Como fazer o desmame precoce de bezerros

 

O desmame de bezerros é uma ótima opção para alavancar a produtividade na propriedade rural. Os produtores que realizam o desmame de bezerros na idade de 90 dias, ou seja, três meses, obtém grande vantagem. Confira os motivos e como proceder com esse desmame.

 

Vantagens do desmame precoce de bezerros

 

1- É possível recuperar o escore da matriz com mais rapidez, já que o organismo desse animal dá preferência para a lactação.

2 – Há uma redução de custo. Pois, a vaca seca reduz o consumo de até 50% menos forragem que a vaca que está produzindo leite para amamentação.

3 – A matriz retorna ao cio em tempo menor. Ou seja, dentro da estação de monta, é possível aumentar a reprodução na propriedade.

 

Desmame de bezerros feito de forma correta e no tempo ideal garante lucratividade na produção
Desmame de bezerros feito de forma correta e no tempo ideal garante lucratividade na produção

Como fazer o desmame precoce de bezerros

 

1 – O bezerro deve ser desmamado com 90 quilos, no mínimo.

2 – Faça o creep-feeding, cercado para alimentação exclusiva de animais novos e de pequeno porte. O creep-grazing também é um outra alternativa que efetiva a engorda de bezerros. Nesse espaço há limitação de acesso apenas de animais jovens para usufruir de uma forragem de forma mais apropriada.

3 – Planejamento é fundamental na pecuária. E no desmame de bezerros também. Planeje para que os bezerros sejam desmamados na época de melhor pastagem, ou seja, no período das águas.

Essas dicas, implementadas corretamente, farão a sua propriedade saltar a um bezerro ao ano, o que significa uma lucratividade muito boa.

 

Quer saber a diferença entre creep-feeding e creep-grazing? Acesse nossa dica sobre o assunto: A importância e diferença entre creep-feeding e creep-grazing. 

 

Receba em seu E-mail:
Receita de ração para bezerros engordarem mais rápido.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami