Criação de bezerros a partir da desmama

Evite o estresse na criação de bezerros no período entre a desmama e os primeiros quatro meses de idade.

A desmama é uma das fases mais estressante da vida de um bovino. Por isso, amigo produtor, mantenha sempre sua produção focada no bem-estar.

É possível reduzir os danos e proporcionar uma separação mais agradável para a matriz e a cria.

 

 

Em primeiro lugar, a fase de transição dos bezerros acontece quando o animal sai da desmama até o quarto mês de vida. É um momento muito delicado na vida desse bovino, considerado o mais difícil.

Lembre-se sempre de tratá-lo de acordo com o bem-estar animal para que sempre seja dócil e não desenvolva medo de contatos com humanos.

A desmama ocorre entre a quinta e sétima semanas de vida do animal. É um procedimento que requer cuidados específicos.

Em muitas propriedades, o manejo do bezerro é feito em um único dia ou num mesmo momento.

Essa atitude causa um grande estresse ao animal e afeta diretamente o desempenho e, acima de tudo, a lucratividade de toda a propriedade.

 

cria de bezerros - Criação de bezerros a partir da desmama
Criação de bezerros: fase de transição a partir da desmama – Foto: Boi Saúde – Pecuária Inteligente

 

Espaçar o manejo é ideal para a criação de bezerros saudável

Tratar o umbigo do animal adequadamente e garantir que esteja seco é essencial.

Existe a necessidade de criar anticorpos ao ingerir o colostro.

Deixe o ambiente livre de insetos e parasitas. As infecções podem causar grandes problemas de saúde. Inclusive, a diarreia.

Confira como prosseguir com esses processos:

 

Dicas para amenizar o estresse na cria de bezerros

 

É importante que esse processo seja feito unicamente no dia, no entanto sem nenhum outro procedimento em conjunto. Ou no período de 24 horas.

No caso de bezerros machos, a castração precisa ser feita antes da desmama. Então, os efeitos negativos não irão coincidir com esse estresse.

Portanto, ainda após a desmama, mantenha o gado no mesmo pasto por vários dias consecutivos. Isso faz com que seu animal se adapte melhor à alimentação, seja ração, seja sal mineral e proteinado, pastagem. O rúmen terá uma melhor adaptação à matéria seca por completo.

E o animal terá um desempenho melhor, atendendo a expectativa da propriedade. Posteriormente, o gado poderá ser transferido para outro pasto quando a adaptação já estiver concluída.

Quando iniciar o oferecimento da ração, ter um espaço adequado para o consumo, facilita essa introdução: Creep feeding facilita a nutrição de bezerros. 

E indo além, a ração precisa ser adequada. Deve atender todas as necessidades nutricionais que essa fase demanda. Por isso, confira o que oferecer: Receita de ração para bezerros.

Essas dicas são simples e podem ser aplicadas em propriedades de todo o país, independentemente do porte da propriedade.

Para complementar as informações, acesse: Diminua o estresse da desmama de bezerros

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Como fazer o desmame precoce de bezerros.

Confira nossas dicas em formato de vídeo: Boi Saúde no YouTube.

 
Ração para Bezerros - Criação de bezerros a partir da desmamaRação para Bezerros mobile - Criação de bezerros a partir da desmama
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*