Como eliminar formigas cortadeiras

As formigas saúvas dão sérios prejuízos nas propriedades de todo o país, inclusive na pecuária. Para resolver esse problema, a Boi Saúde te ensina como eliminar formigas cortadeiras.

Por cortarem a pastagem como fundo de alimentação dentro dos formigueiros, prejudicam o pastejo nutricional do gado.

Para você ter uma ideia, em um único pasto, 10 formigueiros cortam em torno de 21 quilos de pasto. Essa quantidade é suficiente para alimentar um bovino em um dia.

 

 

Alguns insetos como percevejos, lagartas desfolhadoras, besouros são considerados pragas no pasto. Pelo calor, no verão costumam se proliferar de forma mais intensa. Sempre que perceber uma presença intensa desses insetos, analise a melhor forma de controle.

O foco é não prejudicar o meio ambiente. Afinal, a fauna e flora precisam desses insetos para a continuidade e preservação.

É possível eliminar as saúvas com uma receita de baixo custo que irá promover sua pecuária, com a saída dos insetos da propriedade. Confira abaixo:

 

Como eliminar formigas cortadeiras

 

Anote a receita, amigo produtor:

  • pão francês. Sabe aquele amanhecido, que ninguém mais irá consumir? Então, é esse mesmo. Se for aquele que já está a quatro ou cinco dias na sua cozinha, melhor ainda;
  • gergelim preto;
  • vinagre.

Modo de preparo:

Rale o pão francês até ele se tornar uma farinha bem fininha. Nisso, misture o gergelim preto e o vinagre. Faça uma pasta não muito mole, por isso, se atente a quantidade de vinagre.

Faça bolinhas bem pequenas e coloque-as nos caminhos das saúvas. As formigas as levarão para os formigueiros e ao consumi-las, serão eliminadas. O gergelim preto é tóxico para os fungos de alimentação das formigas.

 

Como eliminar formigas cortadeiras
Como eliminar formigas cortadeiras. – Foto: O Consumidor

Outros insetos que causam prejuízos na pecuária 

 

Se outro inseto causa transtorno na propriedade é a cigarrinha. Atacam o pasto, reduzindo a nutrição para o gado. Clique na dica: Como controlar as cigarrinhas das pastagens. 

Os cupins são outro problema. Podem ser abrigos de animais venenosos, como cobras. Além de impedir a locomoção do gado para determinadas áreas. Existem formas de resolver o problema. E você não precisa investir muito. Te orientamos no link: Como eliminar cupim no pasto com dicas simples.

Por mais que não cause transtornos no pasto, as abelhas podem impedir a alimentação. Quando a cana é oferecida como parte da ração, silagem ou até mesmo in natura, as abelhas se acumulam no cocho. Com isso, o gado acaba não chegando ao local para consumo. Uma simples mistura de cal pode resolver: Como evitar o acúmulo de abelhas no cocho de animais?

Ainda temos as moscas (do estábulo e do chifre), o carrapato e outros parasitas. Nossa intenção aqui não é te desanimar.

Pelo contrário, aqui no nosso blog, você encontra muitas orientações para os problemas que mais impedem uma alta produtividade.

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Como limpar o pasto.

E se preferir dicas em formato de vídeos, não deixe de acessar nosso canal: Boi Saúde no YouTube. 

Quer compartilhar como você evita insetos na sua propriedade? Escreva nos comentários. Vamos interagir pelo bem do nosso agro.

 
banner banner
 

Como eliminar formigas cortadeiras?

Anote a receita, amigo produtor:
- Pão francês. Sabe aquele amanhecido, que ninguém mais irá consumir? Então, é esse mesmo. Se for aquele que já está a quatro ou cinco dias na sua cozinha, melhor ainda;
- Gergelim preto;
- Vinagre.

Modo de preparo:
Rale o pão francês até ele se tornar uma farinha em fininha. Nisso, misture o gergelim preto e o vinagre. Faça uma pasta não muito mole, por isso, se atente a quantidade de vinagre.
Faça bolinhas bem pequenas e coloque-as nos caminhos das saúvas. As formigas as levarão para os formigueiros e ao consumi-las, serão eliminadas. O gergelim preto é tóxico para os fungos de alimentação das formigas.

Como as formigas cortadeiras prejudicam o pasto?

Por cortarem a pastagem como fundo de alimentação dentro dos formigueiros, prejudicam o pastejo nutricional do gado. Para você ter uma ideia, em um único pasto, 10 formigueiros cortam em torno de 21 quilos de pasto. Essa quantidade é suficiente para alimentar um bovino em um dia.

Por que insetos prejudicam o pasto?

Alguns insetos como percevejos, lagartas desfolhadoras, besouros são considerados pragas no pasto. Pelo calor, no verão costumam se proliferar de forma mais intensa. Sempre que perceber uma presença intensa desses insetos, analise a melhor forma de controle. O foco é não prejudicar o meio ambiente. Afinal, a fauna e flora precisam desses insetos para a continuidade e preservação.

2 pensou em “Como eliminar formigas cortadeiras”

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

    1. blank José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Marcos, muito obrigado por nos acompanhar! Conte sempre com a Boi Saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*