fbpx

Compra de gado tem segredos na escolha

Entenda os segredos para adquirir bons animais e fazer uma compra de gado satisfatória na dica de hoje da Boi Saúde.

Acompanhe!
 

 

Você sabe quais características analisar na hora de escolher gado para comprar? São tópicos que devem ser analisados separadamente, mas que em conjunto impactam bastante na sua decisão. Afinal, fazer uma boa compra de gado é garantia de sucesso na sua propriedade!

Entre eles, em primeiro lugar, está a verificação se o animal tem aprumo, não ter muito acúmulo de gordura, dorso longo, volume de costela, pescoço longo e boa pelagem.

Atualmente, o que mais prejudica a venda de animais são os aprumos, responsáveis pela locomoção. Os aprumos  são a sustentação das patas do animal e devem sempre estar na mesma direção. Quando há algum desvio, pode indicar algum tipo de lesão que o animal possa ter. Então, fique atento quando for efetuar sua compra de gado. Os bovinos que geralmente participam de exposições, pelo excesso de cuidado, podem desenvolvê-lo. O aprumo prejudica até a monta do animal, pois se ele sente dor, não irá conseguir fazer a posição.

 

Confira dicas sobre como realizar compra de gado em leilão
Confira dicas sobre como realizar compra de gado em leilão. – Foto: Reprodução Internet

Fatores sobre a compra de gado em leilão

 

Em segundo lugar, outro fator importante que você deve fazer é pesquisar e se informar sobre a empresa ou proprietário vendedor, como reputação e valores, além de tratar os animais sempre com bem-estar e sobre o processo de criação e produção. Lembre-se que o conceito de bem-estar precisa estar presente na vida do bovino desde o nascimento até o abate.

Não hesite em fazer perguntas aos profissionais responsáveis pela venda. Sendo assim, os questione sobre alimentação, tipo de pastagem, vacinas, se o bovino já adoeceu e também sobre a genética. Todos esses fatores podem influenciar a compra do gado.

Por falar em bem-estar, confira a dica que preparamos sobre o assunto: Bem-estar bovino: conceito deve estar presente na pecuária
 

Se tiver dúvidas, não faça negócio na hora

 

Contudo, se ainda tiver dúvida sobre a compra, não feche negócio. Tire fotos do animal para analisar no dia seguinte, por exemplo. Pesquise sobre o vendedor. As principais características da raça devem ser avaliadas para checar se é a ideal para sua propriedade e atividade. Além disso, reflita se você realmente precisa ou deve fazer o investimento a partir dessa compra de gado.

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica 7 dicas para iniciar uma produção de gado de corte

 

Boi Saúde no YouTube

 

Outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Acesse agora e confira o conteúdo já disponível: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e inscreva-se no canal. Dessa forma, toda vez que um vídeo novo for ao ar, você será notificado e ficará por dentro das novidades da pecuária.

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos na próxima.

 
banner banner
 

6 pensou em “Compra de gado tem segredos na escolha”

  1. Boa tarde!
    Gostei muito das suas dicas, mas seria possível me esclarecer quantas arrobas o bezerro atinge em um ano?
    Detalhe; É mais rentável o manejo de comprar vaca e criar para ter os filhotes e esperar atingir 10@ arrobas para vender ou comprar bezerro para engordar?
    Abraços

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Tom, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Fernanda Lima disse:

    Seu post é simplesmente sensacional!! Já vi vários sites, mas nenhum é tão completo quanto o seu. AMEI!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Fernanda, que bom fico feliz! Obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

      1. Terezinha de Moura do Nascimento disse:

        OLá! Boa noite! Parabéns pelas suas dicas. Ótimo trabalho. Mas estou querendo uma orientação sua, de como realizar uma boa compra de bezerras nelore para fazer a cria de bezerros e vendê-los no desmame. Tenho uma pequena propriedade na zona da Mata em Minas Gerais e desde que meu pai faleceu, só gasto dinheiro com o sítio. Agora resolvi investir nesta especialidade. O que você me orienta? Preciso de ajuda!
        Obrigada!
        Terezinha

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Terezinha, obrigado pelo elogio, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×