Cria de bezerros na fase de transição a partir da desmama


Evite o estresse na cria de bezerros, período entre a desmama e os primeiros quatro meses de idade.

A fase de transição dos bezerros acontece quando o animal sai da desmama até o quarto mês de vida. É um momento muito delicado na vida desse bovino, considerado o mais difícil. Lembre-se sempre de tratá-lo de acordo com o bem-estar animal para que sempre seja dócil e não desenvolva medo de contatos com humanos.

A desmama ocorre entre a quinta e sétima semanas de vida do animal. É um procedimento que requer cuidados específicos. Em muitas propriedades, o manejo do bezerro é feito em um único dia ou num mesmo momento. Essa atitude causa um grande estresse ao animal e afeta diretamente o desempenho e, consequentemente, a lucratividade de toda a propriedade.

Saiba mais sobre cria de bezerros. Crédito foto: Boi Saúde - Pecuária Inteligente
Saiba mais sobre cria de bezerros. Crédito foto: Boi Saúde – Pecuária Inteligente

Espaçar o manejo é ideal para a cria de bezerros saudável

  • O umbigo do animal precisa ser tratado adequadamente e estar seco;
  • Ainda há necessidade de anticorpos que são ingeridos pelo colostro oferecido pela vaca;

Esses manejos precisam ser feitos, porém é aconselhável que o produtor faça-os na hora correta e da melhor forma possível para evitar estresse a esse animal nascido recentemente.

Dicas para amenizar o estresse na cria de bezerros

A desmama é o maior estresse que o animal passa em toda a vida. É importante que ela seja feita unicamente no dia, sem nenhum outro procedimento em conjunto ou no período de 24 horas.

No caso de bezerros machos, a castração precisa ser feita antes da desmama. Assim, os efeitos negativos não irão coincidir com esse estresse.

Ainda após a desmama,  mantenha o gado no mesmo pasto por vários dias consecutivos. Isso faz com que seu animal se adapte melhor à alimentação, seja ração, seja sal mineral e proteinado, pastagem. O rúmen terá uma melhor adaptação à matéria seca por completo. E o animal terá um desempenho melhor, atendendo a expectativa da propriedade. Posteriormente, o gado poderá ser transferido para outro pasto quando a adaptação já estiver concluída.

Essas dicas são simples e podem ser aplicadas em propriedades de todo o país, independentemente do porte.

Para complementar as informações, acesse:

Diminua o estresse da desmama de bezerros

Como tratar desidratação dos bezerros

 

 

 

 

 

 

topo
Bitnami