é a braquiarão. É comercializada também como sementes de capim-marandu. Outra opção, com foco em novilhos é o capim-piatã. Mas caso queira aumentar o peso-vivo do animal, invista no capim-xaraés.

Pelo solo brasileiro ser um dos mais inférteis do mundo, portanto cultivar uma pastagem com boa aceitação a esse tipo de terra é fundamental.

Conheça outras espécies de forrageiras para sua propriedade: 

Nesse caso, a braquiária decumbens é a mais indicada. Mas tem uma forte adesão das cigarrinhas e também da fotossenbilização, conforme citado anteriormente.

Evite as pragas nas pastagens:

E para manter o gado nutrido e bem alimento, além da pastagem, ofereça uma ração adequada: Receita de Volumoso de Cana de Açúcar.

 

Manejo do pasto 

Cuide bem da sua pastagem. Não basta escolher a forrageira mais adequada ao solo e sua região.

A aplicação de adubos e fertilizantes faz parte. Ainda, implemente técnicas para melhoria como irrigação e pastejo rotacionado.

Insira o gado no pasto na altura ideal da pastagem e fique atento para dar condições de rebrota.

Não exceda o número de 100 animais por lote.

Ainda, se tiver problemas com pastagens em terras férteis, acesse nossa dica sobre o assunto: Qual a melhor pastagem para terras poucos férteis?

Para melhorar o desempenho da sua propriedade, acesse nosso canal de vídeos. Dicas novas toda semana sobre pecuária. Acesse: Boi Saúde no YouTube.

 
Volumoso de Cana de Açúcar - Braquiária: entenda tudo sobreVolumoso de Cana de Açúcar mobile - Braquiária: entenda tudo sobre
 

🔴 Por que a braquiária é tão cultivada?

De todas as forrageiras, a braquiária é a menos exigente quando o assunto é fertilidade.

🔴 A braquiária pode fazer mal ao gado?

Pode ocasionar alguns problemas na saúde dos bovinos que a consome, entre eles a requeima.

🔴 Qual o melhor tipo de pastagem para gado de corte?

Caso queira aumentar o peso-vivo do animal, invista no capim-xaraés. Porém são comercializadas o braquiarão, sementes de capim-marandu, capim-piatã, entre outros.

🔴 A braquiária é sensível as pragas de pastagem?

Não, é um capim pouco atrativo para formigas cortadeiras, por exemplo.

8 pensou em “Braquiária: entenda tudo sobre”

  1. JOHN MAITON LIMA FERREIRA disse:

    Qual o período de descanso do capim braquiária?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá John, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Eu posso plantar quicuio junto com o MG12 paredão

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Wanilson, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  3. ALOISIO BASTOS LO FEUDO disse:

    Qual a diferença entre BRS Kurumin e Capim Mombaça?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Aloisio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  4. Márcio divino disse:

    Qual o melhor capim PR animais mais novos

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Para animais jovens, utilizar capim tipo grama coast-cross, milheto ou leguminosas como o estilosantes Mineirão ou Leucena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*