Ração para gado na seca: o que oferecer?

Por ser um período com expectativas de perdas, seja de peso, seja de produtividade, o produtor precisa se planejar muito bem para enfrentar a estiagem. Mesmo alguns que atuam há muitos anos na pecuária, ainda não sabem o que dar para o gado na seca, qual ração oferecer para gado na seca. Nesta dica, vamos oferecer opções de alimentação e nutrição para o seus bovinos, sem grande impacto econômico e com boas chances de aumento de arrobas, mesmo na seca.

A dificuldade de se manter a engorda do gado durante a seca é a falta de pasto. Com a escassez de chuvas durante o período, a pastagem não tem condições de rebrota e pode acabar até morrendo. Claro que existem diversas estratégias para oferecer as forrageiras mesmo sem chuvas. Temos a opção de irrigação e até mesmo vedação. Essas ações precisam ser feitas ainda nas águas para que se tenha o resultado esperado. Saiba mais: Como vedar pasto. 

 

Como se preparar

 

A partir de agora, essa dúvida passará a ser uma afirmação na sua pecuária. Existem diversos formatos de alimentação que podem suprir a necessidade de pasto. E como já citamos, o planejamento antecipado à seca realmente precisa existir.

 

Comprar ração para gado na seca com antecedência 

Começando pela compra de insumos e ingredientes que farão parte da sua ração. Você armazená-los em forma de silagem para melhor conservação. Ou até mesmo, fazer o plantio. Basta se programar para que tenha alimento suficiente, de acordo com o número de cabeças de gado. Milho, sorgo, soja e cana, são grãos que podem ser oferecidos por inteiro ou em formato de farelo. Como o solo da maioria das regiões do país é viável para a plantação, é uma boa alternativa.

Não deixe de comprar os insumos nutricionais em cima da hora, assim como a maioria. Faça seu estoque planejado. Lembre-se que o sal precisa ser oferecido o ano todo, assim como a virginiamicina. E como alguns são importados, garantir um melhor preço é um bom negócio.

 

O que dar para o gado na seca

 

Grãos 

Cada grão tem um benefício diferente e também um possível formato de oferecimento. Por serem de alta energia, é necessário cuidado redobrado. É preciso haver equilíbrio entre o concentrado e o volumoso para evitar problemas digestivos que afetam o rúmen e proporcionem danos à saúde do animal. Quando utilizados moderadamente, os resultados são bons e promovem uma boa engorda.

Algumas opções são:

Só fique atento em fazer o armazenamento de forma correta: Como fazer o armazenamento correto de grãos.

 

Farelos de grãos 

Soja, trigo, algodão e até girassol podem ser oferecidos como farelos no cocho. Algumas casas de ração já oferecem o grão em formato de farelo pronto e é até mais barato que o grão inteiro. Fique atento ao índice de proteína de cada grão que será oferecido para um melhor equilíbrio e nutrição.

 

o que dar para o gado na seca - Ração para gado na seca: o que oferecer?
Farelos são um boa opção quando a dúvida é o que dar para o gado na seca. – Foto: Agropecuária Pratinha.

Silagem 

A vantagem da silagem é que a produção pode ser feita aos poucos, durante as águas, e com o armazenamento correto, ser oferecida na seca. Quando se trata de silagem, o importante é que a fabricação deve ser de acordo com o número de cabeças da propriedade.

 

Se você ainda não sabe o quanto cada bovino consome de silagem por dia, vamos lá:

  • Vacas Leiteiras: até 20Kg/cabeça ao dia ou cerca de 3% do peso vivo;
  • Vacas Secas: 9 a 15Kg, por cabeça ao dia;
  • Touros: 1,5% do peso vivo;
  • Bezerros e novilhas: 5 a 6 Kg ao dia;
  • Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.

 

Agora que você já sabe, pode preparar as seguintes silagens:

 

Cana 

É possível fazer uma ração com cana para oferecimento aos bovinos. Ela pode ser oferecida como silagem, bagaço e in-natura. É uma alternativa para o milho e outros grãos, quando os valores de mercado estiverem acima da tabela.

 

Suplementos com ração para gado na seca 

 

Por mais que o produtor tenha ingredientes abundantes que possam substituir o pasto durante a seca, os suplementos não pode ficar de fora. Nesta época, o reforço deve ser feito no cocho, principalmente com sal mineral com a ureia. O sal proteinado também pode ser oferecido.

A ureia é um ótimo composto para se usado na seca. Evita a perda de peso e potencializa os resultados do sal. O oferecimento pode ser feito no cocho que deve ser coberto para evitar o acúmulo de água e causa intoxicação. Para saber como servi-la não só na seca, mas durante o ano todo, acesse as orientações: Posso servir ureia para o gado o ano todo?.

 

Dicas sobre o que dar para o gado na seca não faltam mais! E caso você sofra alguma perda, o que realmente queremos que não aconteça, pode ser possível revertê-las. Te orientamos melhor no texto: Como reverter as perdas do período de seca.

 
SAL PROTEICO ENERGÉTICO - Ração para gado na seca: o que oferecer?SAL PROTEICO ENERGÉTICO MOBILE - Ração para gado na seca: o que oferecer?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*