Gado Senepol está em crescimento no Brasil

Gostou? Compartilhe!

O gado senepol está em grande crescimento no Brasil. É originária de uma ilha no Caribe, onde foram cruzadas uma raça de grande resistência no Senegal com uma da Inglaterra. Chegou em nosso país, por volta do ano 2000.

Hoje, aqui no blog da Boi Saúde, você vai saber um pouco mais sobre a raça no Brasil. Além disso, irá entender as vantagens e desvantagens do gado Senepol.

Por isso, te convidamos para assistir o vídeo abaixo e também para ler o conteúdo até o final. Lembre-se: caso fique com alguma dúvida sobre o assunto, basta escrever nos comentários. Será um prazer te responder!

Então, vamos começar?

 

 

Em primeiro lugar, é uma raça para gado de corte devido às suas características como rápido crescimento, ser tolerante ao calor e também por não necessitar de pasto especial para o manejo. Tem alto desempenho produtivo e são mansos.

Além disso, não tem chifres e possui a capacidade de ficar alguns dias sem beber água e ainda de sobreviver em região de pântanos, cerrados e matas. Isso porque tem o casco forte e resistente a essa diversidade de solos.

Portanto, mensure os tópicos abaixo sobre as vantagens e desvantagens e analise se é a melhor raça para a sua propriedade.

 

Gado senepol tem características específicas. crédito: senepol.org.br
Gado senepol tem características específicas. – Foto: senepol.org.br

Vantagens e desvantagens do gado Senepol

 

Vantagens:

  • Mercado aberto com grande procura;
  • Animal dócil, manso e mocho (nascimento sem chifres);
  • Alta resistência ao calor. Sendo assim, torna-se ideal para o clima tropical brasileiro;
  • Alta resistência às parasitas.

 

Desvantagens:

  • Apropriado apenas para produção de carne, ou seja, sem aptidão para leite;
  • Como é uma raça recente, ainda irá passar por uma evolução genética.

Investir em raças ideais, de acordo com o solo, clima e também expectativa do produtor, traz impactos econômicos positivos. Por isso, se aprofundar e conhecer as características de cada raça antes da compra facilita a adaptação desses animais ao território. Além do manejo que será aplicado pelo produtor, vaqueiro e demais profissionais envolvidos nas atividades.

Com cruzamentos genéticos e o avanço da tecnologia é possível também criar novas raças com as características positivas e adaptáveis a cada região e tipo de pecuária.

Muitos outros aspectos econômicos precisam ser mensurados nas escolhas dentro de uma propriedade. Portanto, cabe ao produtor avaliar a ideal e que trará maior produtividade e lucratividade nos negócios.

Por fim, quer saber mais sobre gado de corte? Acesse: Como fazer engorda a pasto com alta lucratividade

Talvez você também se interesse por esse conteúdo: Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuária

 

Não pare seus conhecimentos por aqui.

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!

Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e desfrute: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações. Combinado?

Nos vemos em breve. Até a próxima!

 
banner banner
 

O que é a raça Senepol?

É uma raça para gado de corte devido às suas características como rápido crescimento, ser tolerante ao calor e também por não necessitar de pasto especial para o manejo. Tem alto desempenho produtivo e são mansos.

Quais são as características do gado Senepol?

Não tem chifres e possui a capacidade de ficar alguns dias sem beber água e ainda de sobreviver em região de pântanos, cerrados e matas. Isso porque tem o casco forte e resistente a essa diversidade de solos.

Quais as vantagens do gado Senepol?

Tem um mercado aberto com grande procura. Também é um animal dócil/manso e mocho (nascimento sem chifres). Além disso, tem alta resistência ao calor. Sendo assim, torna-se ideal para o clima tropical brasileiro. Outra vantagem é a alta resistência à parasitas.

Quais as desvantagens do gado Senepol?

Apropriado apenas para produção de carne, ou seja, sem aptidão para leite. Ainda, como é uma raça recente, ainda irá passar por uma evolução genética.

6 pensou em “Gado Senepol está em crescimento no Brasil”

  1. Lucas Santos disse:

    O Senepol Tem uma exigência nutricional maior que o Nelore por exemplo?

    Senepol 100% a pasto seria possível?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Lucas, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Luiz Antônio Renó disse:

    Boa noite Jose Carlos gostaria de saber se o gado senepol adapta ao clima frio. Obrigado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luiz, sim se adapta, porém é preciso cuidados redobrados com nutrição de acordo com as estações do ano.

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Luiz, conte sempre com a Boi Saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*