Como fazer silagem de grão úmido?

Gostou? Compartilhe!

Entre as diversas formas de alimentação do gado está a silagem com grão úmido. A cultura mais utilizada em nosso país nesse processo é a de milho. Nesta dica de hoje, vamos conhecer as vantagens e a melhor maneira de oferecê-la aos nossos animais.

Então, vamos começar?

Primeiro, saiba que essa forma de alimentação de gado não é novidade. Isso porque produtores servem a silagem com grão úmido desde a década de 70 aqui no Brasil. Além disso, o uso é muito comum na pecuária leiteira.

Mas afinal, no que será que consiste a silagem com grão úmido? Não importa o formato do grão, amigo produtor. Esse pode ser inteiro ou mesmo moído. O que vai impactar, acima de tudo, é a umidade desse grão, que deve ser entre 35% e 45%.

 

Por que oferecer silagem com grão úmido? 

 

Em primeiro lugar, estudos indicam que esse tipo de silagem proporciona mais índice de energia para o gado. Entre os motivos estão a fermentação e o índice de PH que o grão oferece nesse estado. Ou seja, com isso, melhora a eficiência alimentar e maior digestibilidade quando comparado com a silagem de matéria seca.

 

como fazer silagem de grão úmido
Silagem com grão úmido tem vantagens energética. – Foto: Fazenda Taquarucu

Em segundo lugar, existe outra vantagem que não podemos deixar de citar é a duração. Pode ser armazenada por até dois anos, desde que todo o processo seja feito de forma correta, a ponto de conservar todos os nutrientes do grão, por exemplo. Só não esqueça que o armazenamento precisa ser correto. Afinal, o risco de botulismo em alimentos maus conservados é alto. Por isso, se essa doença te preocupa, saiba como mantê-la longe da sua propriedade com a dica especial que preparamos: Como prevenir o botulismo na pecuária.

Por fim, se você quer oferecer a silagem, mas ainda não sabe a quantidade de acordo com o número de cabeças, preparamos uma dica para te ajudar: Quanto um boi come por dia de silagem. 

Contudo, confira também todo nosso conteúdo sobre silagem: Dicas sobre silagem da Boi Saúde.

E não termine essa dica sem deixar seu comentário, amigo produtor. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

Agora, caso você tenha alguma dúvida, nós também podemos te ajudar. Escreva sua pergunta no final do texto. Assim que possível, iremos te responder.

 

Quer saber mais sobre como melhorar a sua pecuária? 

 

Se a sua resposta para essa pergunta foi sim, nós temos um convite para você. Aproveitar que tirou um tempo para ler e chegou até o final do nosso conteúdo, dar uma passadinha no canal da Boi Saúde no YouTube.

Todo o conteúdo disponível por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana! Portanto, não perca tempo! Acesse agora e desfrute das dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

E claro, lembre-se de se inscrever em nosso canal. Assim, quando um novo vídeo for disponibilizado, você será notificado, combinado?

Agradecemos a sua companhia. Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*