fbpx

Colostro para o bezerro produzido artificialmente

Aprenda a produzir colostro para o bezerro órfão na dica de hoje da Boi Saúde.

Acompanhe!
 

 

O colostro, o primeiro leite da mamada do bezerro, é essencial para a nutrição nos primeiros momentos de vida, pois tem anticorpos de defesa necessários para que o animal tenha um desenvolvimento sadio.

Quando a matriz perde a vida, por algum problema no parto, por exemplo, o produtor pode substituir o colostro para bezerro por uma receita que poderá suprir as necessidades nutricionais do animal recém-nascido.

Acima de tudo, suprir as necessidades do bezerro é fundamental desde os primeiros dias de vida. Lembrando que garantir saúde e boas condições logo após o nascimento faz parte do conceito de bem-estar animal que deve estar presente em todas as ações da propriedade, independentemente da idade.

Sendo assim, evitar o estresse no animal desde a fase materna também é aconselhável. Afinal, animal estressado libera a produção de diversos hormônios que afetam a qualidade da produção, seja de carne, seja de leite. Portanto, atuar dentro dos preceitos básicos da pecuária garante boa produtividade e boa reputação no mercado.

 

Colostro para o bezerro produzido artificialmente
Colostro para o bezerro produzido artificialmente – Foto: Reprodução Internet

A receita é uma mistura de ovo, água e leite integral. O líquido deve ser oferecido ao animal durante os três primeiros dias de vida, três vezes ao dia.

Agora, separe a caneta e o papel e anote a receita a seguir!

 

Receita do colostro para o bezerro

 

  • 1 ovo batido;
  • 300 ml de água;
  • 700 ml de leite integral.

Contudo, o animal deve ser acolhido e ter um bom relacionamento com o humano desde o nascimento. Além disso, evitar procedimentos invasivos nos primeiros dias de vida é uma prática que preserva a saúde do bezerro. Sendo assim, furar a orelha para inserir brincos eletrônicos podem esperar. Para identificação, a sugestão é que o produtor coloque um colar que identifique a matriz desse pequeno animal. Assim, evita o trauma de um procedimento que pode ser evitado e não precisa ser feito necessariamente logo após o nascimento. Saiba mais sobre como fazer a identificação de bezerros: clique aqui

Quer mais receitas? Acesse a dica sobre soro que trata desidratação em bezerros. Clique aqui.

Essa dica te ajudou, amigo e amiga pecuarista? Então deixe seu comentário. Agradecemos a companhia e leitura.

 

Continue aprendendo sobre agro!

 

Por fim, não pare seus conhecimentos por aqui, amigo produtor! Confira outras dicas que separamos para você sobre criação de bezerros:

Confinamento de bezerros: saiba os cuidados na criação

Cuidados nas primeiras horas de vida do bezerro

Quantidade de ração para bezerro no confinamento

Agora, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, nós também temos! Trata-se do nosso canal de vídeos no YouTube.

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.

Acesse agora e assista: Boi Saúde no YouTube.Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

10 pensou em “Colostro para o bezerro produzido artificialmente”

  1. Meu bezerro de 3 meses a 4 dias Caio e não tem forças nas patas traseiras para levantar oque faço ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Isabela, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. wanderson fernando disse:

    jose carlos , boa noite !
    Esse colostro posso fazer e congelar ? e qual metodo de descongelamento voçe me indicaria ? OBRIGADO

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Wanderson, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  3. Pamela Silva dos santos disse:

    Bom dia!! Posso dar quantas vezes por dia? Não é recém nascido, porém está um pouco debilitado.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Pamela, o colostro deve ser oferecido ao animal, três vezes ao dia.

  4. Alguma bezerra que tiver debilitada ou mais fraca pode dar esta receita? Sem ser recém nascida. Tipo de der curso e elas ficarem sentidas, pode fornecer pra aumentar os níveis de energia dela?
    Obrigado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Douglas, sim é recomendado mesmo que o bezerro não seja recém nascido.

  5. Wilia antonio rosa disse:

    Opa boa noite mto boA suas receitas suas dicas pq e sempre bom pra nos qm mexe com gado de leite sempre q tive boas novas pode manda valeu obrigado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Wilia, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

×