Aprenda a produzir colostro para o bezerro órfão na dica de hoje da Boi Saúde.
Acompanhe!
O colostro, o primeiro leite da mamada do bezerro, é essencial para a nutrição nos primeiros momentos de vida, pois tem anticorpos de defesa necessários para que o animal tenha um desenvolvimento sadio.
Quando a matriz perde a vida, por algum problema no parto, por exemplo, o produtor pode substituir o colostro para bezerro por uma receita que poderá suprir as necessidades nutricionais do animal recém-nascido.
Acima de tudo, suprir as necessidades do bezerro é fundamental desde os primeiros dias de vida. Lembrando que garantir saúde e boas condições logo após o nascimento faz parte do conceito de bem-estar animal que deve estar presente em todas as ações da propriedade, independentemente da idade.
Sendo assim, evitar o estresse no animal desde a fase materna também é aconselhável. Afinal, animal estressado libera a produção de diversos hormônios que afetam a qualidade da produção, seja de carne, seja de leite. Portanto, atuar dentro dos preceitos básicos da pecuária garante boa produtividade e boa reputação no mercado.

A receita é uma mistura de ovo, água e leite integral. O líquido deve ser oferecido ao animal durante os três primeiros dias de vida, três vezes ao dia.
Agora, separe a caneta e o papel e anote a receita a seguir!
Receita do colostro para o bezerro
- 1 ovo batido;
- 300 ml de água;
- 700 ml de leite integral.
Contudo, o animal deve ser acolhido e ter um bom relacionamento com o humano desde o nascimento. Além disso, evitar procedimentos invasivos nos primeiros dias de vida é uma prática que preserva a saúde do bezerro. Sendo assim, furar a orelha para inserir brincos eletrônicos podem esperar. Para identificação, a sugestão é que o produtor coloque um colar que identifique a matriz desse pequeno animal. Assim, evita o trauma de um procedimento que pode ser evitado e não precisa ser feito necessariamente logo após o nascimento. Saiba mais sobre como fazer a identificação de bezerros: clique aqui
Quer mais receitas? Acesse a dica sobre soro que trata desidratação em bezerros. Clique aqui.
Essa dica te ajudou, amigo e amiga pecuarista? Então deixe seu comentário. Agradecemos a companhia e leitura.
Continue aprendendo sobre agro!
Por fim, não pare seus conhecimentos por aqui, amigo produtor! Confira outras dicas que separamos para você sobre criação de bezerros:
Confinamento de bezerros: saiba os cuidados na criação
Cuidados nas primeiras horas de vida do bezerro
Quantidade de ração para bezerro no confinamento
Agora, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, nós também temos! Trata-se do nosso canal de vídeos no YouTube.
Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.
Acesse agora e assista: Boi Saúde no YouTube.Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?
Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!


Meu bezerro de 3 meses a 4 dias Caio e não tem forças nas patas traseiras para levantar oque faço ?
Olá Isabela, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
jose carlos , boa noite !
Esse colostro posso fazer e congelar ? e qual metodo de descongelamento voçe me indicaria ? OBRIGADO
Olá Wanderson, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Bom dia!! Posso dar quantas vezes por dia? Não é recém nascido, porém está um pouco debilitado.
Olá Pamela, o colostro deve ser oferecido ao animal, três vezes ao dia.
Alguma bezerra que tiver debilitada ou mais fraca pode dar esta receita? Sem ser recém nascida. Tipo de der curso e elas ficarem sentidas, pode fornecer pra aumentar os níveis de energia dela?
Obrigado
Olá Douglas, sim é recomendado mesmo que o bezerro não seja recém nascido.
Opa boa noite mto boA suas receitas suas dicas pq e sempre bom pra nos qm mexe com gado de leite sempre q tive boas novas pode manda valeu obrigado
Olá Wilia, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!