Esse vídeo demonstra uma dica para evitar que o gado tenha a tristeza parasitária bovina. Afinal, prevenir doenças e proporcionar uma boa saúde ao gado é um dos focos da pecuária brasileira. Por isso, esse é o tema da que a Boi Saúde traz para você aqui no blog hoje.
Assista o vídeo abaixo e acompanhe nosso conteúdo até o final. Depois, não esqueça de deixar o seu comentário contando como você faz para prevenir a tristeza parasitária bovina aí na sua propriedade. Combinado? Assim, fortalecemos o nosso agro!
Então, vamos começar?
Em primeiro lugar, a tristeza bovina ou tristezinha parasitária quando acomete um animal precisa ser tratada com acompanhamento de um veterinário e uso de medicamentos específicos.
Em segundo lugar, é uma doença infecciosa que impacta diretamente na produção de leite e de carne dos bovinos, transmitida pelo carrapato. É mais uma enfermidade que esse parasita proporciona ao gado. Por isso é tão importante combater essa praga. Os custos na produção chegam a mais de R$ 500 milhões por ano, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Entre os sintomas estão urina na cor escura (marrom), febre alta e anemia que pode ser apresentada a partir de olhos amarelados. Além de proporcionar menor locomoção e comportamento abatido.
O diagnóstico pode ser feito a partir da apresentação dos sintomas, mais a presença dos parasitas e a confirmação com exames clínicos, indicados e acompanhados pelo veterinário.
Prevenção da tristeza parasitária bovina
O combate ao vetor é a principal prevenção da doença. Veja algumas dicas:
- Faça tratamentos naturais na suplementação do seu gado;
- Utilize produtos que eliminem o carrapato da sua pastagem;
- Uma forma também de prevenir é o pastejo rotacionado, onde o gado não permanece muito tempo no mesmo local;
- Invista em raças resistentes a parasitas.
O carrapato deve ser combatido em todos os períodos do ano, assim como os demais parasitas.
Por fim, a vistoria e a manutenção da pastagem precisam ser feitas constantemente. Afinal, esses vetores causam doenças que proporcionam sofrimento ao animal que fica debilitado e, dependendo do grau, não conseguem se alimentar. O bovino que fica sem a alimentação diária adequada não tem um bom funcionamento do organismo, o que pode causar dor e estresse.
Portanto, evite sempre que problemas de saúde se desenvolvam. Além de proporcionar um bem-estar animal adequado, sua produtividade não será afetada.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica A silagem substitui o pasto?
Conteúdo em vídeo…
Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!
Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!
Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite: Boi Saúde no YouTube.
Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações. Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!


O que é tristeza parasitária?
É uma doença infecciosa que impacta diretamente na produção de leite e de carne dos bovinos, transmitida pelo carrapato. É mais uma enfermidade que esse parasita proporciona ao gado.
Quais os sintomas da tristeza parasitária?
Entre os sintomas estão urina na cor escura (marrom), febre alta e anemia que pode ser apresentada a partir de olhos amarelados. Além de proporcionar menor locomoção e comportamento abatido.
Como é feito o diagnóstico da tristeza parasitária?
O diagnóstico pode ser feito a partir da apresentação dos sintomas, mais a presença dos parasitas e a confirmação com exames clínicos, indicados e acompanhados pelo veterinário.
Como prevenir a tristeza parasitária bovina?
Faça tratamentos naturais na suplementação do seu gado, utilize produtos que eliminem o carrapato da sua pastagema, invista em raças resistentes a parasitas. Além disso, a vistoria e a manutenção da pastagem precisam ser feitas constantemente.