Bagaço de cana para bovinos: nutrição e economia

O uso do bagaço de cana para bovinos traz um ótimo aproveitamento e boa economia na sua propriedade. Saiba como utilizar esse alimento muito popular no Brasil.

 

 

O uso do bagaço de cana para bovinos traz um ótimo aproveitamento e boa economia na sua propriedade. Saiba como utilizar esse alimento muito popular no Brasil.

O bagaço de cana in natura para os animais, seja gado de corte, seja gado de leite, tem baixo valor nutricional. Porém, é uma ótima alternativa, principalmente na seca. É nesse período que seu animal precisa de uma alimentação mais incrementada. E também tem um custo muito baixo na sua propriedade. E economizar em tempos de crise é o ideal para a sobrevivência do negócio.

A cana é uma ótima fonte de fibras longas em dietas de alto concentrado. É preciso saber armazená-la e concentrá-la corretamente no cocho do animal para que se obtenha o efeito esperado. Segundo a Fapesp, as fibras do bagaço da cana contêm, como principais componentes, cerca de 40% de celulose, 35% de hemicelulose e 15% de lignina, sendo este último responsável pelo seu poder calórico. Ainda, o bagaço é considerado o maior resíduo da agroindústria brasileira.

 

bagaco de cana para bovinos - Bagaço de cana para bovinos: nutrição e economia
Bagaço de cana para bovinos: nutrição e economia – Foto: Iepec

Uso do bagaço de cana para bovinos

 

No momento de armazenar a cana, é importante que seja colocada em silos e não utilize aditivos no bagaço. Por ser muito úmido, não há necessidade de secar esse bagaço.

Para servir na nutrição bovina, coloque o bagaço de cana, no máximo 30% da dieta oferecida normalmente. Por ser de baixo valor nutricional, se ultrapassar esse volume, os bovinos podem não ter um rendimento de acordo com o esperado, no ganho de peso e na produção leiteira. Entretanto, sirva esses 30% no cocho, misturados ao concentrado. Se quiser, esse bagaço pode ser triturado. Essa dica é mais uma alternativa para a alimentação dos seus animais.

 

Quer saber mais sobre como utilizar a cana na pecuária? Acesse nossa dica: Silagem ou cana in natura?

 
Volumoso de Cana de Açúcar - Bagaço de cana para bovinos: nutrição e economiaVolumoso de Cana de Açúcar mobile - Bagaço de cana para bovinos: nutrição e economia
 

2 pensou em “Bagaço de cana para bovinos: nutrição e economia”

  1. ANTÔNIO GINACK JÚNIOR disse:

    Fantásticas estas dicas, se todo pequeno, médio ou grande produtor rural seguir a pecuária teria uma alavancagem impressionante. Super técnicas mas apresentada de uma forma simples e focada aos assuntos. Parabéns!!!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Antônio, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*