O pecuarista que não se preocupa ou até mesmo acompanha o preço do boi diariamente está perdendo dinheiro. Como não acompanhar números tão importantes que impactam o lucro final da propriedade?
É por esses e outros motivos que hoje, a dica da Boi Saúde será toda baseada no preço do boi.
Nas linhas abaixo, você entenderá todas as informações necessárias sobre o mercado do boi gordo. O objetivo é criar uma cultura para que você organize seu negócio, calcule melhor o preço no momento da compra e venda de gado e, claro, atinja os objetivos econômicos mais rápido que o esperado.
Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:
- Por que preciso acompanhar a cotação do preço do boi?
- Qual melhor momento para negociação do gado?
- Como iniciar uma negociação de venda de gado?
- Como manter o boi gordo para a entressafra
- Receita de sal para gado
- Complemente os suplementos com ração de qualidade
- Aumento do seu lucro com o preço do boi
Por que preciso acompanhar a cotação do preço do boi?
A economia de todos os países é afetada diariamente por fatores internos e externos, por aspectos positivos e negativos. O Brasil tem diversos históricos econômicos e como tem o agronegócio como uma das bases principais do Produto Interno Bruto, a mudança nos números são frequentes.
Por isso, sempre na fase pré-negociação, consulte sempre o preço do boi.
Existem diversas entidades que divulgam diariamente a arroba atualizada como a Scot Consultoria e o Cepea.
Qual melhor momento para negociação do gado?
Quando há mais procura e menos oferta. Nessas situações, o preço do boi realmente fica nas alturas ou cai drasticamente. Essas situações acontecem em alguns nos casos, conforme exemplos abaixo:
Entressafra do boi
A entressafra do boi acontece no período de transição entre a seca e as águas. Nesse momento, as propriedades que atuam no regime a pasto estão recuperando o peso.
Mesmo com o crescimento do confinamento, a nossa criação de gado a pasto gira em torno de 95%, segundo a Embrapa. A vantagem do confinamento de gado é ter rebanho para comercializar o ano todo.
Entretanto, mesmo os criadores que adotam o sistema a pasto têm condições de sair da seca com o gado pronto para terminação e comércio.
Chegar à entressafra com o gado pronto para o abate é um desafio para os produtores que ainda não adotaram uma estratégia nutricional adequada. Entrar na seca com o organismo preparado e protegido para essa fase em pasto é um dos pontos.
Durante os meses sem chuvas, reforçar o sal proteinado para gado aliado à ureia, evita a perda de peso. Quando complementado com uma boa ração, silagem e uso de aditivos como a virginiamicina, mais que bater a meta de arrobas, o seu rendimento de carcaça chega a um patamar nunca alcançado antes.
Como resultado, você terá condições de comercializar e lucrar mais.
Falta de produto no mercado e o impacto no preço do boi
Em algumas épocas, o consumo de carne aumenta. Festas de fim de ano, como natal e ano novo e até mesmo eventos como Copa do Mundo, incentiva comemorações e o consumo de carne.
Independentemente do formato churrasco, carne assada, cozida, a compra é maior. Então, programe-se para manter o seu gado no ponto próximo a essas épocas.
Embargos
Nos momentos de embargos de países que são parceiros e bons compradores de carne brasileira, há também um impacto no preço.
Geralmente, esses embargos acontecem quando existe suspeita ou confirmação de produto potencialmente contaminado.
A doença da vaca louca está muito bem controlada no Brasil e quando acontece possíveis focos, o embargo acontece, afetando o preço do boi em todo o território nacional.
Como iniciar uma negociação de venda de gado?
Venda de gado
Em primeiro lugar, analise bem como está a cotação no dia do fechamento do negócio. Em segundo lugar, busque compradores e frigoríficos de confiança.
Mantenha-se sempre conectado em uma rede de indicação de compradores. Faça parte de grupos locais. E, dê preferência para negociação com compradores próximos à sua propriedade. Dessa forma, o gado comercializado não sofrerá com grande distâncias sobre o deslocamento.
Compra de gado
Pesquise sempre a genética do gado e histórico do proprietário.
Analise bem as condições corporais, principalmente quando parasitas e outras doenças que podem ser transmitidas a todo o rebanho.
Caso participe ou tenha envolvimento com associações de criadores de raças, aproveite para trocar informações e pedir indicação dos melhores vendedores.
O gado que você insere na sua propriedade será reflexo do seu produto final. E ainda, se você atua com reprodução animal, o cruzamento com gado de pura origem faz toda a diferença.
Além da compra direta com compradores, existem os leilões que exigem algumas regras para comprador e vendedor.
Se você está nessa fase de ampliar seu rebanho, leia todas as nossas dicas sobre o tema:
Como manter o peso para a entressafra
Já demos abertura acima, mas aqui iremos abordar os detalhes.
Você já se perguntou porque seu gado não engorda o suficiente para comercializá-lo na época de alta da arroba?
Algo errado está acontecendo, principalmente no que você serve no cocho.
Então, te indicamos a começar pelo básico. Você está servindo algum tipo de sal? Se sim, seria apenas na seca ou o ano todo?
Te questionamos a respeito disso, pois até a própria Embrapa recomenda que o sal seja oferecido todos os meses do ano. Impossível oferecer todos os nutrientes necessários para a engorda no pasto e na ração. Com isso, o sal cumpre muito bem o papel de evitar que o gado perca peso. Ou até mesmo, deixe de engordar no tempo esperado.
Existem três tipos de sal bem utilizados na criação de gado e que proporcionam bom resultado. Cada um tem uma função diferente. E o melhor é que podem ser produzidos na propriedade.
Então, aprenda os ingredientes, a receita e o modo de fazer passo a passo de cada um deles. E o material é grátis. Aproveite a oportunidade de melhorar seu lucro e ter condições de comercializar na época que o preço do boi gordo está nas alturas.
Receita de sal para gado
- Proteinado – como fazer sal proteinado na minha propriedade
- Sal proteico energético – aprenda a produzir seu próprio sal proteico energético;
- Sal mineral – Sal mineral para gado: como fazer na propriedade
Complemente os suplementos com ração de qualidade
Já que seca não tem pasto, o gado não pode ficar com fome de jeito nenhum.
A saída é oferecer direto no cocho a ração que o alimente e também dê condições para a engorda.
Se você atua com diversas fases na propriedade, fique bem atento porque cada uma delas exige uma ração diferente. Dessa forma, o animal crescerá forte, saudável e com o desempenho e desenvolvimento esperados.
Não sabe por onde começar? Então, pare de se preocupar agora mesmo.
- Receita de ração para engorda de gado de corte: terminação;
- Receita de ração para recria;
- Aprenda aqui como fazer ração para bezerros.
Aumente seu lucro com o preço do boi
Essa foi apenas mais uma dica das milhares que a Boi Saúde tem disponível nos diversos canais e redes.
Acompanhe as nossas orientações em vídeo no YouTube, clicando aqui. Aproveite o acesso, inscreva-se no canal e ative as notificações.
E não deixe essa página sem escrever seu comentário no campo abaixo. Qual seu tipo de pecuária e cidade onde atua?
Por fim, te desejamos muito sucesso e prosperidade nos negócios.