Alho para carrapato em bovinos

Aposto que você, amigo produtor, já ouviu alguém dizer que o alho é um bom aliado no combate e prevenção do carrapato em bovinos. E como a Boi Saúde tem o objetivo de levar a melhor informação para todas as propriedades rurais, fomos investigar. E claro, vamos compartilhar nas próximas linhas, a eficácia e o uso do alho para carrapatos.

 

Tratamento com alho para carrapato em bovinos 

 

O alho é conhecido por ser um repelente natural. Composto por aminoácidos, minerais (como: manganês, alumínio, selênio e zinco), vitaminas (A, B e C) e alicina, o alho para carrapatos tem sido muito utilizado na pecuária, principalmente por não deixar resíduos tóxicos nos produtos, seja carne, seja leite.

Caso seu animal esteja contaminado com carrapato, existe uma receita baseada em fitoterapia, com ingredientes naturais que podem ajudar no combate, e que também pode ser usada em vacas de leite. Além de carrapato, serve também para combater berne e mosca do chifre.

Ingredientes:

  • 3 cabeças de alho;
  • 1 litro de óleo de soja;

Preparo:

Esmague as três cabeças de alho e misture bem até que os alhos estejam em todo o conteúdo do alho.

Aplicação:

Pincelar todo o líquido no lombo do animal.

 

Alho para carrapato é dica barata e que não afeta a produtividade
Alho para carrapato é dica barata e que não afeta a produtividade. – Foto: Reprodução Internet

Para prevenção e uso contínuo 

 

A prevenção é feita no cocho. A quantidade mais frequente de uso é a mistura de 1% do alho em toda composição do sal. Exemplo, para cada 900 gramas de sal, acrescente 100 gramas de alho.

Uma ressalva aos produtores de queijo: tenham  cuidado com a quantidade e principalmente ao manipular o alho. Por ter uma grande quantidade de alicina, o alho pode deixar os queijos ou derivados dele com cheiro forte, tornando os produtos inviáveis para a comercialização.

 

Potencialize os efeitos

 

Não esqueça que os suplementos são fundamentais para prevenir o gado dos parasitas. Com elementos naturais que também não deixam rastros nos produtos, ajudam a manter a saúde do animal e deixam sua produção livre de parasitas. Escolha sempre produtos que tenham como base Enxofre, Ferro, Baunilha, Probióticos, Cálcio, Óxido e Magnésio. Juntos, todos esses elementos não são rejeitados pelo gado devido ao sabor e cada um complementa a nutrição necessária não encontrada no pasto e alivia seu gado de parasitas que causam doenças e estresse. O modo de usar é simples, basta misturar no sal ou na ração. Prevenir o gado de dentro para fora é a maneira mais barata, eficaz e simples para todo o manejo.

Para complementar a dica, acesse o texto:Carrapatos em bovinos devem ser controlados ou erradicados?

A Boi Saúde informa que não existem estudos científicos que comprovam a eficácia do uso do alho para carrapatos em bovinos. Por ser natural, o uso não afeta a saúde dos animais, nem a qualidade dos produtos e não causa danos aos consumidores dos mesmos.

 

Referência:

Gado de Corte. Embrapa. Eficiência do alho em pó (Allium sativum L.) no controle dos parasitas de bovinos.

 
Boi Saúde Logo Preto - Alho para carrapato em bovinos

Controle Parasitário Bovino:
Receita para o controle parasitário para bovinos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami