fbpx

Conheça a raça de boi wagyu

A pecuária brasileira é uma atividade tão importante para nossa economia que as barreiras internacionais estão cada vez menores. Uma prova disso é a disseminação do boi wagyu, produzido no Japão, responsável pela famosa carne marmorizada, que tem alto valor de mercado devido ao sabor.

Para que você não fique de fora dos assuntos mais comentados da pecuária, preparamos um texto sobre as principais características dessa raça.

O wagyu tem destaque cada vez maior na gastronomia mundial devido ao sabor da carne. Ela é macia, suculenta e aroma diferenciado devido a alta proporção de gordura intercalada.

A carne marmorizada é tão valorizada no mercado, que preparamos um texto sobre ela: Carne maturada e carne marmorizada: entenda a diferença. 

Muitos pensam que a raça tem origem no Japão. Porém, é um mito. O gado chegou ao Japão, da Europa, para auxiliar nas lavouras de arroz. A partir de cruzamentos, chegou-se ao resultado atual.

Leia mais sobre cruzamentos:

 

Manejo diferenciado no Japão

 

Você já pensou em massagear seu gado e até mesmo oferecer cerveja e saquê? Pois é, amigo produtor, no Japão, os produtores da raça tratam os bovinos dessa forma. Esse tipo de manejo é uma forma de evitar o estresse animal.

E os meses mais quentes, são borrifados para evitar a perda de apetite.

Tudo isso para que a gordura tenha uma maior penetração intramuscular, garantindo assim, o marmoreio ideal entre carne e gordura.

Não é a toa que é considerada a carne mais cara e saboroso do mundo, também conhecida como Kobe beef.

Amenize o calor do seu pasto, plante árvores. Os benefícios são recompensadores:

 

Características da raça boi wagyu

 

  • Facilidade de parto;
  • Não é considerado um animal de grande porte;
  • Puberdade inferior a raças europeias;
  • Libido elevada;
  • Boa conversão alimentar;
  • Não produz carne de segunda.

 

Conheça a raça de boi wagyu
Carne produzida pelo boi wagyu tipo marmorizada. – Foto: reprodução/internet

 

Produção do boi wagyu no Brasil 

 

A raça chegou por aqui há 23 anos. A empresa responsável pela inserção foi a Yakult, essa mesma, aquela que produz o leite fermentado vendida em garrafinhas. E até hoje detém o maior rebanho do país, no interior de São Paulo

Porém, há produção no Mato Grosso do Sul e Paraná. Atualmente, há cinco mil cabeças de boi wagyu no Brasil.

O cuidado começa desde a formação no útero. A suplementação precisa ser focada nos primeiros meses para que o desenvolvimento seja adequado. Dessa forma, o estímulo para promover uma carne com marmoreio é mais garantida, assim como a musculatura.

E fica aqui o lembrete, amigo produtor. Não importa a raça produzida na sua propriedade, a suplementação de vacas prenhes é fundamental para ter animais de qualidade. Para saber tudo sobre o tema, acesse: Nutrição ideal para vacas prenhes. 

Não pare seus conhecimentos aqui! Confira a dica As melhores raças para gado de corte: e-book grátis

E ainda, não deixe de se inscrever no nosso canal de vídeos. Toda semana, novas dicas para você melhorar o desempenho do seu gado: Boi Saúde no YouTube.

Gostou dessa dica? Deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

 
banner banner
 

2 pensou em “Conheça a raça de boi wagyu”

  1. Laerte Cardoso de Abreu disse:

    Parabéns pelas informações sobre as diferentes raças!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Laerte, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*