Para o produtor rural, manter a engorda progressiva do rebanho é questão de sobrevivência. E algumas propriedades têm dificuldade de aumentar a arroba do gado durante o ano todo, não apenas na seca. Essa situação acontece por vários motivos, alguns mais graves e outros que envolvem pequenos detalhes que podem ser ajustados em pouco tempo.
E mais que aumentar o ganho de arroba, ajustar os custos de produção contribui para que o lucro aumente. O cuidado fica por conta de não prejudicar a qualidade da produção. Se essa é a orientação que você precisa, fique atento ao conteúdo abaixo.
Como aumentar a arroba do gado
Aumentar a arroba da gado consiste na adoção de diversas estratégias, desde as mais básicas até as inovadoras. As mais básicas consistem em simplesmente manejar o gado todos os dias, além de aplicar as tarefas que melhoram o desempenho. A primeira delas é sempre acompanhar, todos os dias, o comportamento do gado. Afinal, bovino que não come, não engorda, e se o cocho de suplementos ou ração não precisa ser reabastecido, é porque algo está acontecendo e investigar essa rejeição é importante.
Quando o gado deixa de consumir o que é oferecido no cocho, pode ser desde a palatabilidade que não está agradável, o que é simples de se resolver, até um sintoma de doenças que podem ser desde a presença de verme até as mais graves.
Para o produtor identificar se já rejeição pelo o que é oferecido não ser palatável, basta adicionar fubá ou melaço. São ingredientes de baixo custo e que farão com que o gado volte a consumir e, ao serem retirados aos poucos, até que os animais se acostumem com o sabor. Saiba como:
- Consumo de sal mineral bovino: como evitar a rejeição;
- Mistura de fubá com sal mineral para o gado;
- Como evitar o acúmulo de abelhas no cocho de animais?
Agora, se você descarta essas duas possibilidades: rejeição ou doenças, o que é um bom sinal, o erro pode estar diretamente na nutrição. Hoje, mesmo com um bom pasto, existe uma com ampla concorrência. É difícil manter uma engorda sem ter um protocolo simples, mas que seja otimizado com foco no ganho de peso.
Muito além do sal, você precisa passar a oferecer a virginiamicina, que é um aditivo melhorador de desempenho que aumenta a arroba, melhora a aparência do gado e o protege a saúde contra doenças. A virginiamicina aumenta o peso do gado, não só daqueles que estão com a saúde fragilizada, ao recuperar o escore corporal, mas também atua nos que já estão com bom progresso, acelerando o ganho de peso.
O custo benefício promove vantagens a produtores de todas as categorias, desde os pequenos até os grandes fazendeiros, com um ótimo retorno financeiro a curto prazo.
Como diminuir custos na criação do gado e aumentar o lucro
A redução de custos na pecuária começa dispensando realmente o que não é necessário e que não traz tantos resultados a curto e médio prazos. Alguns luxos podem ser cortados provisoriamente e os investimentos direcionados para o que realmente proporciona engorda no gado.
Um outro passo bem importante é separar os animais por lotes, a partir da fase: cria, recria e engorda. Mais que facilitar o manejo, você passa a oferecer nutrição e ração, de acordo com as demandas e necessidades de cada fase. Por exemplo, o que você oferece para os bezerros não pode ser o mesmo para os animais da terminação. As necessidades são diferentes, por mais que o foco seja sempre o ganho de peso.
Para saber o que oferecer em cada fase, temos uma receita de ração com orientações de preparo: Receita de ração para gado: aprenda como fazer.
Uma outra estratégia é produzir seu próprio sal mineral e sal proteinado, além da silagem. São itens indispensáveis para manter o progresso da produtividade, sem eles, ficam inviável o ganho de peso, principalmente na seca.
Aprenda aqui mesmo uma receita de sal proteinado para gado. Clique na imagem abaixo e receba as instruções GRÁTIS no seu e-mail:
Sobre as silagens, aqui mesmo você encontra diversas orientações sobre como fazer:
- O que é silagem: quando e como preparar para a seca?;
- 5 melhores tipos de silagem para a seca;
- Como fazer silagem de capim elefante?
E a nossa última indicação é ter o controle de contas em dia. Muitos produtores só lembram das finanças na hora que o cinto aperta e o cartão fica bloqueado ou na época do imposto de renda. Essa atitude realmente provoca um dano na saúde financeira da propriedade. Afinal, como você saberá o quanto ganha e o quanto pretende lucrar a médio e longo prazos se não tem conhecimento sobre a situação atual?
Lidar com números pode ser um desafio para alguns ao parecer uma tarefa entediante, mas ela é necessária para que você sabia o quanto pode investir, quando é época de comprar novos animais, de contratar mais pessoas, ou até mesmo de pisar no freio e passar a economizar. Estes são pequenos passos, mas que te levarão longe para alcançar suas metas e objetivos e dessa forma, melhorar a sua qualidade de vida e de toda a família.
Se você dificuldade para lidar com finanças na pecuária, confira nossas dicas:
- Administração rural: mantenha em dia as finanças da propriedade;
- Pequenas propriedades: 5 passos simples para ganhar dinheiro;
- Contas da pecuária: como equilibrar e sair do prejuízo
Foto: pixabay