O uso do sal mineral das águas é um clássico na pecuária, mas mesmo sendo um aliado da produtividade junto ao pasto, você pode aumentar o desempenho do gado com outros suplementos e até aditivos. Afinal, se existem oportunidades de baixo custo para você melhorar a sua produtividade, por que não usá-los?
A nutrição e aditivos têm uso muito fácil e prático na pecuária e o retorno financeiro compensa demais. Mas para que você realmente aumente o seu lucro, não deixe o que você serve no cocho fazer todo o papel sozinho.
A pecuária lucrativa é consequência de um conjunto de fatores bem executados que envolve controle de doenças, alimentação e nutrição muito bem planejadas, protocolo nutrição específico para a seca, além de ter um pasto com a manutenção em dia. Não esqueça da estrutura que precisa atender todas as necessidades do gado e dos funcionários que atuam no manejo.
Por que usar sal mineral nas águas?
O sal mineral é um dos componentes fundamentais para se ter uma pecuária com desempenho. O uso do sal no cocho complementa o consumo e absorção de nutrientes, principalmente, os minerais que não ficam disponíveis no pasto durante o período das águas.
Esses minerais como: zinco, cálcio, enxofre, sódio, entre outros, trabalham no organismo do gado, prevenindo doenças, e promovem o crescimento e engorda saudáveis.
E mesmo com o pasto, o uso é indicado, pois esses elementos estão em quantidade maior ou menor do que a ideal para que tenham o resultado efetivo no rebanho. Para saber o que realmente reforçar no cocho, por meio do sal, conhecer seu solo é a melhor alternativa.
A partir de uma análise de solo, um procedimento simples, que pode ser feito por empresas especializadas da sua cidade. Saiba mais: Análise de solo: por que fazer na sua propriedade.
Com o resultado em mãos, você terá condições de produzir com seu sal mineral, com o que seu gado mais precisa:
O que oferecer para o gado, além do sal mineral nas águas?
Existem diversas oportunidades de aumentar o desempenho do seu gado. E mesmo com essas orientações, não deixe de usar o sal.
Virginiamicina – aditivo melhorador de desempenho que aumenta a peso progressivamente, além de promover o rendimento de carcaça. Pode ser utilizada em todas as fases de criação, incluindo cria e até animais direcionados para reprodução. Para a vaca de cria, a virginiamicina estimula o aumento do peso dos bezerros, para que nasçam já com tamanho maior que a média. Pode ser misturada na ração ou no sal, facilitando a rotina do produtor, que poderá ver o aumento de peso poucas semanas após o início do uso.
Sal proteico energético – maximizar a utilização do pasto pelo fornecimento de energia, proteína, minerais e ionóforos. Esse é o objetivo desse tipo de sal. Se o seu pasto é deficiente em proteínas, uma informação que pode ser apontada pela análise de solo, foque nesse tipo de sal para evitar queda de desempenho e fornecer o que realmente é necessário para a engorda durante o período.
Ureia – a ureia não precisa ser utilizada apenas na seca. Nas águas, também promove bons benefícios para o gado, auxiliando no aumento da digestibilidade do pasto. É considerada uma suplementação de baixo custo pelo benefício que proporciona.
Posso oferecer ureia para o gado no período das águas?
Você pode servir ureia para o gado no período das águas. Mas existem alguns cuidados a serem tomados. Como é uma época de chuvas, as chances de acúmulo de água no cocho, provocando chances de intoxicação dos animais. Existem diversas formas de tratar o problema: Tratamento de intoxicação por ureia em bovinos.
Mas, não deixe de utilizar a ureia por medo da intoxicação. A tecnologia está cada vez mais presente na pecuária e chegou até o cocho. O Total Ureia Premium é a única ureia do mercado para uso em bovinos que pode ser molhada. Ainda, não há necessidade do período de adaptação e tem sabor mais palatável comparada às demais disponíveis no mercado, melhorando o consumo. Saiba mais clicando aqui.
Continue a aprender mais sobre o tema:
- Como fazer sal mineral com ureia para bovinos;
- Ureia para gado: posso servir o ano todo?
- Diferença entre sal para gado: qual oferecer na seca e nas águas