Creep feeding facilita a nutrição de bezerros

Gostou? Compartilhe!

A partir de agora você vai entender como conseguir a atração dos bezerros para entrar no creep feeding.

Lembre-se: caso tenha alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários. Assim que possível, iremos te responder. Além disso, não deixe de comentar o que achou das dicas.

Então, vamos começar!

 

 

Como fazer com que o bezerro entre no cercado? Há tendência de os animais não entrarem nesse local por terem receio ou não o conhecerem. Ou até mesmo por não ser habitável por animais mais velhos e maiores. Outra explicação é não querer se separar da matriz. Além disso, o animal jovem é muito dependente da vaca e a presença garante conforto e segurança, por isso a separação é evitada.

 

Creep feeding facilita a nutrição de bezerros
Creep feeding facilita a nutrição de bezerros – Foto: Reprodução Internet

Dicas para atrair os bezerros

 

1- Traga um bezerro que já tenha a experiência de entrar no cercado. Coloque-o junto aos outros animais e o produtor irá perceber que ele será como um guia. Esse líder trará conhecimento e segurança aos demais.

2- Em um momento inicial, tire as limitações de entrada e leve a matriz até o cercado. Após se acostumarem, retorne com a limitações.

 

O que é o creep feeding?

 

Em primeiro lugar, o creep feeding é o cercado onde há limites na largura e altura para que só entrem animais jovens nesse espaço com uma alimentação específica.

Não esqueça de oferecer uma ração ou concentrado com consumo de 1% do peso vivo/animal ao dia. Alguns animais jovens não têm a alimentação adequada por não conseguirem chegar ao cocho pelo domínio dos animais mais velhos. Esse impedimento de acesso, faz com que os bezerros não se alimentem adequadamente. Mas a fase de crescimento é muito importante para o desenvolvimento sadio e a prevenção de doenças.

Em segundo lugar, produzir um creep feeding não é tarefa árdua. Então, una os profissionais da propriedade ou chame os amigos para auxiliá-lo. Materiais de baixo custo podem ser usados e até mesmo reutilizáveis como pneus velhos. O importante é sempre monitorar esses novilhos e checar se estão com desenvolvimento normal. Em terceiro lugar, mas não menos importante, lembre-se: oferecer uma água de boa qualidade também é fundamental para esses animais. Não se esqueça, animal bem alimentado e nutrido é animal saudável.

Por fim, saiba mais sobre o assunto: Diminua o estresse da desmama

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

 

Não pare seus conhecimentos por aqui!

 

Como você sabe, a Boi Saúde existe justamente para proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil. Por isso, sugerimos que você continue seus estudos com a gente. Sabe como? Por meio do nosso canal de vídeos!

Acesse agora e desfrute de todas as dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Contudo, lembre-se de se inscrever em nosso canal, amigo produtor. Dessa forma, você será notificado sempre que inserirmos um conteúdo novo. Combinado?

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*