fbpx

Vacina para o gado: os principais erros na aplicação

A vacina para o gado não deve ser ignorada. Por ser um procedimento obrigatório para a propriedade com foco na proteção dos animais e dos consumidores, a aplicação precisa ser feita da forma mais correta possível para que o medicamento ali aplicado tenha a eficiência esperada e que as reações à vacina aplicada sejam as menores possíveis.

Pensando nisso, a Boi Saúde separou algumas dicas para você evitar ao máximo os erros mais comuns que produtores cometem no momento de aplicar as vacinas no rebanho.

 

Principais erros na aplicação da vacina para o gado 

  1. Falta de higiene
  2. Uso de agulha e pistolas de forma inadequada
  3. Gado estressado
  4. Não manusear bem os medicamentos
  5. Aplicar a vacina em qualquer lugar no animal

1- Falta de higiene na aplicação da vacina para o gado

A higiene no momento da aplicação da vacina é fundamental para evitar doenças. Antes de mesmo de tocar o gado para o curral, faça uma vistoria para checar se não tem excesso de lixo, fezes, lama e outros dejetos que possam contaminar o gado.

Durante a limpeza, caso encontre bitucas de cigarros, principalmente acesas, retire-as para que não queimem as patas dos bovinos.

Sobre os funcionários que estarão empenhados na função, não esqueça de orientá-los sobre uso de aventais limpos, além das roupas.

Esterilize os itens como a pistola e a agulha antes de iniciar a aplicação. Para agulhas e seringas, apenas água fervente por cinco minutos já resolve o problema de possíveis contaminações. Já a pistola se for automática, 20 minutos em água fervente são suficientes para esterilização.

Não utilize desinfetantes para essa tarefa, pois a maioria desses produtos não têm o poder de eliminar bactérias.

 


banner banner
 

2 – Uso de agulhas e pistolas de forma inadequada 

Agulha torta ou do tamanho inadequado, de acordo com as orientações das vacinas, não causam o efeito esperado. O diâmetro indicado é 15 x 18 ou 15 x 20, que não é muito fino e nem muito grosso, evita refluxos do medicamento dentro do próprio animal e ainda, não causa lesões.

A Embrapa recomenda que para a aplicação da vacina contra a febre aftosa sejam utilizadas duas agulhas. Uma para puxar o líquido do frasco e a outra para a aplicação. A justificativa é que não tenha contaminação do líquido que está no frasco.

 

3 – Gado estressado

Fechar o gado com cuidados para evitar ao máximo acidentes e possíveis lesões. Sem gritos e violência, toque o rebanho com calma para que fiquem o menos agitados possível. Isso porque para a vacinação, os animais devem ser contidos.

Assim como em todos os dias do ano, no dia do manejo da vacina, o gado precisa estar bem hidratado. A água limpa e fresca precisa ser oferecida.

Após a aplicação, recompense o gado oferecendo um bom pasto para a redução do estresse. Não aplique a vacina em dias de chuvas, já que não é indicado o gado receber a aplicação quando está molhado.

 

vacina para o gado
A vacina para o gado precisa ser aplicada de forma correta para ter o efeito esperado. Foto: Marco Nascimento.

 

4 – Não manusear bem os medicamentos

Leia sempre a bula antes de manusear cada vacina, pois cada uma tem dosagem diferente. A bula serve também para indicar quais são as formas certas de aplicação: subcutânea ou intramuscular.

A vacina de gado subcutânea é quando a aplicação atinge a região entre o couro e o músculo do animal. A intramuscular é aplicada diretamente no músculo do animal, para atingir o organismo.

Saiba mais detalhes: Vacinação de gado intramuscular e subcutânea. 

A leitura da bula também é indicada para melhor conservação do líquido de cada frasco. Nas orientações, você encontra a temperatura adequada.

É sempre importante deixar os frascos em uma geladeira à parte, exclusiva para a conservação das vacinas e demais medicamentos que exigem baixas temperaturas. Entenda mais: Saiba como conservar vacina para gado.

5 – Aplicar a vacina em qualquer lugar no animal

Aqui, reforçamos algumas orientações como a necessidade do animal estar bem contido no momento da aplicação.

Quando ele tem movimento, pode se debater, provocando a aplicação em lugares errados. Como resultado, não haverá o efeito esperado daquele medicamento e a propriedade terá investido tempo e dinheiro à toa, além do animal estar sujeito a doenças importantes na pecuária.

Por isso, sempre reforce com sua equipe a importância de não só fechar o animal com cuidado para reduzir ao máximo a agitação, como o local certo de aplicação.

Os locais mais indicados de aplicação da vacina para o gado são: na tábua do pescoço ou no tórax, quando a aplicação é subcutânea. No caso da intramuscular, os melhores locais são a coxa do animal ou a tábua do pescoço.

Essas informações foram úteis para você? Deixe seu comentário!

Não pare seus conhecimentos por aqui. Confira mais informações sobre a importância da vacina para o gado:

Referências 

Medidas simples reduzem reações da vacina contra febre aftosa. Embrapa Gado de Corte.

Pistola para vacinar gado: saiba os cuidados necessários com o instrumento. Giro do Boi.

2 pensou em “Vacina para o gado: os principais erros na aplicação”

  1. Walter Campos disse:

    Obrigado pelas informações dadas, acho importante fazer o correto , estou precisando de um veterinário de confiança, pois toda vez que é aplicada a vacina , aparece calonbos no local e acumula puz , estou preocupado, obrigado

    1. marketing boisaude disse:

      Olá Walter, obrigado pelo seu comentário, sua opinião é de grande importância para esse debate. Sobre a pecuária, acesse nosso blog para aprimorar seu conhecimento: https://dicas.boisaude.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*