fbpx

Para que serve cada suplemento na pecuária?

O pasto sozinho, por mais saudável e em grande quantidade, não consegue oferecer para o gado tudo o que é necessário para manter uma engorda em constante crescimento. Com isso, muito se fala sobre o uso de suplemento na pecuária.

Alguns produtores encaram o uso essencial e consideram o fornecimento obrigatório todos os meses da lida e outros tentam seguir sem eles, apenas com a pastagem nas águas e ração ou silagem na seca. Não importa em qual grupo você se encaixa, entender a função de cada um dos suplementos garante a possibilidade de uma melhor estratégia e mais lucro para a sua propriedade.

O primeiro passo é encarar o uso de suplemento na pecuária como investimento e não prejuízo. Com eles, você terá condições de alcançar as metas estipuladas e ainda, promover melhorias na sua produção a cada nova safra, mesmo que não tenha condições de investir em melhoramento genético agora.

Para isso, saber o papel de cada suplemento, porque e quando usá-lo, irá te dar condições de aumentar a sua produtividade, sem acrescentar muitas demandas no seu manejo, já que a maioria deles é utilizada diretamente no cocho.

Para que serve cada suplemento na pecuária? 

Os principais suplementos utilizados na pecuária são:

  • Sal mineral;
  • Sal proteinado;
  • Ureia;
  • Sal proteico energético;
  • Virginiamicina

Claro que existem outros, porém, esses são os mais básicos para que você alcance as arrobas desejadas, além de produzir um produto final disputado pelos fornecedores.

O manejo de todos os suplementos apresentados aqui é muito fácil. Basta oferecê-los diretamente no cocho, a partir da dosagem recomendada de cada um deles, e também na época correspondente. Alguns, como a virginiamicina, você pode oferecer o ano todo.

Quanto mais a sua lida for organizada, nada ficará para a última hora e todas as tarefas serão executadas tranquilamente, no seu devido tempo. Por isso, não encare o uso dos suplementos como algo que irá tomar tempo. A partir de agora, você não terá mais desculpas para deixar de oferecer o melhor para o ganho e conquistar o lucro que tanto deseja.

 


banner banner
 

Confira agora os detalhes de cada suplemento na pecuária.

Sal mineral 

Começando pelo mais básico de todos, o sal mineral é um sal enriquecido com as vitaminas, minerais e outros elementos necessários para fortalecer a saúde do animal. Esse suplemento é necessário, pois o pasto não consegue fazer todo o trabalho sozinho, mesmo que ele seja nutritivo.

Dependendo do solo e da forrageira, o gado absorve mais nutrientes do que outros, podendo sofrer com a falta de alguns deles. E todos são necessários para que o desempenho e a produtividade sejam cada vez maiores, a partir do avanço das fases, da cria, recria, para a terminação, assim como o ganho de peso.

O sal mineral é enriquecido com ferro, cálcio, fósforo, entre outros, responsáveis por melhorar a reprodução, evitar fraturas e até queda na resistência.

Será que te convencemos a iniciar o fornecimento? Em poucas semanas de uso, você sentirá a diferença. O ideal é que seja oferecido na época das águas, quando os minerais são mais escassos, quando comparado com a época da seca.

Saiba mais:

 

Sal proteinado

O sal proteinado é o sal mineral enriquecido com proteínas, que são essenciais para a manutenção da saúde e, consequentemente, do ganho de peso. Como a principal fonte de proteína é a pastagem, o uso sal proteinado é essencial na seca, já que repõe no cocho, o que não é consumido pela falta de pasto.

Por mais que você utilize estratégias de alimentação como ração ou silagem, nada irá substituir o sal proteinado, que irá complementar a quantidade de proteínas necessárias para manter a produção em dia.

O uso do sal proteinado é muito recomendado pela Embrapa, principalmente aliado à ureia, que vamos abordar no próximo tópico.

 


banner banner
 

 

Ureia

A ureia é uma fonte de nitrogênio que auxilia no ganho de peso do gado durante a seca. Por ter um ótimo custo benefício, ajuda o produtor que pode estar passando alguma dificuldade financeira, a evitar mais prejuízos no fim da seca.

Tem resultados comprovados e reduz as chances de perda de peso na seca quando utilizada com o sal proteinado.

O medo de intoxicação não pode ser mais utilizado como desculpas já que temos disponível no mercado o Total Ureia Premium, a única ureia que pode ser consumida, mesmo molhada, não causando nenhum dano à saúde do animal.

Ainda, o Total Ureia Premium dispensa o período de adaptação e por ter sabor de baunilha, é mais palatável aos animais.

Entenda mais: Total ureia premium: ureia para gado que pode ser molhada.

Mas caso você ainda tenha a ureia tradicional na sua propriedade, continue com os cuidados que são essenciais. Confira quais são eles: Tudo sobre ureia para bovinos: confira os cuidados.

 

Virginiamicina

A virginiamicina é um aditivo melhorador de desempenho. Atua diretamente no organismo dos bovinos e tem como principal objetivo aumentar as arrobas. Isso acontece a partir da atuação direta no sistema digestivo dos animais.

Os maiores produtores do Brasil utilizam a virginiamicina por sentirem no dia a dia a produtividade que oferece, de forma prática, na balança e na qualidade da carne produzida.

E mesmo que você ainda seja um iniciante ou produtor de médio porte, pode também usufruir desse suplemento. Assim como o sal, nas primeiras semanas de uso já é possível notar a diferença no ganho de peso e também nas condições corporais dos animais.

Então, caso você queira uma pecuária com lucro e com crescimento a cada ano, inicie agora mesmo o uso dos suplementos.

Foto da capa: Fazendas Ouro Branco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*