Desmame de bezerros simples e sem estresse

O desmame dos bezerros no Brasil acontece em torno dos 8 meses de vida desse novo animal. É um período de forte estresse, inclusive, pode ser até considerada uma das fases mais estressantes da vida de um bovino.

Esses sentimentos negativos afetam não só o bezerro, mas a matriz também. Mas existem métodos que podem evitar esse problema e proporciona bem-estar animal adequado.

 

 

O desmame pode ser feito de várias formas. Algumas propriedades separam os dois animais, em pastos diferentes, porém com visualização e contato auditivo. Outras fazem a separação por um período.

Porém, alguns especialistas sugerem que o desmame dos bezerros seja feito com os dois animais de uma vez, sem nenhuma forma de contato entre cria e matriz.

Sempre com foco na sua produtividade e bem-estar animal, a Boi Saúde indica orientações simples que podem ser implementadas na sua propriedade. Confira!

 

Como fazer desmame dos bezerros focado no bem-estar animal

 

Retire a matriz do pasto e a leve para outra pastagem. O bezerro permanece no mesmo local por já conhecer e ter familiaridade com o espaço.

Neste mesmo ambiente, onde estará o bezerro, coloque animais adultos. Essa presença vai proporcionar mais segurança, evitando uma possível agitação.

Não esquece de construir um creep-feeding neste pasto para que os bezerros possam se alimentar de forma adequada e não tem concorrência no cocho.

Para saber como esse espaço auxilia na sua produtividade, acesse a dica: Creep feeding facilita a nutrição de bezerros.

E não esqueça de oferecer uma alimentação adequada e balanceada desde os primeiros meses de vida. A Boi Saúde preparou uma receita com os nutrientes necessários para dar condições de crescimento ideal e de acordo com a expectativa do pecuarista. Saiba mais no link: Receita de ração para bezerros.

 

desmame dos bezerros 1024x871 - Desmame de bezerros simples e sem estresse
Desmame dos bezerros deve ser feita sem estresse para a cria e matriz. – Foto: Fazenda Porangaba. 

Manejo sem estresse 

 

O desmame dos bezerros sem estresse é apenas uma tarefa do manejo que deve seguir toda essa linha. Desde o nascimento, o bezerro precisa ser bem acolhido para que não desenvolva traumas e medos de humanos.

O estresse é um fator que impede o bom resultado na produção, mas não importa a idade e fase do bovino. Sabe aquela pecuária agressiva e que tocava o gado com violência ficou no passado? Pois bem, ficou no passado.

Existem vários tipos de estresse que o gado está sujeito e isso pode ser desde traumas causados pelos peões até o estresse térmico. Sendo assim o impacto é sentido na balança. Bovino estressado não engorda, pelo contrário, perde peso.

Até o momento do transporte exige cuidados para que a carne não chegue escura no frigorífico: Cuidados no transporte de gado de corte.

 

Quer continuar por dentro da pecuária com dicas fáceis e prática como essa? Acesse o canal do YouTube da Boi Saúde. Se inscreva e ative as notificações para não perder nenhum conteúdo: Vídeos com dicas sobre pecuária.

 
Ração para Bezerros - Desmame de bezerros simples e sem estresseRação para Bezerros mobile - Desmame de bezerros simples e sem estresse
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*