fbpx

Quando e como fazer a castração de boi

A castração de boi tem diversas vantagens.  E quando realizadas no período e de forma adequados, o resultado é o aumento da produtividade dos negócios.

O período certo de castração de bovinos é logo no início da atividade sexual do animal. Ainda, sempre realize esse processo na seca, quando há menos riscos de infecções e parasitas. Sobre a idade: a orientação é que seja feita até seis meses antes da ida ao abate. Porém, os animais reservados ao abate aos 24 meses, devem ser castrados aos 18 meses.

Alguns especialistas indicam que dois estresses muito grandes na vida de um bovino são a desmama e a castração. Por isso, a castração precisa ser feita antes da desmama. Assim, os efeitos negativos não irão coincidir com esse estresse.

 

Quando e como fazer a castração de boi
Quando e como fazer a castração de boi. – Foto: Reprodução Internet

A forma mais adequada e indicada de castração de bovinos é a cirúrgica. Pois esse processo evita infecções e menor intervenção física no corpo do animal. Além de proporcionar um melhor bem-estar animal. Nessa cirurgia, é realizada a retirada dos testículos, responsável pela produção dos espermatozoides.

Esses hormônios perdidos nessa castração podem ser repostos com nutrição adequada no cocho. O que não trará nenhum prejuízo na engorda, assim como perda de nutrientes. Por mais que um boi castrado tenho peso de 10% inferior do que um boi inteiro, há vantagens que explicamos a partir de agora.

 

As vantagens da castração de boi

 

  • O animal castrado tem um peso inferior de 10% se comparado com o animal inteiro;
  • Já a qualidade da carne do animal castrado tem uma cobertura de carcaça e PH melhor que o boi inteiro. Esse PH interfere na cor, odor e maciez da carne.
  • Manejo: o animal castrado é mais manso no dia a dia. Já o animal inteiro é mais arredio.
  • Diminui a incidência de trepação de boi e sodomia.

Para saber mais sobre assunto, clique na dica a seguir: Trepação de boi e sodomia bovina podem ser eliminados. 

 

Boi castrado ou animal inteiro?

 

Para responder essa pergunta será necessário, em primeiro lugar, realizar uma análise do mercado de sua região. Ou seja, verifique a seguinte questão: o frigorífico onde os animais são entregues paga uma bonificação a mais para o animal castrado? Caso sua resposta seja sim, saiba que compensa.

No entanto, se o recebimento é apenas pelo peso do animal, compensa ter o animal inteiro devido a perda de 10% do peso com a castração.

Temos uma dica especial e completa sobre esse assunto. Leia: Boi castrado ou inteiro? Tire suas dúvidas

Talvez você também se interesse por esses assuntos:

Castrando boi: analise as vantagens e desvantagens

Raças de boi: as melhores para criação no Brasil

Preço do boi magro influencia no lucro?

Por fim, como você sabe, a Boi Saúde existe justamente para proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil. Por isso, não pare seus conhecimentos por aqui. Sugerimos que você continue seus estudos com a gente. Sabe como? Por meio do nosso canal de vídeos! Acesse agora mesmo: Boi Saúde no YouTube

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×