Semi-confinamento de gado: qual o melhor sal?

O semi-confinamento de gado é o sistema que implementa o pasto e confinamento. É um método de criação que pode ser inserido em propriedades de todos os tamanhos.

E para potencializar a engorda o uso do sal é mais que necessário. Mas qual tipo será o adequado?

Entre as opções, temos: sal mineral, sal proteinado ou sal proteico energético?

O semi-confinamento intensifica a fase de terminação do gado de corte. Não demanda uma estrutura física grande como o confinamento. E ainda, promete um melhor desempenho na produção que o sistema a pasto implementado unicamente.

Os animais mais indicados para serem inseridos são machos castrados e fêmeas.

Mas não basta só focar no sal como alimentação base para a engorda.

Como o semi-confinamento também envolve pasto, a qualidade da forrageira precisa ser sempre monitorada. Assim como o solo.

A pastagem é incluída na alimentação como volumoso. Nas águas, ofereça uma boa quantidade para manter o peso. No entanto, na seca, implemente estratégias para manter o alimento nesse período. Vedar o pasto é uma boa alternativa. A irrigação também. As silagens, como a de feno, são boas alternativas.

O concentrado não pode ficar de fora. Ofereça entre 0,7% a 2% no cocho por peso vivo do animal. Essa porcentagem auxilia no desempenho e acabamento da carcaça.

 

Oferecimento da alimentação

 

Para quem acha que apenas abastecer o cocho diariamente é o suficiente para uma alta produtividade está enganado. No semi-confinamento, o cocho precisa ter 60 centímetro lineares para não haver competição entre os bovinos e todos se alimentarem da mesma forma. O cocho feito de tambor de plástico pode ser utilizado na ocasião. Para saber como fazer um, acesse: Quais suplementos servir no cocho bombona.

A ureia é uma boa complementação. Caso a utilize, é recomendado que o cocho seja coberto e tenha furos para evitar acúmulo da água da chuva e cause intoxicação aos bovinos.

Outro fator importante é o horário do oferecimento do sal. Ainda não abordamos qual o melhor tipo. Mas será nosso próximo tópico.

Abastecer às 10h e às 16h são bons horários para o consumo. Não são períodos muito quentes do dia. Portanto, não abasteça fora dessa margem. Em outras palavras, quando os bovinos sentem menos fome.E evitam até mesmo transitar em locais sem sombra.

E por falar em sombra, como está a proteção do calor a sua propriedade?

A ração oferecida por ter como base milho triturado, casca de soja, farelo de algodão e/ou de soja e sal mineral.

Já acessou a nossa página sobre receitas de ração para o gado? Confira qual a melhor fonte de alimentação, de acordo com a fase da sua produção: receita de ração.

 

semi confinamento 1024x543 - Semi-confinamento de gado: qual o melhor sal?
Semi confinamento também necessita de diversos tipos de sal para melhorar o desempenho. – Foto: Pixabay.

 

Semi-confinamento de gado: qual o melhor sal?

 

O uso do sal por si só já proporciona um bom auxílio na engorda, amigo produtor. Porém, utilizar o mais indicado para o semi-confinamento, trará resultados mais promissores.

A decisão do melhor sal para oferecer aos bovinos no sistema pode depender não só da época do ano. Mas também na necessidade nutricional daquele gado.

Para saber as deficiências, a análise do solo é fundamental. Leia: Análise de solo: por que fazer na sua propriedade.

As opções de sal para uso na pecuária são:

  • Sal mineral que é muito utilizado na seca. Tem como base ingredientes que consumidos pelo gado fortalecem a nutrição não encontrada no solo, por meio da pastagem, ou até mesmo, na ração. O cálcio e o fósforo que são essenciais para a saúde dos bovinos devem fazer parte da formulação. Para adquirir mais conhecimento, clique na dica: Como aumentar ou diminuir o consumo de sal mineral;
  • Sal proteinado. É um suplemento tão básico que pode ser feito pelo próprio produtor. Quer receber uma receita com os ingredientes e dosagens exatas? É só acessar: quero a receita gratuita de sal proteinado. 
  • A mistura de sal mineral e sal proteinado: Sal proteinado com sal mineral: posso misturar?
  • Sal proteico energético: tem como ingredientes milho moído, sal mineral, ureia e sulfato de amônia. E se quiser preparar a sua própria receita, te indicamos a leitura: receita sal proteico energético.

Para saber mais dicas sobre pecuária, acesse nosso canal. Vídeos sobre como potencializar sua pecuária estão disponível, com atualizações toda semana: Boi Saúde no YouTube.

Referência: 

Nutrição de bovinos de corte: fundamentos e aplicações / editores técnicos, Sérgio Raposo de Medeiros, Rodrigo da Costa Gomes, Davi José Bungenstab. — Brasília, DF : Embrapa, 2015.  Estratégias alimentares para gado de corte: suplementação a pasto, semiconfinamento e confinamento. Capítulo 9.

 
Sal Proteinado - Semi-confinamento de gado: qual o melhor sal?Sal Proteinado mobile - Semi-confinamento de gado: qual o melhor sal?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*