Terneiro: aprenda ração para engorda

Gostou? Compartilhe!
 
banner banner
 

O terneiro da sua propriedade não engorda como o esperado? Alguns detalhes da lida podem estar passando batido e com isso, a produtividade fica para trás.

Ao adotar algumas estratégias simples, começando pela alimentação, você terá condições de bater as metas de arrobas e ter o lucro bem acima dos investimentos para a criação.

Neste conteúdo, você entenderá como alimentar o gado na fase de cria. E com isso, ter um bom resultado a longo prazo na terminação.

Portanto, pedimos sua atenção e comece agora a mudar a sua realidade. É possível você ganhar mais dinheiro resolvendo os erros que impedem o progresso da sua pecuária.

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

Por que oferecer uma boa ração para terneiro?

 

Para se desenvolver forte e saudável. Mesmo um bezerro que passa pelo aleitamento, precisa de boa fonte de alimentação. E isso significa que não é ter alimento sempre disponível, mas também ter uma ração de qualidade.

Em primeiro lugar, logo nas primeiras horas do nascimento ofereça o colostro da matriz. Em segundo lugar, faça um desmame que evite ao máximo o estresse ao bezerro e também à vaca.

 

Ração para engorda de terneiro

 

A ração para terneiro precisa ter ingredientes essenciais para a engorda e manter o crescimento saudável.

Mas não se preocupe porque não é nada muito elaborado e com elementos difíceis de ser encontrados.

Você pode comprar algumas rações prontas que são vendidas em casas agrícolas. Entretanto, é possível preparar uma na propriedade com uma qualidade igual ou superior.

Isso mesmo. Ao produzir sua própria ração para o terneiro, você tem a certeza que estará promovendo uma pecuária com boa produtividade. Na mistura, vai tudo o que o animal precisa para crescer forte, saudável, ficar bem nutrido e ainda ganhar peso.

Clique aqui e adquira grátis o passo a passo para fazer a receita de ração para terneiro.

 

terneiro
Para produzir terneiro forte e saudável, ofereça a ração certa para a fase. – Foto: Ludimilla Barbosa

Posso oferecer sal para bezerro?

 

Bom, amigo produtor, o sal faz parte da pecuária. Não tem como fugir ou até mesmo alegar que é algo desnecessário.

A função de complementar a nutrição não encontrada no pasto auxilia a evitar a perda de peso.

Sabemos que na seca é muito difícil manter o peso e até mesmo continuar a projeção do gado de arrobas. O mais indicado é usar o ano todo.

E os bezerros sim, podem consumir o sal. Aceita uma sugestão? Sal proteinado na seca e sal mineral nas águas. Como resultado, seu rebanho estará bem protegido contra a perda de peso.

Só fique atento à quantidade. Ofereça sempre 1 grama de sal proteinado a cada 1 quilo de peso vivo do terneiro.

Caso no início do oferecimento aconteça a rejeição, misture com fubá até que os animais acostumem com o sabor. Então, vá retirando ao poucos até ficar apenas o sal no cocho.

 

Como alimentar terneiro

 

Já que o terneiro necessita de uma alimentação exclusiva, consumir a ração da recria e da terminação não é o certo. Ainda mais se oferecido no mesmo espaço, os jovens animais não têm chances de chegar até o cocho devido o espaço e competição com os bovinos maiores.

A solução é simples: monte um creep-feeding. Um espaço exclusivo para terneiro, com entrada restrita de animais de porte grande. Ou seja, promove acesso direto à alimentação e suplementos apenas de animais na fase da cria.

Não precisa ser uma área muito grande. A depender do número de bezerros que você cria na propriedade.

O bebedouro é outro item essencial para a boa pecuária. Com a hidratação, os animais ganham peso e manter o organismo funcionando bem.

Instale-o em locais de trânsito, confira sempre o consumo e não esqueça da limpeza.

 

creep feeding para terneiro
O creep feeding para terneiro facilita o acesso à alimentação. – Foto: Condomínio Sol Dourado Nelore

Cuidados com a vaca de cria

 

Um terneiro com alta produtividade é fruto de uma vaca bem nutrida. Antes da monta, comece a preparar a vaca que será a matriz dos futuros animais da sua propriedade.

Selecione as que estão com o escore corporal ideal para participar da reprodução. Isso evita alguns problemas como retenção de placenta e distocia bovina.

Mesmo escolhendo apenas as que estão com boa estrutura, facilite a gestação de um bezerro saudável oferecendo a virginiamicina no cocho. Acima de tudo, esse aditivo ajuda também na recuperação no período pós-parto.

Além de ser um grande aliado na absorção de nutrientes consumidos na ração, suplementos e pasto.

 

Além da ração para terneiro

 

Claro que a alimentação é um ponto de extrema importância na pecuária. Mas, a prevenção de doenças precisa estar no dia a dia do manejo.

Acima de tudo, a aplicação de vacinas, controle de vermes e parasitas, manter sempre cochos e bebedouros abastecidos e limpos são apenas alguns dos fatores que impedem a perda de cabeças e evitam, consequentemente, prejuízos.


Como nascem com a imunidade baixa, controlar a diarreia é importante nos primeiros dias de vida do terneiro. Por isso, recomendamos lá no início do texto sobre o colostro. Considerado a primeira vacina do bovino, protege contra doenças graves que levam o animal à morte.

Já que citamos os vermes, eles estão em todo o lugar. E quando o animal está fraco, com deficiência de minerais e vitaminas, as chances de adoecer um terneiro são maiores. A solução é estabelecer um protocolo de aplicação de vermífugo ainda na fase da cria.

Essa dica foi útil para sua produção, amigo produtor? Deixe seu comentário, escrevendo o seu tipo de criação e o estado onde você nos acompanha.

Acompanhe a Boi Saúde também no YouTube. Temos um canal com dicas rápidas para que você alcance o sucesso na sua propriedade. Inscreva-se e deixe o sucesso bater na sua porta.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

×