fbpx

Como ganhar mais dinheiro na pecuária: 3 passos

Quem não quer ganhar mais dinheiro na pecuária? Com todas as atividades diárias, querer progredir financeiramente deve fazer parte da meta de todo produtor, mesmo aqueles que estão passando por momentos mais desafiadores. Não tenha vergonha por ter o crescimento financeiro como um projeto de vida. É por meio dele que você terá condições de mudar a sua realidade e conquistar sonhos pessoais e da sua família.

E como a pecuária exige muita dedicação, alguns detalhes merecem atenção diária e saber onde e como colocar seu esforço e investimento, evita desperdício de tempo e dinheiro, além de fazer com que você chegue na sua meta mais rápido. Mas seja realista porque não existe receita de bolo pronta, no dia a dia no campo, os bovinos merecem um manejo direcionado ao bem-estar e ações estratégicas. Se o foco é crescer, confira as orientações e desde já, boa sorte nos seus negócios.

 

 

Três passos para ganhar mais dinheiro na pecuária

  1. Planejamento
  2. Manejo racional
  3. Foque no cocho

Por que três passos? Simplesmente, por eles serem a base que irá desenvolver tudo o que envolve a sua pecuária, com foco no aumento da produtividade. Existem outros passos complementares que se encaixam plenamente nesses três pilares, que quando muito bem organizados e executados, facilitam o dia a dia, diminuem as chances de erros e aumentam a engorda progressiva do gado.

As mudanças não serão de um dia para o outro, mas em semanas você sentirá a diferença, mas isso depende muito do quanto você está dedicado e da qualidade atual do seu gado. Você topa fazer parte da elite da pecuária? E mesmo que você seja um pequeno e médio produtor, esses passos cabem como uma luva na sua gestão.

Conheça os detalhes de cada uma delas.

1 – Planejamento diário da pecuária 

Pode parecer uma tarefa sem sentido ou que até mesmo te fará perder tempo. Mas o retorno é completamente ao contrário. Ao acordar sabendo o que você vai fazer a cada dia, te faz economizar tempo e ter foco. Você não precisa fazer esse planejamento todos os dias, mas apenas executar o que está proposto.

A primeira ação é sentar uma vez por mês ou a cada trimestre e separar por dia as demandas que vão desde abastecer o cocho até a aplicação de vacinas, manutenção do pasto, contato com frigoríficos. Com esses exemplos, você já percebe que nem todas as ações serão feitas todos os dias, algumas sim, porque são essenciais para o bom funcionamento da propriedade e desempenho dos bovinos. Confira quais são elas: Lida do gado: o que eu preciso fazer todo dia?

Já outras são bem periódicas, como fechar o gado, compra de insumos, exames, preparação da estação bem monta, produção de silagem para a seca. Quando feitas atrasadas ou deixadas para última hora, a sua produção corre riscos de pagar mais e quando feito de última hora, pode deixar algum detalhe importante para trás. E quanto mais bem executadas as tarefas, melhor para o seu lucro.

Se você ainda não sabe como fazer esse planejamento, receba grátis um modelo para a pecuária desenvolvido pela Boi Saúde. É só clicar na imagem abaixo e receber no seu e-mail.

 


banner banner
 

2 – Manejo racional

O principal foco do manejo racional de bovinos é o respeito ao bem-estar animal. Tratar o gado com violência ficou no passado e hoje, o controle de estresse de todos os tipos deve ser uma das prioridades de quem quer ganhar mais dinheiro na pecuária.

Quanto mais você entende o comportamento dos seus animais, a interação será mais ágil e mais fácil. E mais do que não causar sofrimento ao animal, quando  ameaçado, o bovino libera cortisol, o hormônio do estresse, que traz impacto muito grande na produtividade, incluindo a redução de peso. Quanto mais bem tratados, menos medo terão e serão mais dóceis, facilitando o manejo. Por isso, oriente todos da sua equipe a lidar muito bem com os animais.

Como promover bem-estar para bovinos:

  • Ter alimentação e água de qualidade e de fácil acesso à disposição;
  • Controle e proteção contra temperaturas excessivas, seja calor, seja frio extremos;
  • Instrumentos como escovas instaladas no pasto para que os animais se cocem e reduzam o estresse;
  • Não utilizar violência para conduzir ou fechar o gado. Saiba mais: Bem estar animal: fechar bovinos sem estresse.

3 – Foque no cocho

O que você oferece no cocho precisa ser o complemento para o pasto. Mesmo que a sua forrageira seja de qualidade, o sal tem que estar presente para suprir os nutrientes não encontrados no seu solo. Sim, sempre há deficiência em algum componente e essa falta pode ser o impedimento para a sua propriedade lucrar mais.

O primeiro passo é fazer uma análise de solo. A partir do resultado, comece a organizar o melhor sal para cada época do ano. E mais uma demanda para você inserir no planejamento é a produção do sal proteinado ou do sal mineral. Ambos podem ser produzidos na propriedade e além de economiza, você personaliza de acordo com as necessidades do seu gado.

Aprenda aqui mesmo: Como fazer sal proteinado para o gado: receita. 

Além do sal, você pode contar com o apoio dos aditivos. Um deles, é a virginiamicina que é um melhorador de desempenho, que atua diretamente no organismo do gado. O manejo, assim como o sal, é direto no cocho e pode ser um ingrediente da ração servida.

A virginiamicina é utilizada desde pequenos a grandes produtores que comercializam gado de qualidade e que investem para ter uma engorda mais expressiva, além de evitar a queda de arrobas na seca. Outro benefício é a prevenção de doenças impactantes que agem diretamente na digestão do gado. Para vacas de cria, atua como recuperador do escore corporal, além de evitar a distocia bovina e a retenção de placenta.

Passando pela nutrição e aditivos, vamos para outra demanda fundamental quando se trata de cochos: a estrutura. O local de instalação precisa ser de fácil acesso e o tamanho adequado para que todos os bovinos possam se alimentar ao mesmo tempo. Uma cobertura também é indicada para evitar a alta exposição ao sol e às chuvas.

Essas ações em conjunto e muito bem implementadas trarão uma alta produtividade, a partir do ganho de arrobas, além da qualidade do gado que será entregue para o comprador e como consequência, você vai ganhar mais dinheiro na pecuária. Para complementar esse conteúdo e promover um aumento de lucro da sua pecuária, confira as nossas dicas no YouTube.

Foto da capa: Nelore SMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*