fbpx

Como aumentar o peso dos bezerros

Manter uma engorda progressiva em todas as fases do gado, da cria até a engorda, faz com que o lucro seja maior, ao não ter que reverter as perdas de arroba, principalmente na seca. O ideal é começar já na primeira fase, com estratégias de aumento de peso, para que na fase seguinte, esse ganho seja contínuo. Algumas atividades do manejo que são práticas ajudam a aumentar o peso dos bezerros. São detalhes que não atrapalham em nada na lida e que resultam em ganho de peso com qualidade. Quer saber quais são eles? Aprenda nas linhas abaixo.

 

 

Como aumentar o peso dos bezerros

Para começar, a qualidade das suas vacas de cria é um ponto fundamental para um bezerro saudável que tem condições de ter alto desempenho. Uma vaca com escore corporal adequado se alimenta de uma ração própria, além de um pasto nutritivo. Como esse não é nosso tema principal, você pode ter conhecimento sobre eles nos links a seguir:

Agora, vamos focar no nosso tema central para que você aprenda como aumentar o peso dos bezerros. A nossa orientação acima sobre vacas de cria e as citadas abaixo se complementam. É um conjunto de estratégias que proporcionam animais mais pesados, que na terminação, serão direcionados para o abate com rendimento de carcaça esperado e índice de gordura exigido pelo mercado.

Nascimento com bem-estar animal 

Como uma pecuária de sucesso começa ainda na reprodução, após cuidados exigidos na monta e durante a gestação, a fase pré e pós-parto fazem toda a diferença no desempenho de um bovino ao longo da vida.

Quando a vaca é tratada com princípios focados no bem-estar animal, fica menos estressada e corre menos risco de problemas. O ideal é que cada propriedade que atue com reprodução, tenha um pasto maternidade. Este espaço não precisa ser muito grande, mas com dimensão que comporte as vacas que estão perto de parir, de forma confortável. O local precisa ser limpo, com água fresca, pasto e ração disponível e perto da sede para facilitar o monitoramento.

Ao entrar em trabalho de parto, o produtor deve acompanhar para agir em casos de problemas. Após o nascimento, o oferecimento do colostro, que é considerado a primeira vacina do bovino, precisa acontecer em até 12 horas.

O consumo do colostro proporciona a imunidade que o bezerro não tem ao nascer, por isso é essencial por proteger de doenças graves, como a diarreia, que pode levar o bezerro à óbito em situações graves. E isso conta muito quando se trata de desempenho animal ao longo de todas as fases.

Como tratar diarreia em bezerros 

A diarreia é uma das doenças que mais causam transtornos na primeira fase bovina. A diarreia em bezerros, quando muito severa, causa uma desidratação profunda, que tem como consequência o choque hipovolêmico, provocando hemorragia. E em casos graves, leva o animal à morte. Com isso, tratar esse problema e evitar a perda de peso, promove o ganho de peso saudável.

Entre as principais causas estão vermes, protozoários, fatores nutricionais como consumo de quantidade de leite e ração acima do normal, e até mesmo o meio ambiente como acúmulo de lixo, moscas e dejetos em excesso.

Nos primeiros dias de vida do bezerro, é comum as fezes serem esbranquiçadas, mas com o passar das semanas, devem ser consistentes e em cores amarronzadas.

Mas caso você se depare com bezerros com diarreia, o tratamento é simples. Em primeiro lugar, isole o animal dos demais, faça uma inspeção e uma limpeza nos locais onde o bezerro circula com controle de umidade e luz solar. Em segundo lugar, ofereça um soro caseiro. Você aprende a receita aqui. 

Outro fator importante é seguir o calendário sanitário não só na cria, mas em todas as fases bovinas. Manter um ambiente saudável com controle de estresse e vacinas em dia é um passo para garantir o lucro na pecuária.

Introdução alimentar com eficiência e qualidade 

A introdução alimentar bovina precisa ser feita com ingredientes de qualidade que potencializam o desenvolvimento do bezerro. O primeiro passo é uma desmama gentil, com máxima redução de estresse para o bezerro e para a matriz. Existem diversos métodos para isso e você encontra eles aqui mesmo:

Outro passo é montar um creep-feeding. Esse espaço exclusivo para bezerros com um cocho faz aumentar o peso dos bezerros pelos seguintes motivos:

  • Não há competição com os animais maiores, já que apenas bovinos de pequeno porte conseguem entrar;
  • Os bezerros consomem ração e suplementos próprios para essa fase de desenvolvimento, com foco em ganho de peso;
  •  Acelera a desmama, pois reduz a dependência da matriz para se alimentar.

Mas o creep-feeding não faz todo o trabalho sozinho. O que é oferecido no cocho é o segredo para aumentar o peso do bezerro. Pare por um minuto e analise o que você oferece hoje no cocho. Será que a alimentação está adequada ao ponto de não apenas alimentá-los, mas promover ganho de arrobas?

Melhor ração para aumentar o peso de bezerro 

A melhor ração para bezerros vai muito além do milho e farelo de soja. Claro que esses componentes são importantes, mas não os principais. Para se ter lucro, muitos produtores começam a impulsionar a engorda na fase da recria, que é a mais longa da pecuária.

Entretanto, os que começam a utilizam nutrição e aditivos logo na primeira fase, alcançam um maior potencial de engorda não apenas quando são bezerros, mas ao chegar na recria, o gado está com um desempenho produtivo acima da média que será potencializado nos meses seguintes, evitando a perda de peso, mesmo na seca.

Para isso, adicione a virginiamicina na ração para bezerros. Quando o bovino consome esse aditivo que melhora o desempenho do gado, ao atuar já na desmama de machos e fêmeas, com aumento médio de 15 quilos, em comparação aos que não a consomem. Ainda, aumenta a produção de arrobas por hectare ao ano. Esses benefícios continuam nas outras fases, principalmente na recria, durante a seca e na terminação. A virginiamicina atua diretamente no sistema digestivo dos animais, proporcionando uma segurança metabólica que resulta em maior conversão alimentar e ao mesmo tempo previne acidose ruminal e timpanismo na terminação.

O uso da virginiamicina é prático, feito diretamente no cocho com a ração. Isso significa que não demanda esforço ou uma atividade extra na lida. Então, se você está preparado para produzir bezerros melhores e mais pesados, aprenda uma ração exclusiva para bezerros. Clique na figura abaixo e receba 100% grátis no seu e-mail.

 


banner banner
 

 

Referência 

Diarreia de bezerros. Gado de corte divulga. Embrapa, Campo Grande, MS, ago. 1999 no 34.

Cria. Pecuária Eficiente. Phibro Animal Health Corporation.

 

Foto de capa: Fazenda São Bento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*