Ter um cocho ideal para garantir uma nutrição adequada aos bovinos é obrigatório. Diversos componentes são importantes para uma pecuária de sucesso. Ter um cocho para sal proteinado de tamanho ideal garante, em parte, uma boa produtividade. Sabe-se que a lucratividade depende de vários fatores: pasto de qualidade, bem-estar animal, nutrição e ração adequadas, manejo efetivo e sanidade animal em dia.
Manter um cocho na propriedade com ração e suplementos parece simples. Mas não é, amigo produtor! Algumas regras garante não só uma boa nutrição, mas higiene de todo o local. Isso evita doenças e um bem-estar aos seus animais. Por isso:
- O cocho deve estar longe de locais das aguadas, pois o sal não pode ser molhado. Inclusive, o ideal é que o cocho seja coberto, principalmente se for utilizada ureia como complemento. Não só a chuva, mas o orvalho prejudicam os efeitos do sal;
- Se o pasto for de uma área extensa, deve ter mais de um cocho e bebedouro, a fim de induzir que os bovinos transitem por ela. Dessa forma, toda a pastagem será usufruída;
- Fique atento na quantidade de lama em volta do cocho. O local deve ser sempre seco. A doença do casco pode ser adquirida em propriedades com acúmulo de lama. Além do acúmulo de insetos que transmitem sérias doenças.

Tamanho ideal do cocho para sal proteinado
O tamanho ideal do cocho para sal proteinado é de sete centímetros lineares por animal. Esse tamanho não impede que todos os animais se alimentem juntos. O acesso deve ser dos dois lados.
Ainda, preste atenção na altura. Deve ser de 40 centímetros, assim, animais adultos e jovens terão acesso e condições de usufruir do sal.
Se tem dúvidas sobre como utilizá-lo com ureia, acesse a dica: Como usar sal proteinado com ureia.


Estamos procurando sair para uma pecuária mais moderna, e temos observados seu trabalho com atenção e repassando seus ensinamentos.
Olá Rui, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!
Informações sobre a pecuária de corte /leite são bem vindas e de grande utilidade para nos que lidamos com estas atividades.
Att
Edvardo Pereira de Melo
Olá Edvardo, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!
Muito útil suas informações, já estou colocando em prática agumas
Olá Sergio, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!
Eu sou Altamiro de São Francisco Minas Gerais acompanho sempre seus vídeos muito boas informações já sou seu cliente também Obrigado pelas informações que passa para nós produtores
Olá Altamiro, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando! Abraço.
Bom dia!
José Carlos qual orientação para contruir cocho no meio da cerca da divisão de pastos?
Olá Daniel, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Bom trabalho informativo . Agradeço
Continuem assim
Olá Germano, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!