A importância e a diferença do creep-feeding e creep-grazing

Existem diversas maneiras de oferecer uma nutrição adequada aos bezerros. Entre elas, estão o creep-feeding e creep-grazing. Locais exclusivos para esses pequenos animais se alimentarem com foco na produtividade e obtenção dos resultados esperados.

A ideia desses espaços exclusivos é fazer com que os bezerros consumam a alimentação oferecida adequadamente. Alguns animais jovens não têm a alimentação adequada por não conseguirem chegar ao cocho pelo domínio dos animais mais velhos, assim como as pastagens.   Esse impedimento de acesso faz com que os bezerros não se alimentem e fiquem desnutridos.

 

Afinal, o que são creep-feeding e creep-grazing?

 

O creep-feeding é um cercado onde há limites na largura e altura para que só entrem animais jovens nesse espaço com uma alimentação específica. Além do leite da matriz, o bezerro precisa de alimentação complementar com ração e suplementos próprios para a idade. Esses itens são diferentes dos oferecidos aos animais adultos. Quer saber como construir um de forma econômica? Siga as orientações da Boi Saúde: curral ecológico e econômico com pneus usados. 

Já o creep-grazing funciona no mesmo sistema que o creep-feeding. Porém, nesse caso, o pasto que é de uso exclusivo aos bezerros. Assim, a melhor pastagem, aquela mais nutritiva, será consumida por esses animais que precisam estar bem nutridos para fortalecer a imunidade. Entre as forrageiras mais indicadas estão: colonião, coast-cross, milheto, estilosantes, Mineirão ou Leucena. O ideal é montar o seu creep-grazing no meio do pasto, com entrada exclusiva aos pequenos animais. Dessa forma, os bezerros não sairão do campo visual da matriz. E ao verem os bovinos de fora pastando, irão também fazer o mesmo.

 

Saiba a diferença entre o creep-feeding e creep-grazing e os implemente na propriedade.
Saiba a diferença entre o creep-feeding e creep-grazing e os implemente na propriedade. – Foto: MilkPoint

 

Como atrair os bezerros para esses locais

 

Primeiramente, traga um bezerro que já tenha a experiência de entrar no cercado. Coloque-o junto aos outros animais e o produtor irá perceber que ele será como um guia. Esse líder trará conhecimento e segurança aos demais. Em um momento inicial, tire as limitações de entrada e leve a matriz até o cercado. Após se acostumarem, retorne com a limitações.

 
Boi Saúde Logo Preto - A importância e a diferença do creep-feeding e creep-grazing

Ração para Bezerros:
Receba grátis uma receita de ração bezerros!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami