Você utiliza ureia na sua pecuária, amigo produtor? Além de trazer um resultado muito bom, tem baixo custo, o que potencializa os rendimentos da propriedade. Mas será que podemos servir ureia para gado o ano todo?
Antes de mais nada, vamos entender o que é a ureia e a importância na nutrição animal. A ureia facilita a melhora da eficiência da digestão e adiciona aminoácidos no organismo do animal. Por isso, complementa a nutrição do gado, proporcionando economia ao produtor.
Posso servir ureia para o gado o ano todo?
Sim, amigo produtor. No período da seca, a ureia para o gado é fundamental para evitar a perda de peso. Porém, ao contrário do que muitos produtores pensam, deve também ser utilizada no período das águas. Nessa época de boa engorda, os resultados tanto são muito bons e produtivos.
Como servir?
Ureia, sulfato de amônia e sal mineral. A dosagem mais indicada é:
- 50 gramas de ureia;
- 10 gramas de sulfato por animal/dia.
Se o sulfato de amônia estiver em falta na sua região, é possível substitui-lo por sulfato de magnésio ou sulfato de cálcio.

Três dicas para servir ureia para o gado
- Se o gado for criado em regime de pasto, sirva-a no período da tarde. A liberação da amônia vai coincidir com a degradação da pastagem que o gado consumiu o dia todo;
- Tenha sempre na sua propriedade cinco litros de vinagre. Caso seu animal seja intoxicado, o vinagre pode salvá-lo;
- No período das águas, sempre sirva a ureia em cocho coberto. Faça furos no fundo do cocho para evitar o acúmulo de água e causar problemas de saúde nos bovinos. Para saber o modelo ideal de cocho, clique: Cocho tem segredos de manejo para melhorar resultados.
Você tem bezerros na sua propriedade e quer iniciar a nutrição? Confira a dica e complemente seus conhecimentos sobre o tema: Posso servir uréia para bezerros?.
Excelentes
Olá Edvardo, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!