fbpx

Como prosperar na pecuária?

Muitas vezes, o desânimo bate em milhares de produtores rurais que criam gado Brasil a fora. Em muitas situações pensamos em desistir e até mudar de profissão. Nesse momento, é preciso ter muita força de vontade e fazer o diferente. Mudar o cenário é possível e você pode sair das dívidas e passar a ter um status confortável para você e sua família. Confira aqui, as orientações da Boi Saúde para ter um lucro e como prosperar na pecuária.

 

O que fazer quando minha criação de gado não dá retorno?

A pecuária não dá retorno quando o lucro não cobre as despesas para manter tudo funcionando, desde os investimentos mais básicos como contas de luz até o pagamento de funcionários e também de parcelas de empréstimos e crédito rural.

É comum no começo o negócio começar com uma margem negativa. O objetivo, com a produção funcionando e, principalmente, após as primeiras vendas, é a conta ficar positiva.

Para isso, é necessário ter foco, desde o início até nos momentos de prosperidade para continuar sempre a bater as metas que devem ser maiores a cada ano.

Como prosperar na pecuária?

 

1 – Quite ou renegocie suas dívidas

Se aquela parcela em aberto só aumenta, evite ao máximo deixá-la acumular. Os juros costumam ser altos quando empréstimos não são pagos, causando grandes rombos no fluxo de caixa.

Como já foi indicado acima, é muito comum começar o negócio no vermelho. Mesmo que as terras e o gado sejam adquiridos por herança, há sempre melhorias a serem feitas como compra de novos maquinários, expansão de terras, melhoramento genético por meio de aquisição de novos animais.

Antes de mais nada, contabilize tudo o que você tem e o que será necessário para manter o negócio produzindo. A partir daí, analise o que é urgente e que não pode ficar para depois. E não deixe de contatar as empresas nas quais têm empréstimo para tentar renegociar as parcelas.

 

2 – Aproveite ofertas de produtos para a ração e nutrição

Um produtor que prospera aproveita boas oportunidades. A black friday é um grande evento mundial porque muitas marcas aderem descontos e promoções únicos para a data e muitos consumidores esperam esse momento para conquistar um item muito desejado. Como acontece uma única vez em novembro, diversas outras datas são boas oportunidades para economizar.

Dia do Consumidor, datas comemorativas como Dia das Mães e dos Pais, entre outras sempre têm ofertas que podem garantir uma porcentagem de desconto lucrativa.

Se você produz o próprio sal e ração na propriedade, fique de olho na cotação dos insumos. Negocie com os fornecedores e não tenha vergonha de pedir desconto.

   


banner banner
 

Acompanhe sempre as projeções do mercado para não só economizar, mas saber os fatores que estão impactando os preços como embargos, suspeitas de doenças, suspensões de importações, entre outros. Fique atento a tudo e coloque na sua rotina acessar pelo menos um portal de notícias do agro por dia. 

 

3 – Melhore sempre sua produção

Estude sempre! Por mais que a pecuária seja uma das profissões mais antigas e tradicionais do mundo, a tecnologia está invadindo o campo para melhorar nosso progresso.

Além de maquinários, temos diversos aplicativos que monitoram não apenas o clima, mas o peso, vacinas, medicamentos, reprodução e até a localização do gado. Brincos de identificação e monitoramento são muito bem-vindos na pecuária facilitando o acompanhamento do desempenho do animal individualmente e do rebanho como um todo.

Ainda temos aditivos que, por meio de pesquisas, reduzem doenças e aumentam o peso do gado. A virginiamicina é um deles. Por ser um melhorador de desempenho, é utilizado para garantir a absorção dos nutrientes que garantem a engorda, convertendo-os em energia.

Entenda mais:

 

4 – Tenha sempre os pés no chão 

Pensar alto faz parte! Mas tenha sempre os pés no chão. Um dos segredos de como saber prosperar na pecuária é saber aplicar o dinheiro com muito cuidado. Toda vez que for comprar algo com preço que irá impactar seu orçamento, faça as seguintes perguntas:

  • É o momento de comprar esse equipamento, expandir as terras ou um novo animal?
  • Em quanto tempo terei o retorno financeiro pela compra?
  • Eu realmente preciso de algo nesse porte? Irá mudar a realidade da minha propriedade?

Tudo tem seu tempo. Queremos que sua propriedade tenha o melhor maquinário que existe e animais que sejam considerados de referência genética e de produto de qualidade. Mas para isso, é preciso seguir aos poucos, com cautela e fazendo o básico muito bem feito.

Esse básico engloba todas as atividades do manejo diário como:

  • Nunca, jamais deixe seus animais sem alimento. Não tem pasto? Sirva silagem ou ração no cocho;
  • Água limpa em quantidade adequada, suficiente para o número de animais, deve ser oferecida e trocada sempre;
  • Monitorar doenças e preservar bem o pasto;
  • Oferecer sal mineral nas água e sal proteinado na seca;
  • Aplicar vacinas, de acordo com o calendário das autoridades.

 


banner banner
 

 

5 – Seja justo e honesto nos negócios e na vida! 

Ao negociar a venda de animais, seja honesto. Informe sempre as condições do gado e o peso. Cumpra todas as regras sanitárias e evite doenças ao máximo.

Tenha como prioridade os prazos de pagamento e também os de entrega dos animais. Acompanhe o embarque para que os bovinos sejam transportados da forma mais segura possível, além de garantir que o comprador irá recebê-los nas condições em que foram negociados.

Tenha sempre como meta, além de lucrar mais, garantir uma boa vida aos seus animais. Trate-os com respeito e com gentileza.

Para mais dicas sobre como prosperar, acesse os conteúdos:

Foto da capa: Boy Fotógrafo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*