fbpx

Como planejar a criação de gado

Ter planos é fundamental para os resultados positivos aparecerem. Afinal, muito mais que saber para onde queremos ir, é o caminho que nos fará chegar até lá. E na pecuária, não poderia ser diferente. Desde os iniciantes até os mais experientes precisam planejar a criação de gado, independentemente do tamanho da propriedade e número de cabeças. 

Aprenda aqui como fazer um planejamento prático e direto, com realmente o que é necessário para que sua produtividade seja alta, ao reduzir erros e ter foco direto na engorda do gado

 

 

Como planejar a criação de gado

1 – Pare, respire e planeje 

Nada de fazer tudo de cabeça. Nós que trabalhamos no campo, ficamos direto embaixo do sol lidando com as tarefas que a propriedade pede. Mas tem hora que a mesa e a cadeira chamam. 

Separe algumas horas de um dia e tome nota de tudo o que precisa melhorar na sua pecuária, escreva tudo mesmo: organização, mão de obra, qualidade do gado, saber negociar melhor, comprar itens com mais antecedência… Feito isso, coloque-os em uma lista por ordem de prioridade. 

 


banner banner
 

 

2 – Esteja sempre um passo à frente 

Estar sempre um passo à frente da seca e das águas te garante um melhor desempenho e o principal, evita prejuízos como a perda de peso. Quanto mais planejada sua rotina for, maior rendimento seu gado terá. 

Mês a mês, separe o que precisa ser feito. Por exemplo, em dezembro, planeje as demandas que devem ser planejadas em janeiro: compras, aplicação de vacinas, monitoramento de vacas prenhas, reposição de estoque, início de produção de silagem para seca, entre outros. 

Não espere o pasto secar para pensar no que oferecer para manter a engorda do gado. O sal proteinado com ureia é de extrema importância nessa época do ano, mas o que irá substituir o pasto é um complemento que vai evitar que o gado perca peso, faça o efeito contrário, engorde. Esse substituto pode ser ração ou silagem, que é um tipo de alimentação barata e por ter diversos ingredientes como base, inclusive, a forrageira da sua propriedade. 

Enquanto você produz essa alimentação que substitui o pasto na seca, as demandas do dia devem ser tocadas. Por isso que o planejar a criação de gado é um dos segredos dos grandes pecuaristas do Brasil. 

 


banner banner
 

O ideal é produzir a ração e a silagem que será oferecida na seca ainda nas águas. Se você precisa de receitas, aqui mesmo você encontra várias.

Quer dar um impulso na sua produtividade? Acrescente a virginiamicina na dieta dos seus animais. Esse aditivo melhorador de desempenho tem uso muito fácil, pode ser oferecido junto ao sal e ração e, além de aumentar o peso em pouco tempo de uso, melhora a qualidade dos seus animais e previne doenças que causam grandes danos como o timpanismo e acidose. 

 

3 – Comece com pequenos passos, mas comece 

Não queira abraçar o mundo todo em um único dia. Se você não tem o hábito de planejar a criação de gado, comece com pequenas tarefas na rotina diária. Constância e disciplina são mais importantes que começar 100% de uma forma perfeita. E como o ato de planejar e executar são hábitos incorporados aos poucos, não desista logo de cara, caso não sinta os resultados nos primeiros dias. 

Converse com a equipe sobre as metas e vá distribuindo as tarefas aos poucos, até todas entrarem na rotina e os envolvidos se acostumarem. Uma mudança muito brusca da noite para o dia pode provocar impactos negativos, principalmente, se você não justificar o porque esse novo planejamento foi adotado. 

 

4 – Aprenda o básico até executar com perfeição 

Você sabe o que está entre os princípios básicos da pecuária? Nunca deixar o gado sem alimento e com saúde em dia. A partir do momento que você passa a organizar a alimentação, sem deixar faltar um único dia, é porque entendeu que só assim terá uma pecuária altamente lucrativa. 

Sobre saúde, seguir à risca o calendário de vacinas é mais que obrigatório se você não quer acordar em um dia, com a notícia que perdeu cabeças pela falta de sanidade animal. 

Aqui mesmo na Boi Saúde, você tem um calendário anual com as vacinas para se programar, desde a compra, aplicação até o armazenamento correto. 

 


banner banner
 

 

5 – Verifique a estrutura que você já tem e o que precisa melhorar 

Além de facilitar a lida e evitar acidentes, uma boa estrutura garante conforto aos animais. Cochos em tamanhos adequados, bebedouros com azulejos que facilitam a limpeza, árvores que oferecem sombra, galpões para proteção do frio e da chuva, além de pasto com boa qualidade, muito bem manejado e livre de parasitas. 

Se você está começando a planejar a sua criação de gado do zero, faça uma lista com todos os itens que você vai precisar para dar o pontapé inicial. Se precisar de ajuda, consulte o conteúdo: Itens básicos para começar na pecuária: quais são?

Caso a sua atuação na pecuária já esteja na ativa, faça conferências e estabeleça datas para manutenções preventivas. Os custos são bem menores quando comparados com um conserto de última hora. 

Com essas orientações e materiais complementares incluídos neste conteúdo, você terá embasamento suficiente para iniciar com o mínimo de erros, evitando prejuízos, para colher os resultados na primeira produção. 

Continue a aprimorar seus conhecimentos: 

Foto de capa: Fazenda Santa Nice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*