Cocho para sal proteinado: tamanho ideal

Gostou? Compartilhe!

Ter um cocho ideal para garantir uma nutrição adequada aos bovinos é obrigatório. Diversos componentes são importantes para uma pecuária de sucesso. Ainda, ter um cocho para sal proteinado de tamanho ideal garante, em parte, uma boa produtividade.

Por isso, nesta dica de hoje, a Boi Saúde vai te ensinar um pouco mais sobre qual é o tamanho ideal de um cocho para sal proteinado. No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Então, vamos lá!

 

 

Em primeiro lugar, sabe-se que a lucratividade depende de vários fatores: pasto de qualidade, bem-estar animal, nutrição e ração adequadas, manejo efetivo e sanidade animal em dia.

Em segundo lugar, manter um cocho na propriedade com ração e suplementos parece simples. Mas não é, amigo produtor! Algumas regras garantem não só uma boa nutrição, mas higiene de todo o local. Isso evita doenças e um bem-estar aos seus animais.

Por isso, fique atento para as seguintes questões:

  • O cocho deve estar longe de locais das aguadas, pois o sal não pode ser molhado. Inclusive, o ideal é que o cocho seja coberto, principalmente se for utilizada ureia como complemento. Não só a chuva, mas o orvalho prejudica os efeitos do sal;
  • Se o pasto for de uma área extensa, deve ter mais de um cocho e bebedouro, a fim de induzir que os bovinos transitem por ela. Dessa forma, toda a pastagem será usufruída;
  • Outro ponto importante deve ser lembrado: fique atento na quantidade de lama em volta do cocho. O local deve ser sempre seco. Afinal, a doença do casco pode ser adquirida em propriedades com acúmulo de lama. Além do acúmulo de insetos que transmitem sérias doenças.

 

Cocho para sal proteinado: tamanho ideal
Cocho para sal proteinado: tamanho ideal – Foto: reprodução/Canal X Tudo.

Tamanho ideal do cocho para sal proteinado

 

O tamanho ideal do cocho para sal proteinado é de sete centímetros lineares por animal. Esse tamanho não impede que todos os animais se alimentem juntos. O acesso deve ser dos dois lados.

Além disso, não se esqueça de prestar atenção na altura. Deve ser de 40 centímetros. Dessa forma, animais adultos e jovens terão acesso e condições de usufruir do sal.

Por fim, se você tem dúvidas sobre como utilizar o sal proteinado com ureia, te convidamos para que acesse a dica a seguir: Como usar sal proteinado com ureia.

Essa dica te ajudou, amigo e amiga pecuarista? Deixe seu comentário. Caso já faça o uso de sal proteinado na sua propriedade, compartilhe sua experiência com a gente. Vamos fortalecer nosso agro!

 

Boi Saúde no YouTube

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!

Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite: Boi Saúde no YouTube.

Agradecemos a companhia e leitura e desejamos muita prosperidade nos seus negócios. Até a próxima dica!

 
banner banner
 

18 pensou em “Cocho para sal proteinado: tamanho ideal”

  1. Sérgio Carlos dos Santos disse:

    Ótima orientação gostei muito parabéns pelo trabalho.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Sérgio, muito obrigado amigo! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte!

  2. Manoel Aires disse:

    Parabéns, tenho acompanhado suas materias e tentando adapatar algumas digas no nosso pequeno rebanho.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Manoel, fico muito feliz pela sua atitude. Desejo todo sucesso para sua propriedade. Conte conosco para as melhores dicas do mundo da pecuária!

  3. Curso Online disse:

    Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Marina, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  4. RUI GOMES FILHO disse:

    Estamos procurando sair para uma pecuária mais moderna, e temos observados seu trabalho com atenção e repassando seus ensinamentos.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rui, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

  5. Edvardo Pereira de Melo disse:

    Informações sobre a pecuária de corte /leite são bem vindas e de grande utilidade para nos que lidamos com estas atividades.
    Att
    Edvardo Pereira de Melo

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Edvardo, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

  6. sergio moacir de andrade disse:

    Muito útil suas informações, já estou colocando em prática agumas

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Sergio, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

  7. Altamiro Neves disse:

    Eu sou Altamiro de São Francisco Minas Gerais acompanho sempre seus vídeos muito boas informações já sou seu cliente também Obrigado pelas informações que passa para nós produtores

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Altamiro, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando! Abraço.

      1. Daniel Castro disse:

        Bom dia!

        José Carlos qual orientação para contruir cocho no meio da cerca da divisão de pastos?

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Daniel, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  8. Germano zaina junior disse:

    Bom trabalho informativo . Agradeço
    Continuem assim

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Germano, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*