Como eliminar cupim no pasto com dicas simples

Gostou? Compartilhe!

Como um bom produtor que preza pelo bem-estar dos animais, temos certeza que cupins são um dos últimos insetos que você deseja encontrar em sua propriedade, não é mesmo? Mas não se preocupe, amigo produtor. Na dia de hoje, a Boi Saúde vai te ensinar os procedimentos e dicas sobre como eliminar cupim no pasto.

Lembre-se: caso tenha alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários. Assim que possível, iremos te responder.

Então, vamos começar!

 

 

Os cupins causam graves problemas em nossa pecuária. É muito comum nos pastos brasileiros e precisam ser eliminados para não prejudicar as projeções e metas da propriedade. Além de ocupar lugar nas pastagens por reduzir a área de pasto, atrapalham não só a locomoção dos bovinos, mas também a dos tratadores. As máquinas, dependendo do porte, encontram dificuldade ao transitar entre os cupinzeiros.

Outro fator que não podemos deixar de citar é que a presença de cupins causa desvalorização na propriedade. Ainda, podem ser vistos a longas distâncias dependendo do tamanho, com impressão de pasto abandonado.

Entre os alertas está o abrigo de animais peçonhentos em cupinzeiros mortos. Ou seja, cobras, escorpiões e aranhas venenosas podem se esconder e atacar os frequentadores do local, sejam humanos, sejam bovinos.

 

Como eliminar cupim no pasto com dicas simples
Como eliminar cupim no pasto com dicas simples – Foto: Reprodução Internet

Dicas sobre como eliminar cupim no pasto

 

  • Em primeiro lugar, insira uma barra de ferro no cupinzeiro até 15 cm aprofundado na terra. Ali estará a câmara da rainha, onde o cupinzeiro fica mole e com menor resistência. Na ponta da barra de ferro, coloque uma mangueira e funil. Depois, jogue o inseticida líquido. Se preferir usar inseticidas em pastilhas, o procedimento é o mesmo, porém após inserir dentro do cupinzeiro, ele deve ser lacrado com barro. O gás da pastilha será disseminado internamente e os cupins irão morrer lá dentro. Aguarde 10 dias para remover esses cupinzeiros;
  • Em segundo lugar, não remova os cupinzeiros com os insetos ainda vivos porque a proliferação pode ser ainda maior;
  • Em terceiro lugar, os cupins podem ser combatidos durante o ano todo, mas a época da reforma dos pastos é a mais propícia;
  • Por fim, existem dois tipos de cupim: montículo, o mais comum e o syntermes que se parece com o formigueiro. O syntermes se alimenta da parte verde das plantas. Basta identificá-lo como um grande formigueiro dentro da propriedade e combatê-lo para não ter prejuízos no seu pasto. Uma forma é a pulverização inserida nesse formigueiro por meio de perfurações.

Quer continuar no tema de pastagem? Acesse: Como fazer o manejo de pastagem

 

Conteúdo em vídeo

 

Por fim, além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Novas orientações são publicadas toda semana.

O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal. Dessa forma, toda vez que um vídeo novo for ao ar, você será notificado por e-mail, combinado?

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos na próxima. Então, até lá!

 
banner banner
 

2 pensou em “Como eliminar cupim no pasto com dicas simples”

  1. Carlos Henrique disse:

    Ótimas orientações. Parabéns ao sr José Carlos Ribeiro e toda a sua equipe.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Carlos Henrique, muito importante para a nossa equipe esse comentário! Estamos aqui para facilitar o acesso à informação para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*