Quais tipos de sal para gado misturar ao volumoso?

Gostou? Compartilhe!

Será que é possível misturar tipos de sal para gado com o volumoso? Essa dúvida foi enviada por um dos nossos seguidores aqui do blog.

Agora, como você já sabe que o objetivo da Boi Saúde é sempre levar a melhor informação para os pecuaristas de todo o Brasil alcançarem cada vez mais uma alta produtividade, aqui você terá a resposta. Por isso, te convidamos para assistir o vídeo abaixo do nosso consultor José Carlos e também ler o texto até o final.

Então, vamos lá!

 

 

É sempre bom receber perguntas de propriedades rurais do país. Caso você tenha alguma dúvida sobre pecuária, deixe-a nos comentários. Contudo, queremos deixar um alerta muito importante! Afinal, quando se trata de alimentação, é importante sempre pesquisar os possíveis efeitos antes do oferecimento, principalmente quando se trata do uso de suplementos e aditivos.

Agora, vamos para a resposta do nosso tema:

 

Quais tipos de sal para gado devo misturar ao volumoso?

 

Amigo produtor, você pode se surpreender com a resposta, mas não é indicado realizar a mistura de qualquer tipo de sal (mineral, proteinado, proteico), com o volumoso. Por isso, o ideal é que se tenha dois cochos: um para a ração com ingredientes considerados volumosos, aqueles que têm alto teor de fibras e pobres em energia. E um outro só para o sal.

A justificativa é a seguinte: quando o volumoso é misturado com algum tipo de sal, o consumo cai muito. Por isso, se o produtor tem a intenção de diminuir o consumo, é indicado. Mas no caso de manter uma engorda crescente, então é necessário ter dois cochos na propriedade.

Inclusive, caso queira uma receita de volumoso, a Boi Saúde oferece uma baseada em cana: Receita de Volumoso de Cana de Açúcar.

 

tipos de sal para gado
Não é indicado misturar nenhum tipo de sal com o volumoso. – Foto: reprodução/Pecuária Sustentável

Cocho para sal 

 

Por fim, já que descobrimos que é necessário um cocho só para o oferecimento de sal, o produtor precisa ter uma estrutura adequada para que o consumo seja adequado.

Em primeiro lugar, todos os animais devem se alimentar ao mesmo tempo. Ou seja, isso significa que o cocho varia de acordo com o número de bovinos na propriedade. O espaço suficiente é ter 7 centímetros lineares para cada animal, por exemplo. Confira mais detalhes: Cocho para sal proteinado: tamanho ideal.

Outra dica que não pode ficar de fora é a rejeição do sal. Quando há troca ou início de oferecimento de nutrição, é comum os bovinos rejeitarem. Então, para incentivar o consumo, é possível inserir no cocho melaço ou fubá. O sabor fica mais agradável e os bovinos vão se acostumando com o tempo.

Se quiser conferir a mistura correta dos tipos de sal para oferecimento em cocho separado do volumoso, acesse: Mistura de sal para gado: qual a porcentagem.

Para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Vídeos atualizados e de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito. Pois é! Por isso, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível em nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*