fbpx

Por que devo investir em suplementos para o gado?

Assim como o pasto, os suplementos para o gado são grandes aliados do produtor rural. Se o seu gado vive a base apenas de pasto, possivelmente não está com o desempenho esperado. Ter um pasto saudável é um passo muito importante, mas a forrageira por si, sozinha, não supre as necessidades que o rebanho precisa para ganhar peso, se desenvolver e ainda, ter a qualidade esperada que o mercado demanda.

 

Por que devo investir em suplementos para o gado?

Desde os mais básicos como o sal, até os inovadores como a virginiamicina e o Total Ureia Premium, que pode ser consumida mesmo molhada, sem causar intoxicação, o uso é importante não apenas para a evitar a queda do peso, mas para garantir um bom rendimento de carcaça e fazer com o lucro esteja não só dentro do esperado, como at’

 

Virginiamicina

O nome pode parecer incomum quando se trata dos suplementos mais conhecidos aqui no Brasil. Mas o que você ainda não sabe é que a virginiamicina é o segredo dos pecuaristas que mais lucram com o gado.

Os motivos são vários. A virginiamicina aumenta a eficiência alimentar e melhora na conversão alimentar. Outro benefício não muito divulgado é a redução da diarreia dos bovinos.

Para você ter ideia do quanto a virginiamicina é importante no desempenho e na lucratividade, os produtores que atuam com o Boi 777, aquele sistema de ganho de peso de sete arrobas em cada fase, totalizando 21arrobas em 24 meses, a utilizam antes mesmo da estação de monta.

Isso significa que o uso está liberado desde quando o bovino é um bezerro, o que potencializa o ganho de peso mesmo na fase da desmama. Na recria e na terminação reduz o tempo de abate e aumenta a produção de arrobas por hectare ao ano.

O que é virginiamicina? 

A virginiamicina é um aditivo melhorador de desempenho. O uso é recomendado para bovinos de todas as fases, incluindo fêmeas em reprodução, o que proporciona o nascimento de bezerros maiores desde a gestação.

Pode ser oferecida de forma contínua, nas águas aproveita os nutrientes da pastagem, garantindo a absorção dos nutrientes. Na seca, mesmo com pasto seco, contribui com o ganho de peso.

Entenda:

 

Ureia

A Embrapa sempre indica a ureia como uma suplementação para o gado barata na seca. Essa indicação tem fundamento devido aos benefícios que a ureia proporciona, principalmente na seca. Por ser um dos maiores institutos de pesquisas de pecuária do mundo, as indicações são feitas sempre baseadas em pesquisas e estudos.

A ureia basicamente pode reverter uma situação de perda de peso vivo acentuada para moderada. Claro que sozinha, não faz milagre. Para se ter um bom resultado, o planejamento do que será oferecido no cocho, precisa ser feito ainda nas águas.

Sobre o uso da ureia, o cuidado é fundamental para evitar a intoxicação. Seguindo todos os passos, é possível prevenir problemas. Leia como se proteger: Tudo sobre ureia para bovinos: confira os cuidados. 

Mas se mesmo seguindo as orientações, você ainda tem receio em oferecer a ureia para o seu gado, não se preocupe porque já existe uma solução para você! O Total Ureia Premium é uma ureia que pode ser consumida pelo gado mesmo molhada. Ainda, dispensa aquele período de adaptação, facilitando o manejo e te poupando tempo, que sabemos que na lida, é extremamente precioso. Entenda mais sobre o Total Ureia Premium clicando aqui.

A silagem é uma ótima aliada. Além de fornecer índice de proteína não encontrado no pasto devido a falta de chuvas, alimenta os animais e o custo da produção é muito baixo.

Saiba aqui como fazer: O que é silagem: quando e como preparar para a seca?

Sal mineral

Um bom e velho conhecido, o sal mineral está entre os suplementos mais utilizados na pecuária. E não é à toa! Assim como a ureia, o custo benefício é extremamente positivo. E você ainda pode fazer na sua propriedade. Se não sabe como, aprenda a receita agora, clicando na imagem abaixo. Você vai receber o material GRÁTIS no seu e-mail.

Mas por que utilizar o sal mineral? Entre os suplementos para o gado, o sal mineral é o mais comum. Produtor que o utiliza sente a diferença nas águas, pelo ganho de peso e o que não oferece ao gado, sente no ganho bem lento, perdendo a oportunidade de ganhar mais.

O sal mineral é um sal enriquecido com minerais, como diz o próprio nome. Cálcio, ferro, fósforo, magnésio, enxofre, sódio, potássio, entre outros. Se todos esses elementos são muito conhecidos por fazer à saúde humana, para o gado também não pode faltar. E mesmo aquele pasto verde, que parece saudável, pode não oferecer a quantidade ideal do que o gado precisa para manter a engorda por dia e ainda, ficar forte o suficiente para evitar doenças, principalmente aquelas transmissíveis.

A época indicada para o uso é nas águas, quando a quantidade de minerais no pasto é menor.

A dose ideal do sal mineral para o gado é:

  • Para bezerros, consumo de até 80 gramas por dia;
  • Cada bovino adulto deve consumir até 120 gramas de sal mineral por dia.

Sal proteinado

O uso do sal proteinado tem a mesma lógica do mineral. Até porque o sal proteinado é a mistura do sal mineral enriquecido com proteínas que são fundamentais para os bovinos na seca. Sem pasto, repor as proteínas no cocho é fundamental para passar por essa época do ano tão difícil sem chuvas.

O produtor que utiliza o sal mineral nas águas e o proteinado na seca, tem tudo para terminar o fim da safra com o lucro esperado. Sabemos que é muito desafiador, mas com planejamento é possível.

Diferentemente do sal mineral, a dosagem do sal proteinado para gado é 1 grama por cada peso vivo do animal por dia.

Com o apoio dos suplementos para o gado, você consegue bater sua meta de arroba mesmo na seca, desde que siga as boas práticas da pecuária, todas em conjunto.

 

Referência

Suplementação na seca. Suplementação de bovinos em pastejo. Embrapa Gado de Corte.

Embrapa Nutrição Animal. Aditivos alimentares na nutrição de bovinos de corte. Capítulo 7.

Foto da capa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*