Raça para o gado de leite: vaca holandesa

É muito comum o produtor ter dúvida no momento da escolha da raça para o gado de leite. É uma característica que interfere diretamente na produtividade e diversos fatores precisam ser analisados. A quantidade e qualidade de tudo o que será produzido são baseados nessa escolha. Nesta dica, a Boi Saúde vai abordar especificamente a vaca holandesa. É conhecida como maior produtora de leite do mundo, com uma grande procura no mercado brasileiro.

 

 

 

Para se ter uma ideia, uma vaca holandesa chega a produzir mais de 100 litros de leite por dia nos torneiros leiteiros. O gado holandês tem como característica tons de pelo em preto e branco ou tons em branco e marrom. Além disso, tem grandes períodos de lactação.

A raça holandesa se popularizou na região centro sul do Brasil por conta do clima mais ameno e frio. Porém, nos dias de hoje, é encontrada em toda extensão do território nacional, graças ao melhoramento genético.

 

Característica nutricional da vaca holandesa 

 

É uma raça que demanda um maior cuidado nutricional, amigo produtor. Para amenizar essa característica, uma sugestão é o cruzamento da raça com as zebuinas: Raças zebuinas leiteiras.

As chamadas vacas mestiças têm alta produtividade leiteira e grande resistência ao calor e aos parasitas.

Esses dois problemas causam grande impacto na produção. para saber mais sobre os efeitos e como amenizá-los na sua propriedade, sugerimos as leituras: Temperatura dos bovinos afeta produção de leite e Tratamento de parasitas a pasto.

Para manter o gado saudável e principalmente em condições de produzir de acordo com a sua meta não esqueça dos cuidados básicos para a pecuária leiteira.

Higiene acima de todos, em todos os locais que as vacas transitam, principalmente na sala da ordenha.

A saúde do ordenhador também precisa ser preservada com o uso de uniformes e material de proteção como luvas e máscaras.

Água sempre limpa e de fácil acesso, sem contar com a temperatura adequada para consumo, de acordo com a sua região.

 

vaca holandesa
Vaca holandesa é uma das mais procuradas para a pecuária leiteira no Brasil. – Foto: Pixabay

O que oferecer no cocho

 

Mais que oferecer os cuidados acima, a alimentação é a base de sucesso da produção de leite.

Ter uma nutrição equilibrada com ração produzida com ingredientes de qualidade mais suplementos são a fórmula ideal para que o produto seja entregue de acordo com as expectativas do mercado.

E você sabe como fazer isso? A Boi Saúde disponibiliza uma receita para facilitar o seu manejo e claro, aumentar sempre sua produção. Para adquirir a sua gratuitamente, acesse o link.

Não esqueça que apenas a ração não basta.

Os suplementos são essenciais para a manutenção do peso. E ainda, podem evitar doenças como acidose e timpanismo.

 

Sabe mais sobre pecuária. Acesse nosso canal de vídeos: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

2 pensou em “Raça para o gado de leite: vaca holandesa”

  1. João Nodari disse:

    Bom dia!
    Gostaria de tirar uma dúvida… A cruza de vacas holandesas com Aberdeen angus as novilhas tem potencial de serem boas produtoras de leite?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá João, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week