Sorgo para bovinos

Em algumas regiões do país, o sorgo para bovinos é utilizado em substituição do milho, pela alta do preço. Nem todos os produtores conhecem e fazem uso desse cereal na pecuária. Mas suas dúvidas acabaram! Nas próximas linhas, a Boi Saúde irá responder as principais perguntas sobre o assunto!

O que é o sorgo? É um cereal africano, rico em amido. Além de bovinos, suínos e aves o utilizam como alimento. Está entre as fontes de amido mais utilizadas em bovinos.

É rico em nutrientes? O valor nutritivo do sorgo é próximo ao milho. Corresponde a 90%. Por isso, ao substituir o sorgo pelo milho, é preciso alguns cuidados para não se afetar o cronograma de produção e engorda.

 

Sorgo para bovinos
Sorgo para bovinos. – Foto: Reprodução Internet

Quais são os tipos de sorgo? Sorgo granífero:

 

Tem como característica grãos. É utilizado como plantio, podendo chegar a quase dois metros de altura e ser usado como pasto. Para os bovinos, pode ser oferecido como grão seco ou silagem. Existe também o sorgo forrageiro: como o nome sugere, pode ser implementado como pastagem.

 

Cuidados no uso de sorgo para bovinos

 

Existem dois problemas que o sorgo pode ocasionar no gado:

  • Alta concentração de tanino: que afeta a digestão dos bovinos;
  • Quando oferecido em forma de pastagem, evite os brotos. Eles podem ser tóxicos aos bovinos devido a alta concentração de ácido cianídrico, que afeta diretamente a corrente sanguínea do animal.

 

Como servir

 

Em forma de silagem que é a mais prática e utilizada no Brasil. É uma ótima opção para o gado leiteiro, que com o alto teor de fibras da silagem, pode chegar a 18 litros de leite ao dia por animal.

Caso opte por grãos, é importante moe-los antes de oferecer como ração.

 

Para continuar a potencializar seus conhecimentos na pecuária, tire suas dúvidas sobre volumoso e concentrado.

 
banner banner
 

2 pensou em “Sorgo para bovinos”

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rogério, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week