Colostro para o bezerro produzido artificialmente


Aprenda a produzir colostro para o bezerro órfão.

O colostro, o primeiro leite da mamada do bezerro, é essencial para a nutrição nos primeiros momentos de vida, pois tem anticorpos de defesa necessários para que o animal tenha um desenvolvimento sadio. Quando a matriz perde a vida, por algum problema no parto, o produtor pode substituir o colostro para bezerro por uma receita que poderá suprir as necessidades nutricionais do animal recém-nascido.

Suprir as necessidades do bezerro é fundamental desde os primeiros dias de vida. Lembrando que garantir saúde e boas condições logo após o nascimento faz parte do conceito de bem-estar animal que deve estar presente em todas as ações da propriedade, independentemente da idade.

Evitar o estresse no animal desde a fase materna também é aconselhável. Animal estressado libera a produção de diversos hormônios que afetam a qualidade da produção, seja de carne, seja de leite. Atuar dentro dos preceitos básicos da pecuária garante boa produtividade e boa reputação no mercado.

Colostro para o bezerro é o melhor alimento para prevenir doenças
Colostro para o bezerro é o melhor alimento para prevenir doenças

A receita é uma mistura de ovo, água, leite integral e óleo. O líquido deve ser oferecido ao  animal durante os três primeiros dias de vida, três vezes ao dia. 

Receita do colostro para o bezerro

– 1 ovo batido

– 300 ml de água

– 1 colher de sopa de óleo vegetal

– 600 ml de leite integral

O animal deve ser acolhido e ter um bom relacionamento com o humano desde o nascimento. Evitar procedimentos invasivos nos primeiros dias de vida é prática que preserva a saúde do bezerro. Furar a orelha para inserir brincos eletrônicos podem esperar. Para identificação, coloque um colar que identifique a matriz desse pequeno animal. Assim, evita o trauma de um procedimento que pode ser evitado e não precisa ser feito necessariamente logo após o nascimento.

Quer mais receitas? Acesse a dica sobre soro que trata desidratação em bezerros. Clique aqui.

 

topo
Bitnami