fbpx

Como identificar o cio de bovinos?

Saber como identificar o cio de bovinos é importante para que a reprodução seja feita no tempo certo. Essas matrizes dão sinais comportamentais e não físicos, por isso é fundamental que o produtor conheça bem o seu rebanho.

 

 

Especificamente para esse caso, são indicadas duas observações por dia. Logo pela manhã, no início do dia, e outra no fim da tarde.

Alguns produtores utilizam um método barato e fácil para identificar se as vacas estão nesse período.  O uso do buçal, uma focinheira, que tem uma ponta parecida com uma caneta. Então, quando o touro monta em uma vaca, esta é marcada nas costas. Assim, o produtor poderá identificar se a matriz foi montada ou não.

 

cio de bovinos
Saiba como identificar vacas no cio. – Foto: Reprodução Internet

Como identificar o cio de bovinos

 

Alguns sinais que são comportamentais indicam o cio:

  • Movimentos mais agitados que o normal;
  • O desejo de querer montar em outras vacas;
  • Diminuição da quantidade de leite produzido no dia;
  • Quantidade e frequência de urina, maiores que o normal;
  • Perda de apetite;

Outro sinal é a cauda erguida. Em alguns casos, a presença de muco vaginal, líquido transparente, que indica o período. Além disso, a vaca, pela agitação, caminha mais e em longas distâncias quando está no cio.

Esses tópicos indicam que o produtor ou vaqueiro devem conhecer muito bem seu rebanho para conseguir identificá-los. O processo de monta precisa acontecer até 12 horas após a identificação do cio, assim a vaca será fecundada.

O cio acontece a cada 21 dias (com margem de 19 a 23 dias). Acontece fora dos períodos de gravidez e amamentação. O produtor deve ficar em alerta. A ausência desse período pode indicar problemas de saúde do animal. A investigação por um veterinário para diagnosticar causas como cistos e infecção no útero, estresse e má alimentação é essencial.

 

Cio antecipado aumenta a produtividade

 

Ao antecipar o cio das vacas você garante uma maior produtividade na sua propriedade. Mas como fazer essa antecipação?

Após 45 dias do parto, faça um desmame temporário. Ou seja, nesse momento o bezerro será separado da matriz em outro pasto, onde a vaca não o possa ver, sentir o cheiro e nem o ouça. Essa atitude fará com que a vaca entre no cio novamente. A amamentação inibe que esse novo ciclo aconteça.

Saiba mais sobre o assunto com a leitura de mais uma dica da Boi Saúde: cio da vaca antecipado aumenta a produtividade

Agora se você necessita melhorar os resultados na sua produção é fundamental que não deixe de lado o uso dos suplementos, amigo produtor! Confira os conteúdos que separamos:

Vacas de cria improdutivas: confira o papel da virginiamicina;
Virginiamicina: vacas de cria manejo pré e pós-parto;

Por fim, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, acesse nosso canal no YouTube. São diversos vídeos de até 2 minutos com dicas e orientações de fácil compreensão para que você se mantenha atualizado e promova uma pecuária com alta lucratividade na sua propriedade. Acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

Até a próxima dica!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×