Nutrição ideal para vacas prenhas

Na gestação das matrizes, muitos nutrientes são usados diretamente na formação do feto. Alguns deles, são essenciais não só para o bezerro que está sendo gerado, mas prepara a vaca para um parto normal, sem dificuldades. Nesta dica, vamos orientar sobre qual a nutrição ideal vacas prenhas, com o objetivo de garantir uma saúde plena e bem-estar animal para essas matrizes.

Muitos produtores contam com a reprodução nas propriedades para aumento do plantel. Mas para garantir que os novos animais sejam saudáveis, sem desenvolvimento de problemas de saúde graves. é preciso alguns cuidados. As matrizes também. Uma matriz é considerada e produtiva ao gerar um bezerro por ano. Existe uma fase da gestação que a nutrição necessita de reforço. Você sabe qual é? Descubra no nosso texto:

 

Nutrição ideal para vacas prenhas

 

Antes da monta

É importância potencial a nutrição dessa matriz antes mesmo da fertilização ou monta natural. Ainda, os nutrientes garantem que a vaca esteja com um índice de fertilidade normal, a partir de produção de óvulos. Quando o organismo não está 100% saudável, isso pode não acontecer e a gravidez não é realizada. Por isso, a combinação de pastagem + suplementação + sal garantem uma boa nutrição.

 

Oferecer nutrição ideal para vacas prenhas auxilia na saúde do bezerro.
Oferecer nutrição ideal para vacas prenhas auxilia na saúde do bezerro. – Foto: Luísa Alvim Alvarenga.

Durante o cio

A suplementação composta por fósforo e cálcio é obrigatória para matrizes, mesmo antes da fecundação.

O fósforo é responsável por manter a fecundação em alta. Mesmo com um pasto de boa qualidade, a orientação é que seja reforçada no cocho.

O cálcio é responsável pela formação óssea do bezerro. E para promover uma alta linhagem genética, utilizá-lo na alimentação da matriz é essencial.

Proteínas, vitaminas e sais minerais auxiliam na produção de leite para o bezerro.

 

Durante a gestação

Além de alimentação com alto poder nutritivo, o manejo precisa ser feito de forma diferenciada. Não provocar o estresse é algo imprescindível para garantir uma boa gestação.

 

Fase nutricional mais crítica da gestação

Já citamos aqui a importância do pasto-maternidade. Além de ser um lugar que abriga os novos bezerros, é destinado a vacas que estão em fase final e também para parir. Isso tudo porque essas matrizes precisam de cuidados e atenção especial nessa fase. Esse local facilita o monitoramento dos trabalhadores que acompanham o parto. Mas também concentram no cocho, a nutrição necessária nessa época.

Os três meses finais da gestação, conhecidos como terço final, merece atenção especial. Para que o leite que será destinado ao bezerro tenha uma qualidade superior e garanta um colostro nutritivo, é preciso fazer a secagem da vaca nessa época. O corpo do bezerro se desenvolve 50% nesse período.

 

Novilhas

 

Por ainda estarem em fase de de crescimento e além de gerar um feto, depois do parto, amamentam, é comum perderem peso nessa fase. Quer saber mais sobre criação de novilhas, clique: Criação de novilhas: saiba tudo sobre.

Para continuar no assunto de reprodução, acesse o tema: Cuidados e precauções no parto.

 
Boi Saúde Logo Preto - Nutrição ideal para vacas prenhas

Ração para Vaca de Cria:
Receita para recuperar o escore corporal!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami