Intoxicação de bovinos por samambaia

Como são curiosos, os bovinos podem se alimentar até mesmo de plantas que desconhecem, ainda mais se estão com fome devido a falta de pasto ou ração no cocho. Porém, algumas espécies de plantas podem causar danos à saúde do animal. Uma das dúvidas que recebemos dos nossos seguidores é se há intoxicação de bovinos por samambaia. E é o que vamos descobrir nesta dica.

 

 

É comum no pasto e ambientes por onde os bovinos circulam brotarem as mais diversas espécies de plantas, além da forrageira utilizada para alimento desses animais. Dependendo da forragem, pode ser confundida com algumas outras plantas, inclusive, com a samambaia. Mas nem todas as plantas podem ser consumidas. E quando isso acontece, pode trazer sérios danos à saúde e desempenho do bovino.

 

Intoxicação de bovinos por samambaia

 

Para começar, vamos começar explicando o que é samambaia. É uma planta invasora encontrada em todas as regiões do país. Se o solo é arenoso, ácido e pouco fértil possivelmente, tem muitas delas na sua propriedade. E por ter uma alto índice de toxidez, pode causar a morte dos animais que a consomem.

Como é uma planta invasora, pode aparecer no seu pasto. E ao consumi-la, o animal pode ser intoxicado por substâncias que causam tumores nas mamas, intestino e bexiga. Sem contar com a possibilidade de hemorragia.

 

Intoxicação de bovinos por samambaia 1024x768 - Intoxicação de bovinos por samambaia
Intoxicação de bovinos por samambaia pode levar o animal à morte. – Foto: Pixabay

O índice da intoxicação varia de acordo com o estágio de desenvolvimento da planta. Na fase de brota é libera mais substâncias perigosas ao organismo.

Intoxicação de bovinos por samambaia pode se apresentar por meio de sintomas como anemia, hemorragia e até infartos. Até o timpanismo pode acontecer em caso de ingestão. Para saber como lidar com o problema, acesse: Como evitar o timpanismo no gado.

Assim que identificado os sintomas de intoxicação a linha de tratamento é feita com base em medicamentos antibióticos para evitar o progresso de infecções. O indicado é consultar seu veterinário de confiança para indicar qual o melhor remédio, assim como a dosagem, de acordo com cada caso e nível de intoxicação.

 

Como evitar? 

 

Nada melhor que fazer rondas e limpezas frequentes do pasto. Além disso, manter as taxas de acidez equilibradas pode ser uma boa alternativa não apenas para evitar a samambaia, mas também para manter a forrageira com boa qualidade para o consumo dos animais. Caso precise de orientações a respeito, orientamos a leitura da dica: Como limpar o pasto.

Outra forma de evitar a intoxicação de bovinos por samambaia é preservando o ambiente ao não programar queimadas. Quando queimado, o solo fica pobre em nutrientes e com níveis de acidez mais elevados, criando condições para a brota da planta.

 
Referência:

IGARSZARECK, Osni Luis. NTOXICAÇÃO DE BOVINOS POR INGESTÃO DE SAMAMBAIA (PTERIDUM AQUILINUM).  REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA – ISSN: 1679-7353

 
Controle dos Parasitas - Intoxicação de bovinos por samambaiaControle dos Parasitas mobile - Intoxicação de bovinos por samambaia
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*