Ureia para gado: posso servir o ano todo?

Gostou? Compartilhe!

Você utiliza ureia na sua pecuária, amigo produtor? Além de trazer um resultado muito bom, tem baixo custo, o que potencializa os rendimentos da propriedade.

Mas será que podemos servir ureia para gado o ano todo? É o que você vai descobrir e aprender na dica de hoje da Boi Saúde. Esperamos que essa dica seja uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Por isso, te convidamos para acompanhar o nosso conteúdo até o final.

Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente nos comentários. Será um prazer te responder.

Então, vamos começar?

 

 

Antes de mais nada, vamos entender o que é a ureia e a importância na nutrição animal. A ureia facilita a melhora da eficiência da digestão e adiciona aminoácidos no organismo do animal. Por isso, complementa a nutrição do gado, proporcionando economia ao produtor.

 

Posso servir ureia para o gado o ano todo?

 

Sim, amigo produtor. No período da seca, a ureia para o gado é fundamental para evitar a perda de peso. Porém, ao contrário do que muitos produtores pensam, deve também ser utilizada no período das águas. Afinal, nessa época de boa engorda, os resultados são muito bons e produtivos.

 

Como servir?

 

Ureia, sulfato de amônia e sal mineral. A dosagem mais indicada é a seguinte:

  • 50 gramas de ureia;
  • 10 gramas de sulfato por animal/dia.

Se o sulfato de amônia estiver em falta na sua região, é possível substitui-lo por sulfato de magnésio ou sulfato de cálcio.

 

ureia para gado
Ureia para o gado servida o ano todo garante maior produtividade. – Foto: @aloofotos

Três dicas para servir ureia para o gado

 

  • Se o gado for criado em regime de pasto, sirva-a no período da tarde. A liberação da amônia vai coincidir com a degradação da pastagem que o gado consumiu o dia todo;
  • Tenha sempre na sua propriedade cinco litros de vinagre. Caso seu animal seja intoxicado, o vinagre pode salvá-lo;
  • No período das águas, sempre sirva a ureia em cocho coberto. Faça furos no fundo do cocho para evitar o acúmulo de água e causar problemas de saúde nos bovinos. Para saber o modelo ideal de cocho, clique: Cocho tem segredos de manejo para melhorar resultados.

Por fim, você tem bezerros na sua propriedade e quer iniciar a nutrição? Confira a dica e complemente seus conhecimentos sobre o tema: Posso servir uréia para bezerros?. 

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho. Caso você já use o método na sua propriedade, conte pra nós: como você serve ureia para o seu gado? Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!

 

Conteúdo em vídeo

 

Não pare seus conhecimentos por aqui, amigo produtor.

Para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro, em formato de vídeo. Tudo isso de forma gratuita! Acesse:  Boi Saúde no YouTube.

A cada semana tem um vídeo novo. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Pra que serve a ureia para gado?

A ureia facilita a melhora da eficiência da digestão e adiciona aminoácidos no organismo do animal. Por isso, complementa a nutrição do gado, proporcionando economia ao produtor.

Posso servir ureia para o gado na seca?

Sim, amigo produtor. No período da seca, a ureia para o gado é fundamental para evitar a perda de peso. Porém, ao contrário do que muitos produtores pensam, deve também ser utilizada no período das águas.

Como servir ureia para gado?

Ureia, sulfato de amônia e sal mineral. A dosagem mais indicada é: 50 gramas de ureia; 10 gramas de sulfato por animal/dia. Se o sulfato de amônia estiver em falta na sua região, é possível substitui-lo por sulfato de magnésio ou sulfato de cálcio.

Em qual horário devo servir ureia para o gado?

Se o gado for criado em regime de pasto, sirva-a no período da tarde. A liberação da amônia vai coincidir com a degradação da pastagem que o gado consumiu o dia todo.

6 pensou em “Ureia para gado: posso servir o ano todo?”

  1. João Bosco da Silva júnior disse:

    Parabéns pelas dicas! Estou começando e tem mim ajudado muito , obrigado! Esse sulfato de amônio que mistura com uréia é o mesmo sulfato mineral fertilizante simples para adulto?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá João, obrigado por nos acompanhar, sim, é esse mesmo! Qualquer dúvida estarei a disposição. Abraço!

  2. Paulo Ricardo disse:

    Como uso o vinagre Carlos para evitar intoxicação?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo, o tratamento é feito quando o animal é intoxicado, você vai servir vinagre e ácido acético 5% para o animal nos primeiros sintomas. Sirva grande quantidade de água gelada que inibe a absorção do componente que causa a intoxicação pela ureia. E sempre consulte seu veterinário de confiança.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Edvardo, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*