Como negociar compra e venda de gado

Gostou? Compartilhe!

A compra e venda de gado movimenta a economia diariamente. Todos os dias, logo de manhã, as projeções da arroba são divulgadas. E a partir desses números, os bovinos comercializados e transações acontecem em todo o Brasil e até para outros países.

Ou seja, saber exercer uma boa prática de negociação te garante sucesso e até mesmo ajuda a evitar grandes prejuízos.

Algumas épocas do ano são mais fáceis de encontrar gado e vender. Mas na entressafra, por exemplo, quando a escassez é maior, atente-se para a projeção da arroba diária.

Sendo assim, é muito importante acompanhar esses dados. Em muitos casos, esperar alguns dias, pode fazer com que você ganhe ou economize mais dinheiro.

 

Como negociar compra e venda de gado

 

Compra 

 

A compra de gado é feita de diversas formas. Entre elas:

  • Com o comprador direto;
  • Em leilões;
  • Nas feiras de exposições;
  • Pela internet.

Em cada um desses formatos, antes de efetivar literalmente a compra, verifique o vendedor. Ou seja, qual o status dele no mercado? Existe alguma reclamação?

Outro ponto muito importante: faça a análise do gado que será comprado. No caso de leilões, por exemplo, é necessário se cadastrar e comprovar o vínculo a uma propriedade rural.

Por outro lado, na internet, o cuidado precisa ser redobrado. Vários sites anunciam cabeças e até boi pura origem. Além de embriões e sêmen.

Não importa qual o objetivo final. Fazer uma avaliação física te livra de muitos problemas. Confira as características do animal para checar se há algum rastro de doenças ou parasitas.

 

compra e venda de gado
Como negociar compra e venda de gado – Foto: Limousin Brasil

Venda 

 

A venda também pode ser feita pelos mesmos canais da compra. Entretanto, existem os frigoríficos. E até os exportadores que levam a carne para venda em outros países.

Uma dica fundamental: esteja sempre conectado com uma rede de contatos de possíveis compradores. E que sejam bons pagadores também.

O ideal é que sejam compradores próximos à sua propriedade, caso a demanda seja nacional. Dessa forma, o gado não ficará exposto a longos deslocamentos. Por exemplo, o risco de acidentes e perda de peso, devido ao estresse do transporte passa a ser menor.

Confira como proceder: Cuidados no transporte de gado de corte.

Contudo, na compra e venda de gado, não deixe de ter um contrato. Firmar legalmente te protege de situações indesejadas. Ou seja, as duas partes, quem vende e quem compra, cumpre o acordado durante a negociação.

Se o negócio for baseado na venda, se programe para atender a entressafra. O confinamento é um método que promove a compra e venda de gado o ano todo.

O regime a pasto necessita da recuperação da pastagem e de um reforço extra no cocho. Por outro lado, com uma ração adequada e o uso de suplementos, a venda na entressafra é possível. Confira aqui como preparar ração para cada fase do gado: receitas de ração para bovinos.

 

Por fim, quer mais dicas sobre pecuária? Acesse os vídeos da Boi Saúde. Muitas orientações com o objetivo de aumentar seu lucro estão disponíveis. Clique agora: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*