Saiba como criar vacas de leite com alta produtividade

Gostou? Compartilhe!

A criação de vacas de leite precisa seguir alguns processos para que o resultado realmente dê o lucro esperado, cobrindo todas as despesas. Caso esteja com problemas na sua produtividade, vamos te dar a solução com alguns passos que não podem passar em vão na pecuária.

São dicas simples, de baixo custo e que precisam estar no seu manejo. Com certeza, sua propriedade irá se beneficiar de todas ou alguma delas.

Então, tire esse momento para aprendizado, pecuarista! E caso tenha qualquer dúvida, escreva-a nos comentários. Em breve, iremos respondê-la.

 

Como criar vacas de leite

 

Se você já cria vacas de leite, que tal fazer dar um ok para cada passo que vamos indicar abaixo? Dessa forma, será mais fácil entender o que precisa ser ajustado e o que já está em funcionamento adequado.

 

Escolha a raça adequada

Já parou para refletir que o resultado abaixo da média pode ser pela escolha da raça? Existem diversas opções na pecuária leiteira, que atendem muito bem o nosso clima tropical. Mas como o Brasil é um país muito grande, cada região tem suas próprias características.

Então, vamos conferir qual é a melhor para a sua propriedade?

Em primeiro lugar, pesquise quais são as escolhas dos seus colegas que também produzem leite aí na sua cidade. Em segundo lugar, depois de escolhida a raça, foque na qualidade genética. No momento da compra, analise as características físicas. E também as genealógicas. Quanto mais puro for o animal, maior desempenho seu negócio terá.

Que tal consultar algumas raças?

 

Tenha uma estrutura física que atenda a produção

As condições do seu curral e da sua sala de ordenha contam muito quando se trata de vacas de leite. Você não precisa ter aparelhos tecnológicos. Sendo assim, uma boa sala simples de ordenha, mesmo que manual, garante uma retirada de leite adequada.

Mas o que faz a sala de ordenha ser adequada? Ter instrumentos bem higienizados e em bom estado. Além disso, elas precisam ser bem arejadas, com piso que facilite a limpeza e que evite queda dos animais.

Nesses dois ambientes, não esqueça da ventilação. Ambientes fechados, sem uma circulação de ar, não estão de acordo com a pecuária leiteira.

 

vacas de leite
Saiba como criar vacas de leite com alta produtividade – Foto: Fazenda Ponte Alta

Oriente bem seus funcionários

 

Nem precisamos dizer que a higiene é o princípio básico da criação de vacas de leite, não é mesmo? Portanto, reforce sempre essa orientação. Aventais e uniformes sempre limpos. A esterilização dos instrumentos deve ser feita rigorosamente. O cuidado com os animais vai além da alimentação. Protegê-los de doenças, principalmente, a mastite e parasitas está dentro dos processos.

A mastite é um grave problema de saúde na pecuária leiteira. Segundo a Embrapa, uma vaca de leite infectada pode deixar de produzir até três litros de leite por dia. Acima de tudo, exija que a higiene faça parte da rotina da produção: Higiene na ordenha de vacas: antes, durante e depois.

Organizar qual funcionário ou funcionária estará à frente de determinada atividade, facilita a organização. Como resultado, nenhum processo será esquecido.

 

Quer um leite de qualidade? Não descuide da alimentação 

 

Após escolher a raça, ter instalações adequadas e orientar sua equipe, o que falta? Focar no que é oferecido no cocho.

Qual é o seu sistema de criação? Pasto ou confinamento? Não importa! Manter uma ração de qualidade faz parte de uma alta produtividade.

Caso sua opção seja pasto, não descuide nenhum momento das forrageiras. Ter uma espécie própria para o gado de leite mantém uma nutrição adequada.

No confinamento, como a base alimentar é toda no cocho, tome cuidado para não oferecer grãos em excesso. Balancear com volumoso previne problemas de saúde como a acidose.

Além de uma ração bem preparada, que inclusive, você aprende a fazer a sua própria aqui. Não perca a chance: Ração para Gado de Leite.

O uso de sal e aditivos é indicado. No caso de vacas de leite, você já usou a monensina sódica? É um composto que melhora a absorção de nutrientes absorvidos pelo organismo. Facilita o rúmen e auxilia na digestão dos alimentos. Ou seja, é um aliado da produção de vacas de leite.

Para uma explicação mais completa, acesse: Monensina para gado de leite.

 

Climatização e sombra para vacas de leite

 

Lembra que citamos sobre a circulação de ar no curral e sala de ordenha? Não é à toa. Quando submetidas a altas temperaturas, a vacas têm uma queda de até 20% na produção de leite. Esse dado é de um estudo feito em Israel, um país bem quente, assim como o Brasil.

Entretanto, as propriedades conseguem evitar essa perda. Algumas dicas são plantar árvores por onde as vacas pastam. Além de evitar a queda na produção de leite, mantém a fertilidade em dia.

Pecuarista, esperamos que essas orientações te tragam uma melhor organização dos processos. Além disso, que sua realidade financeira mude. Afinal, o nosso objetivo é que sua produtividade seja cada vez maior.

Quer saber mais dicas sobre pecuária? Além do blog, a Boi Saúde tem um canal de vídeos com conteúdo prático e de fácil acesso. É só acessar e melhorar cada vez mais seus resultados: Boi Saúde no YouTube

 
banner banner
 

2 pensou em “Saiba como criar vacas de leite com alta produtividade”

  1. Elismar Alves disse:

    Qual e o melhor capim p produzir leite. Pq o pequeno produtor as vezes fica muito difícil manter a ração adequadamente ta muito cara? Dizem q o massai e bom! Oq vç diz?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Elismar, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*