fbpx

Raças de boi: as melhores para criação no Brasil

 
banner banner
 

Os produtores rurais com baixo desempenho na produtividade estão cometendo alguns erros. Se você é um deles, já pensou que o animal escolhido não seja o ideal para sua região e clima? Entender as características das raças de boi auxilia a produção a bater os resultados esperados, além do produto ser de alta qualidade, a partir de um bom rendimento de carcaça.

Então, amigo produtor, adquira aqui conhecimento sobre as raças de boi que tem melhor desempenho no nosso país. Existem muitas outras além da Nelore e que, dependendo da sua região, será alternativa para aumentar a sua renda.

Vamos aprender juntos quais as raças mais produtivas para que você invista cada vez mais nelas!

Antes de iniciar a leitura, adquira um material completo sobre raças de gado de corte. Receba gratuitamente clicando aqui. No conteúdo, você terá acesso às principais características das raças de gado com desempenho no Brasil, reunidas em único lugar.

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

raças de boi
Entre as raças de boi, temos a Guzerá que apresenta bons resultados no Brasil. – Foto: Guzerá Jovem

Quais são as raças de boi?

 

Existem mais de mil raças de boi no mundo. Entretanto, seria um catálogo muito grande para descrevermos cada uma aqui. Por isso, amigo produtor, vamos direto ao ponto e abordar as melhores para a produção no Brasil.

Afinal, o nosso objetivo é que você tenha uma produtividade maior, a partir de um desempenho acima da média, ao escolher a raça ideal para a sua propriedade.

As raças de boi mais produzidas no Brasil são:

 

Angus

Produz uma carne muito apreciada pelos consumidores mais exigentes. É uma raça rústica, com boa adaptabilidade e precocidade sexual. O ganho de peso é considerado fácil, desde que os princípios da boa pecuária sejam aplicados diariamente.

Saiba mais: Angus e brangus: conheça a diferença entre as raças

 

Brangus

Se a carne marmorizada está entre seus objetivos, essa é a sua raça. Adaptada desde as temperaturas mais baixas até calor tropical, tem rebanho concentrado no Rio Grande do Sul.

A resistência aos carrapatos é um dos pontos fortes da raça, além da qualidade e sabor da carne produzida.

Aprofunde mais: Brangus: resultado de cruzamentos e carne marmorizada

 

 

Brahman

Muitos pequenos e médios produtores iniciam a criação com o Brahman. Tem um ótimo rendimento de carcaça e os machos podem chegar a 540 quilos.

Leia mais informações: Gado Brahman: ótimo investimento para gado de corte

 

Gir

Aptidão para leite e carne, sendo considerado o zebuíno com maior produtividade de leite em países tropicais. Ou seja, se você pretende aumentar sua produção de leite, ou iniciar uma, coloque a raça Gir na sua lista.

Entenda: Gir Leiteiro e Gir: dupla aptidão e resistência térmica

 

Guzerá

Animal de grande porte, corresponde a 4% do rebanho brasileiro. É musculoso e tem altas taxas de fertilidades. Se você atua com estação de monta na propriedade, essa pode ser a sua escolha.

Se interessou? Então, clique: Guzerá: o que você precisa saber para criar a raça

 

Nelore

Nosso maior rebanho. Está super adaptada ao clima e solo brasileiros. Está sempre na lista de opções dos profissionais que estão começando na atividade. Essa raça é tão importante para a nossa pecuária que nas linhas mais abaixo, você saberá em detalhes sobre as características dela.

 

Senepol

Tolerância ao calor e mansidão são algumas das características. Tem a habilidade de sobreviver em pântanos. O Brasil é considerado um celeiro genético mundial da raça.

Complemente:

E não podemos deixar de dar destaque para as que são 100% nacionais como a Tabapuã e a Caracu.

 

Outro exemplo de raças de boi é a caracu. – Foto: Angelo Pagliosa

Tabapuã

Nosso zebu brasileiro tem boa produtividade no confinamento. Raça 100% nacional desenvolvida em Minas Gerais é resultado do cruzamento entre fruto do cruzamento entre as raças Guzerá e Nelore.

Se está refletindo sobre essa raça, confira mais detalhes: Tabapuã: zebu brasileiro ideal para confinamento.

 

Caracu

Patrimônio nacional, é mocho e considerada a raça europeia com maior adaptabilidade no Brasil. Não tem chifres e tem casco duro e preto. Produz nelore? Experimente o cruzamento. O resultado é muito satisfatório.

A caracu é uma raça que merece uma consideração especial. Por isso, preparamos um material exclusivo sobre ela. Clique aqui e receba o seu gratuitamente.

 

Qual é a melhor raça de boi para criação no Brasil?

 

Indiscutivelmente, a Nelore é a campeã quando o assunto é raças de boi mais produzidas no Brasil. Várias são as justificativas para esse título.

Em primeiro lugar, tem origem na Índia, um país com um clima tropical muito parecido com o nosso. Em segundo lugar, tem características que proporcionam uma alta produtividade e desempenho.

O Nelore praticamente domina a nossa produção. Desde os pequenos até os grandes produtores, independentemente do método de criação, adotam o Nelore pela qualidade do produto final.

A raça desembarcou aqui no Brasil no século 19, segundo a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, mais precisamente no ano de 1868, na cidade de Salvador, capital da Bahia.

Hoje, o rebanho de nelore em terras brasileiras chega a 200 milhões de cabeças. A produção é destinada a corte e leite.

 

Depois da escolha das raças de boi, planeje sua lida

 

Ter um calendário muito bem planejado de todas as ações da lida não deixa nenhuma para trás.

Cada atividade importa e como são muitas e complementares, a sintonia entre elas garante o sucesso da sua propriedade.

Com isso, treine bem seus funcionários para que o básico seja feito. Abastecimento do cocho e preparação da alimentação na seca estão entre eles.

Não esqueça em nenhum momento da nutrição. Os suplementos são fundamentais para que os animais alcancem as arrobas esperadas no período determinado mais saudáveis e fortes.

Você já conhece o poder de cada um deles?

Então, entenda mais e aumente seus resultados:

 

Melhore todos os dias!

 

Além das características das raças, ter conhecimento sobre como manter a produtividade em dia é fundamental. Como a pecuária exige atenção aos detalhes e o dia a dia é muito corrido, aprender técnicas simples que tornem a atividade mais leve, facilita a rotina e aumenta os resultados.

Para isso, programe um tempo para estudo, amigo produtor. Assista um vídeo disponível em nosso canal por dia. O conteúdo é simples e rápido, porém trará soluções para problemas que impedem seu sucesso.

E o melhor, o acesso é gratuito. Você não paga nada por isso. Clique agora, inscreva-se no canal e ative as notificações para não perder nada. 

E antes de encerrar sua leitura, escreva nos comentários a sua raça de boi escolhida e sua cidade!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×