fbpx

Creep grazing e creep feeding: importância e diferenças

Existem diversas maneiras de oferecer uma nutrição adequada aos bezerros. Entre elas, estão o creep-feeding e creep-grazing. Locais exclusivos para esses pequenos animais se alimentarem com foco na produtividade e ganho dos resultados esperados.

A ideia desses espaços exclusivos é fazer com que os bezerros consumam a alimentação oferecida adequadamente. Alguns animais jovens não têm a alimentação adequada por não conseguirem chegar ao cocho pelo domínio dos animais mais velhos, assim como as pastagens.

Esse impedimento de acesso faz com que os bezerros não se alimentem e fiquem desnutridos. Sem contar que o oferecimento do sal logo nos primeiros meses de vida garante uma alta produtividade ao longo da vida.

 
banner banner
 

Afinal, o que são creep-feeding e creep-grazing?

 
O creep-feeding é um cercado onde há limites na largura e altura para que só entrem animais jovens nesse espaço com uma alimentação e nutrição específicas para a fase da cria. Além do leite da matriz, o bezerro precisa de alimentação complementar com ração e suplementos próprios para a idade.

Esses itens são diferentes dos oferecidos aos animais adultos. Quer saber como construir um de forma econômica? Siga as orientações da Boi Saúde: curral ecológico e econômico com pneus usados. 

Já o creep-grazing funciona no mesmo sistema que o creep-feeding. Porém, nesse caso, o pasto que é de uso exclusivo aos bezerros. Assim, a melhor pastagem, aquela mais nutritiva, será consumida por esses animais que precisam estar bem nutridos para fortalecer a imunidade e dar um impulso no desenvolvimento do bovino.

Entre as forrageiras mais indicadas para consumo de bezerros estão: colonião, coast-cross, milheto, estilosantes, Mineirão ou Leucena. O ideal é montar o seu creep-grazing no meio do pasto, com entrada exclusiva aos pequenos animais. Dessa forma, os bezerros não sairão do campo visual da matriz. E ao verem os bovinos de fora pastando, irão também fazer o mesmo.

Por falar em forrageiras, temos um conteúdo completo aqui no blog que aborda tudo sobre as espécies, as qualidades, como fazer o manejo e muito mais. Por isso, te convidamos para a leitura: O que são plantas forrageiras e o impacto na pecuária.

 

A importância e a diferença do creep feeding e creep grazing
A importância e a diferença do creep feeding e creep grazing – Foto: MilkPoint

 

Como atrair os bezerros para esses locais

 

Em primeiro lugar, traga um bezerro que já tenha a experiência de entrar no cercado. Coloque-o junto aos outros animais e o produtor irá perceber que ele será como um guia. Esse líder trará conhecimento e segurança aos demais. Em segundo lugar, tire as limitações de entrada e leve a matriz até o cercado. Após se acostumarem e se sentirem seguros e confortáveis, retorne com a limitações.

 

Importância da introdução alimentar

 

E como já citamos no início do texto, alguns animais jovens não têm a alimentação adequada por não conseguirem chegar ao cocho. Dessa forma, acabam tendo sua nutrição comprometida. Nesse sentido, os bezerros, em especial, necessitam de uma ração diferente das demais fases, como recria e terminação.

Portanto, se você tem dúvidas se a ração oferecida hoje aos seus bezerros é a mais recomendada para o melhor desempenho, confira uma receita com ingredientes e modo de preparo desenvolvida especialmente para essa fase: receita de ração para bezerros. 

 


banner banner
 

Boi Saúde no YouTube

 

Por fim, para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Vídeos atualizados e de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito. Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e inscreva-se no canal e não perca nossas atualizações para aumentar a sua produtividade e ter um lucro cada vez maior.

 

O que é o creep-grazing?

O creep- grazing, é um cercado onde há limites na largura e altura para que só entrem animais jovens nesse espaço para alimentação à pasto.

O que é creep-feeding para bovinos?

O creep-feeding é um cercado onde há limites na largura e altura para que só entrem animais jovens nesse espaço com uma alimentação específica.

Quais as vantagens do creep-feeding?

A maior vantagem é que alguns animais jovens não têm a alimentação adequada por não conseguirem chegar ao cocho pelo domínio dos animais mais velhos, assim como as pastagens. Esse impedimento de acesso faz com que os bezerros não se alimentem e fiquem desnutridos.

Como atrair os bezerros para o creep-feeding e para o creep-grazing?

Primeiramente, traga um bezerro que já tenha a experiência de entrar no cercado. Coloque-o junto aos outros animais e o produtor irá perceber que ele será como um guia. Esse líder trará conhecimento e segurança aos demais.

 


banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×