fbpx

Golpes na pecuária: os mais comuns e como evitar

Cair em golpes é algo desesperador. Quando algo nos damos conta de que fomos enganados e nosso dinheiro suado, conquistado sol a sol, foi para mãos criminosas, é uma situação que nos abala profissional e pessoalmente. Golpes sempre existiram na história da humanidade, mas com a popularização da internet, ficou muito mais fácil e comum. E como a nossa atividade é uma das principais da economia do país, as transações comerciais são muito visadas, principalmente as que tratam de comercialização de animais. Para que você evite ao máximo essa situação, separamos os golpes na pecuária mais comuns para você manter sua segurança e integridade financeira intactas.

 

 

Os golpes na pecuária mais comuns 

Falsa compra e venda de gado na internet 

A compra e venda falsa de gado está em primeiro lugar nos golpes na pecuária. A venda anunciada na internet pode ser feita por qualquer pessoa. Existem diversos sites de anúncios, nos quais a partir de um cadastro, é possível inserir anúncios de venda de qualquer produto, incluindo animais de grande porte.

Existem dois casos muito comuns na venda falsa de gado na internet. O primeiro é quando a transação é feita, mas os animais não são entregues. Já o segundo acontece quando um animal é anunciado, mas outro com características muito diferentes é entregue ao comprador.

As duas situações são graves e exigem um processo judicial para recuperação do dinheiro investido e evitar que mais pessoas caiam no golpe. Isso, quando os envolvidos são identificados. Ou seja, é uma grande dor de cabeça.

A nossa dica para evitar essa situação é sempre fechar negócio, principalmente os que envolvem grandes valores, com empresas e pessoas conhecidas do mercado. Viu uma grande oportunidade mas não conhece o vendedor? Pesquise, troque informações com colegas da região, acione as associações de criadores das raças, além de cooperativas. Esse esforço vale a pena para não cair em nenhum golpe e ser prejudicado.

Outra orientação super importante quanto a compra de gado é participar de eventos e leilões que já são tradicionais. Mais que garantir uma transação comercial segura, você ainda adquire animais com genética adequada e alto desempenho. Para saber como participar, acesse nossos conteúdos:

Produtos falsificados 

A venda de produtos falsificados está em todo lugar, inclusive, na pecuária. Os órgãos reguladores, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sempre realizam operações de apreensão de produtos falsificados que impactam o desempenho dos produtores rurais, não proporcionando o resultado esperado, o que causa prejuízos financeiros graves.

Um dos produtos falsificados que é muito utilizado na pecuária é o fertilizante. Quando um fertilizante falsificado, adulterado ou até mesmo contaminado, é utilizado, a procedência do produto e a eficácia são duvidosas, podendo causar danos à saúde das pessoas e dos animais que vivem no local onde foi aplicado.

Para se proteger, adquira sempre produtos de empresas conhecidas, que tenham registro no MAPA e de procedência idônea. O registro emitido pelo MAPA é uma garantia de segurança desde a eficácia do produto até a embalagem.

No site da entidade você consegue consultar quais produtos são registrados, veja aqui.

Compra, venda e arrendamento de terras 

Nos grandes centros ou nos locais mais remotos, a compra e venda de imóveis é cercada por pessoas que fizeram acordo boca a boca, deixando a parte burocrática para depois e acabou se dando mal.

Durante uma transação comercial que envolve terras, um aperto de mãos não basta para indicar que a partir daquele momento você tem direito aquela propriedade. São necessários documentos como a escritura que realmente comprove que aquele terreno é seu ou um contrato, no caso de arrendamento.

Confira algumas dicas para evitar cair em golpes na pecuária, quando se trata de propriedades:
  • Nunca compre ou arrende uma propriedade sem visitar o local presencialmente;
  • Verifique a documentação do imóvel está correta e antes de assinar, leia atentamente o contrato de compra e venda;
  • Consulte se todos os impostos estão em dia, inclusive os rurais;
  • Caso a propriedade tenha instalações para criação de gado, analise as condições para checar se não há necessidade de reforma (caso positivo, você poderá pedir um desconto e abater esse valor no preço final).

Foto de capa: Boy Fotógrafo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*