Posso dar sal proteinado para bezerros?

O sal proteinado faz parte de um pecuária de sucesso. Muitos produtores, que atuam com reprodução na propriedade, precisam atender aos cuidados nutricionais dos bezerros desde os primeiros meses de vida. Mas será que é permitido oferecer sal proteinado para bezerros?

Do nascimento, com o aleitamento materno, o bezerro recebe todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento de ossos, órgãos e também engorda. Porém, na fase da desmama, que é a mais estressante na vida do animal, o produtor já pode iniciar a introdução de alimentos sólidos. O oferecimento desse tipo de alimento deve ser feito somente a partir da sétima semana após o nascimento. Se você tem dúvidas sobre o peso e a idade certa para a desmama, acesse a dica: Qual o peso e momento certo para a desmama?

No próprio processo da desmama, o produtor já pode começar a oferecer nutrição no cocho, assim como o pasto. E nesse momento, o sal proteinado pode ser iniciado na alimentação do bezerro.

 

Sal proteinado para bezerros

 

Por que o sal proteinado é importante para os bezerros? Por serem animais recém-desmamados, suprir a deficiência de nutrientes, que antes eram fornecidos no leite, apenas no pasto, fica inviável. Até mesmo bovinos adultos, que já estão com a estrutura óssea formada, necessitam de suplementação para engorda. Agora, imagine esses novos animais.

 

sal proteinado para bezerros - Posso dar sal proteinado para bezerros?
Posso dar sal proteinado para bezerros? – Foto: Fotos da Loo/@aloofotos.

O sal proteinado para bezerros aumenta a imunidade e estimula o crescimento saudável. Ainda, auxilia no aumento de peso gradualmente.

Uma sugestão para uma boa aceitação do sal proteinado para bezerros é construir um creep-feeding. Nada mais é que um espaço limitado a entrada de pequenos animais. Assim, não há competição com os animais maiores por alimento.

A indicação é oferecer o sal proteinado para bezerros em todas as épocas do ano. Muitos produtores focam na nutrição apenas na seca. Porém, é preciso já oferecer o sal nas águas como forma de preparação do organismo do gado. Dessa forma, ele chegará na fase mais crítica, com peso ideal, e não sofrerá tantas consequências com a falta de pasto.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor!

Confira o canal da Boi Saúde no Youtube

Confira a dica sobre A identificação de bezerros

 
Sal Proteinado - Posso dar sal proteinado para bezerros?Sal Proteinado mobile - Posso dar sal proteinado para bezerros?
 

🔴 Qual a quantidade de proteinado por animal?

Por mais que tenha diversos benefícios, precisa ter o consumo controlado. Segundo a Embrapa, um animal deve consumir 1 grama de sal proteinado por cada peso vivo do animal por dia, independentemente do sexo. Por exemplo, uma vaca de 400 kg, deve consumir 400 gramas de sal proteinado por dia.

🔴 O que fazer se o bezerro rejeitar o Sal Proteinado?

É possível reverter essa situação. Fubá e melado são boas soluções.

🔴 Vantagens do Sal Proteinado em bezerros:

O sal proteinado aumenta a imunidade e estimula o crescimento saudável. Ainda, auxilia no aumento de peso gradualmente.

🔴 Quando oferecer o Sal Proteinado aos bezerros?

No próprio processo da desmama, o produtor já pode começar a oferecer nutrição no cocho, assim como o pasto. E nesse momento, o sal proteinado pode ser iniciado na alimentação do bezerro.

 
Ração para Bezerros - Posso dar sal proteinado para bezerros?Ração para Bezerros mobile - Posso dar sal proteinado para bezerros?
 

2 pensou em “Posso dar sal proteinado para bezerros?”

  1. Francisco José Moralles disse:

    Tenho dois cavalos que pastam juntos com o gado e eles (cavalo) podem comer sal proteinado??

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Francisco, para tirar sua dúvida com um de nossos especialistas contate-nos pelo WhatsApp, através do link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*