fbpx

Vaca de corte: como evitar aborto

O aborto é um acontecimento desagradável para qualquer propriedade. As causas são diversas e, desde o início da gestação, a matriz precisa receber cuidados específicos. Porém, algumas medidas podem evitar o aborto da vaca de corte e promover uma melhor produtividade no planejamento da reprodução.

Todo bovino merece um manejo adequado. Por isso, desde a alimentação até os cuidados durante o manejo devem ser baseados de acordo com os princípios do bem-estar animal. Quando há animais direcionados para a reprodução, os cuidados precisam ser maiores ainda.

As vacas parideiras precisam de uma nutrição com suplementos baseados em cálcio e fósforo para bovinos. O cálcio devido à quantidade necessária para a formação dos ossos do feto. Já o fósforo tem papel auxiliar na própria reprodução, ao melhorar ao sistema reprodutor dessas vacas. Esses dois elementos podem evitar o aborto, aliados a outros complementados no cocho.

 


banner banner
 

Como evitar aborto em vaca de corte
Como evitar aborto em vaca de corte pode ser evitado com suplementação adequada. – Foto: Reprodução Internet

Como evitar aborto em vaca de corte

 

Entre as principais causas do aborto em vacas de corte estão as doenças e problemas relacionados à falta de minerais e nutrientes.

Diarreia, brucelose e infecções são alguns motivos. Outros fatores são gravidez de risco, quando mais de um feto é gerado, ou quando acontece má-formação genética. Ainda, o estresse também um fator de risco, por isso, o tratamento diário, com cuidado e bem-estar é uma prevenção.

A qualidade daquilo que se oferece precisa ser a melhor possível. A água deve estar sempre limpa, inodora e transparente, a mesma adequada para o consumo humano. Algumas propriedades separam o melhor pasto para as vacas prenhas, a fim de garantir uma mulher nutrição, complementando o que é oferecido no cocho para gado.

 


banner banner
 

Caso o produtor identifique alguma anormalidade durante a gestação, independentemente do período, consulte sempre o veterinário de confiança.

Quando a vaca se torna improdutiva e tem problemas consecutivos em gestações e partos, o produtor pode se questionar sobre o descarte. Caso o diagnóstico seja alguma doença contagiosa, que possa prejudicar a saúde dos demais animais do rebanho, além do isolamento imediato, dependendo do caso, será necessário descartá-la.

Para conferir informações sobre descarte, acesse: Quando descartar vacas improdutivas do rebanho. 

 

Acompanhar e recuperar o escore corporal das matrizes evita prejuízos e melhora do desempenho da estação de monta. Quando melhor a propriedade se preparar, mais sucesso com o nascimento de novos bezerros terá. Para isso, ofereça ração e suplementação adequadas. Um simples cuidado no cocho faz toda a diferença na qualidade do seu rebanho.

Ainda, esses cuidados nutricionais evitam outros problemas que acontecem com uma matriz, como a distocia bovina e a retencao de placenta. Para saber o que é cada um deles, como evitá-los, acesse os links:

Acesse também o canal da Boi Saúde no YouTube. 

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*