Como fazer o controle de mosca na pecuária?

Gostou? Compartilhe!

Os insetos e parasitas causam grandes prejuízos na pecuária. Provocam doenças nos animais que têm queda no desempenho e ainda, sofrem com os sintomas. Pela propriedade ser um local aberto, como fazer o controle de mosca? Se essa é a sua dificuldade do momento, conte a partir de agora com a Boi Saúde para resolvê-lo.

 

 

Em primeiro lugar, existem vários tipos de moscas que afetam a nossa produtividade. Por exemplo, a mosca do chifre e a mosca do estábulo são apenas alguns.

O incômodo causado pela presença das moscas e também pelas picadas que são doloridas, causam transtornos ao bem-estar do animal. Quando está estressado, o bovino não tem um comportamento como esperado. Ou seja, não come bem e não tem um bom rendimento.

Então, será que te demos motivos suficientes para fazer o controle de mosca aí na sua propriedade?

 

Como fazer o controle de mosca na pecuária?

 

Foque nas ações de higiene 

A principal ação para evitar e fazer o controle de moscas é manter a higiene de toda propriedade em dia. Sabe aquelas poças de lama que são bem comuns? Pois bem, evite esse acúmulo. Principalmente porque esse é um dos principais atrativos de moscas.

Outro ponto é a lixeira. Deixe esse espaço bem longe do local onde os animais ficam. Caso não tenha condições, mantenha todos os sacos bem fechados. E assim como a lama, não deixe acumular. Além das moscas, outros insetos e roedores podem ser atraídos para a sua propriedade.

Nos locais de manejo como curral e a sala de ordenha, a limpeza e retirada de dejetos realmente precisa acontecer.

 

Não prejudique o meio ambiente, a saúde dos animais e pessoas 

O uso de inseticidas é indicado a partir da identificação de 200 moscas. Com essa quantidade, faça a aplicação em locais onde há maior proliferação. Mas atenção! Tenha cuidado com os olhos e narinas dos animais. Além disso, faça ainda em locais abertos e bem arejados.

Ainda, tome cuidado com a frequência de uso para evitar a resistência das moscas às substâncias químicas.

 

controle de mosca
Armadilha para o controle de mosca que não agride o meio ambiente. – Foto: Ecycle

Controle biológico 

 

Os besouros são aliados da nossa pecuária, sabia disso, amigo produtor? Eles fazem muito bem o controle de mosca, de forma natural, sem agressão ao meio ambiente. Portanto, quando for aderir algum produto químico para qualquer uso, seja no controle de mosca ou de outros parasitas, nos animais e no pasto, tome cuidado com os impactos ambientais.

 

Armadilhas 

 

As armadilhas prontas, vendidas em casas de pecuária, ajudam no controle pela atração em grande quantidade desses insetos.

Uma outra armadilha é bem natural. São as árvores. As propriedades que atuam com o sistema silvipastoril possuem índices de infestação menores do que as que não contam com árvores na propriedade. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Embrapa. Então, se programe para plantar árvores. Além de fazer o controle de mosca, elas protegem o gado do sol e de geadas.

Saiba mais aqui: Sistema silvipastoril na pecuária 

 
Por fim, existem outras técnicas também, confira:

Quer saber mais dicas para aumentar sua produtividade? Acesse nossas dicas em formato de vídeo. No nosso canal, você encontra várias orientações gratuitas e fáceis de serem aplicadas disponíveis. É só acessar: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

4 pensou em “Como fazer o controle de mosca na pecuária?”

  1. Boa tarde equipe BoiSaude. Como faço a armadilha para controle da mosca de chifre??

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Maria Sandra Souza nunes disse:

    Estou gostando de más meu amigo mim dando uma orientação perfeita obgda

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Maria, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*