Semi-confinamento: qual o melhor sal?

O semi-confinamento é o sistema que implementa o pasto e confinamento. É um método de criação que pode ser inserido em propriedades de todos os tamanhos. E para potencializar a engorda o uso do sal é mais que necessário. Mas qual tipo será o adequado? Sal mineral, sal proteinado ou sal proteico energético?

O semi-confinamento é intensifica a fase de terminação do gado de corte. Não demanda uma estrutura física grande como o confinamento e promete um melhor desempenho na produção que o sistema a pasto implementado unicamente. Os animais mais indicados para serem inseridos são machos castrados e fêmeas.

Mas não basta só focar no sal como alimentação base para a engorda. Como o semi-confinamento também envolve pasto, a qualidade da forrageira precisa ser sempre monitorada, assim como o solo. A pastagem é incluída na alimentação como volumoso. Nas águas, ofereça uma boa quantidade para manter o peso e  na seca, implemente estratégias para manter o alimento nesse período. Vedar o pasto é uma boa alternativa.

O concentrado não pode ficar de fora. Oferecer entre 0,7% a 2% no cocho por peso vivo do animal auxilia no desempenho e acabamento da carcaça.

 

Oferecimento da alimentação

 

Para quem acha que apenas abastecer o cocho diariamente é o suficiente para uma alta produtividade está enganado. No semi-confinamento, o cocho precisa ter 60 centímetro lineares para não haver competição entre os bovinos e todos se alimentarem da mesma forma. O cocho feito de tambor de plástico pode ser utilizado na ocasião. Para saber como fazer um, acesse: Quais suplementos servir no cocho bombona.

A ureia é uma boa complementação. Caso a utilize, é recomendado que o cocho seja coberto e tenha furos para evitar acúmulo da água da chuva e cause intoxicação aos bovinos.

Outro fator importante é o horário do oferecimento do sal. Ainda não abordamos qual o melhor tipo, mas será nosso próximo tópico. Abastecer às 10h e às 16h são bons horários para o consumo. Não são períodos muito quentes do dia, quando os bovinos sentem menos fome e evitar até mesmo transitar em locais sem sombra.

A ração oferecida por ter como base milho triturado, casca de soja, farelo de algodão e/ou de soja e sal mineral.

 

semi confinamento 1024x543 - Semi-confinamento: qual o melhor sal?
Semi confinamento também necessita de diversos tipos de sal para melhorar o desempenho. – Foto: Pixabay.

Semi-confinamento: qual o melhor sal?

 

O uso do sal por si só já proporciona um bom auxílio na engorda, amigo produtor. Porém, utilizar o mais indicado para o semi-confinamento, trará resultados mais promissores.

A decisão do melhor sal para oferecer aos bovinos no sistema pode depender não só da época do ano, mas também na necessidade nutricional daquele gado.

As opções de sal para uso na pecuária são:

  • Sal mineral que é muito utilizado na seca. Tem como base ingredientes que consumidos pelo gado fortalecem a nutrição não encontrada no solo, por meio da pastagem, ou até mesmo, na ração. O cálcio e o fósforo que são essenciais para a saúde dos bovinos devem fazer parte da formulação. Para adquirir mais conhecimento, clique na dica: Como aumentar ou diminuir o consumo de sal mineral;
  • Sal proteinado. É um suplemento tão básico que pode ser feito pelo próprio produtor. Quer receber uma receita com os ingredientes e dosagens exatas? É só acessar: quero a receita gratuita de sal proteinado. 
  • A mistura de sal mineral e sal proteinado: Sal proteinado com sal mineral: posso misturar?
  • Sal proteico energético: tem como ingredientes milho moído, sal mineral, ureia e sulfato de amônia. E se quiser preparar a sua própria receita, te indicamos a leitura: receita sal proteico energético.

 

Referência: 

Nutrição de bovinos de corte: fundamentos e aplicações / editores técnicos, Sérgio Raposo de Medeiros, Rodrigo da Costa Gomes, Davi José Bungenstab. — Brasília, DF : Embrapa, 2015.  Estratégias alimentares para gado de corte: suplementação a pasto, semiconfinamento e confinamento. Capítulo 9.

 
Boi Saúde Logo Preto - Semi-confinamento: qual o melhor sal?

Sal Proteinado:
Receba grátis uma receita de sal proteinado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*