Curral para gado de leite simples para pequenos produtores

Quando se trata de pecuária leiteira, alguns espaços na propriedade são obrigatórios. Além de uma sala de ordenha adequada, o curral para leite de gado simples é outra prioridade.

Mas qual será o modelo que atende as necessidades?

Um curral simples, porém que seja eficiente, é a melhor pedida para os produtores.

Nesta dica, você aprenderá com a Boi Saúde o que é preciso para se ter esse componente de forma eficiente.

Vamos juntos?

Para começar, por que é importante ter um curral na propriedade?

É neste espaço que boa parte da lida é feita. A sanidade animal, avaliação de prenhez, exames, pesagem. Isso significa que boa parte do processo de manejo é realizado lá.

Existem alguns modelos mais completos. Porém, não são obrigatórios. O mais importante é que tenha competências de acordo com a sua realidade atual.

 

Curral para gado de leite simples para pequenos produtores

 

Curral de espera 

O curral pode fazer parte do estábulo, sendo um local de espera para a ordenha. Aqui, não há cocho. É o espaço onde as vacas aguardam antes de serem inseridas na sala para a retirada de leite.

Lembre-se que precisa ser arejado. Evite o acúmulo de lamas e dejetos para reduzir a atração de moscas e demais insetos.

Sobre o tamanho, é importante que cada animal tenha condições de se locomover de forma adequada.

Uma sugestão de medida da Embrapa é a seguinte: para um curral de espera para 20 vacas, o espaço pode ter em torno de 47 metros quadrados. A metragem é 10 m x 5,80 m.

Em relação ao piso, um declive de 2% a 4% é bem-vindo. Para facilitar a limpeza, ser cimentado ou de concreto mesmo.

 

Curral para gado de leite simples 1024x768 - Curral para gado de leite simples para pequenos produtores
Curral para gado de leite simples com cobertura protege os animais do sol forte depois da ordenha. – Foto: Marcelo Centenário via @leite_gado 

Currais de alimentação 

Existem também os currais de alimentação. Ali, a ração e suplementação são oferecidos. Sem contar com a água que é elemento fundamental na pecuária leiteira.

As vacas são inseridas no curral de alimentação após a ordenha.

Os cochos devem ter tamanho adequado para que todas se alimentem ao mesmo tempo.

Este espaço precisa ter cobertura para abrigo do sol e possíveis chuvas e tempestades.

 

O que oferecer no cocho e bebedouro 

 

A ração não pode ser qualquer uma. Os ingredientes precisam ser equilibrados. Caso precise de ajuda sobre como produzir a sua, confira o passo a passo: Ração para gado de leite: aprenda como fazer.

A suplementação feita com sal e também monensina sódica melhora o desempenho e a produtividade. Um dos benefícios é o aumento da absorção dos nutrientes consumidos pelas vacas. Vamos deixar aqui uma dica sobre o tema: Monensina para gado de leite.

Se você oferece pasto, fique atento para que na seca, essa alimentação não falte. Ainda nas águas é possível iniciar a silagem e deixá-la armazenada.

Em relação a água, para se ter uma média diária de oferecimento, vacas em lactação consomem 62,5 litros de água por dia. Por isso, mantenha os bebedouros bem abastecidos.

Sobre a limpeza e qualidade da água, precisamos comentar? O líquido deve ser o mesmo que os humanos bebem. Ou seja, sem cor, sem cheiro e sem sabor. Oferecer água de má qualidade ou contaminada irá te causar prejuízos. 

Sobre água na pecuária, separamos as dicas:

 

Cuide da sua produção 

 

Ter uma estrutura adequada que atenda todas as necessidades de produção facilita a sua rotina. Sem contar que manter os animais em locais confortáveis garante uma vida sem estresse e mais saudável.

Esses dois modelos fazem parte da sua propriedade, amigo e amiga pecuarista?

Comente como é a sua estrutural atual no fim deste texto. Vamos trocar experiências.

E se quiser adquirir mais dicas sobre pecuária, acesse nosso canal de vídeos. Lá você encontra dicas que irão aumentar a sua produção de leite. Todo o conteúdo é gratuito e atualizado a cada nova semana: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência:

Sistema de Produção 2 Criação de Gado Leiteiro na Zona Bragantina. Embrapa.

 
Programa de Máxima Rentabilidade - Curral para gado de leite simples para pequenos produtoresPrograma de Máxima Rentabilidade mobile - Curral para gado de leite simples para pequenos produtores
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*